Início » Filmes » Review » Filme: Projeto Almanaque

Filme: Projeto Almanaque


Título: Projeto Almanaque
Direção: Dean Israelite
Distribuição: Paramount Pictures
Elenco: Jonny Weston, Sofia Black D’Elia, Michelle DeFraites, entre outros.
Mais informações no Adoro Cinema

Sinopse: Em busca de um experimento para uma bolsa de faculdade, David encontra nas coisas de seu pai o projeto de uma maquina do tempo. Logo eles começam a usar para reparar pequenos “erros”, passar em provas, ganhar popularidade e até na loteria, mas as coisas saem de controle causando consequências desastrosas. Será possível reverter o estrago que causaram. Existem segundas chances?

Se tem uma coisa que eu gosto é do tema viagem no tempo. Eu ando falhando, ultimamente, em curtir essa tema mas esse filme apareceu na minha frente (leia-se na minha televisão) e assim que eu notei que seria sobre isso eu já fiquei empolgada. De cara o que me chamou a atenção nem foi isso, e sim que ele é todo feito em found footage e eu gosto bastante de filmes assim mesmo tendo que admitir que tem uns bem ruins, mas geralmente esse tipo de filmagem deixa o expectador apreensivo o tempo inteiro, sabe? Aquela curiosidade de saber o que acontece em todo o ambiente e a pessoa com a câmera não nos mostra (ou pior ainda: quando a câmera cai e ai você já deve saber a angustia).

A sinopse nos mostra que o filme conta a história de David, um garoto que procura fazer experimentos para conseguir bolsa integral em alguma faculdade. Mas sinceramente eu acho que conta muito mais do que isso. Sim, o foco é esse mas David não seria nada sem seus amigos e sem eles seria apenas mais um filme de ficção cientifica com viagem no tempo. A graça em Projeto Almanaque é justamente essa pegada jovem e despretensiosa que tem, aquele tipo de filme que você não da nada mas acaba te surpreendendo. Mas nem tudo é alegria e festa, ou melhor, Lollapalooza. Alias, tava tudo indo muito bem até eles resolverem voltar 3 meses no tempo e ir a uma edição do Lollapalooza. À partir desse ponto que o filme passou da descoberta e diversão para algo mais sério chegando a lembrar até Efeito Borboleta (meu deus, eu adoro esse filme ♥) em alguns aspectos bem sutis (aquela velha história de querer salvar quem você ama, e etc).

Uma das coisas que mais me agradam em filmes com esse tema é como eles querem nos mostrar que a viagem no tempo não é a mil maravilhas que acreditamos que é. Sabe, quando você muda um pequeno detalhe no passado e volta para o futuro tá tudo errado? Pois é bem assim. Agora imagine essas consequências para um grupo de adolescentes! Quanto mais tenta arrumar o que deu errado mais acaba ferrando tudo até que chega o ponto que tudo precisa começar do zero.

Não vou dizer que o filme foi perfeito, bom… Até porque eu não entendo lá de produção cinematográfica, mas a fotografia me agradou bastante mesmo com o estilo característico de found footage ele tem esse estilo mais jovem de filmar as coisas, sabe? Sem se preocupar muito com os ângulos e tudo mais. Uma coisa que me incomodou um pouco foi o fato de os personagens não serem tão aprofundados durante a trama. Um pouco mais de David, mas os outros eu achei que ficou muito distante então quando algo acontecia eu não conseguia me conectar tanto assim com eles. Pela impressão que eu tive eles optaram por mostrar eles como um grupo e não de forma individual. E bom, a sensualidade das meninas é bem mostrado e isso acaba incomodando também, já que elas poderia ser bem mais do que as duas garotas bonitas/sexy do filme. De todo o mais vale a pena dar uma chance para a obra.

Ps: Esse é o tipo de trailer que mostra TODO o filme, então eu não recomendo assisti-lo; Mas em todo caso tá aí. 😦

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s