Início » Livros » Resenha: Prova de Fogo

Resenha: Prova de Fogo


Título:
Maze Runner: Prova de Fogo (Maze Runner #2)
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba Editoras
Páginas: 397
Opções de livro impresso: Buscapé

Sinopse: Mentiras. Armadilhas. Mortes. Traições.
O Labirinto foi só o começo… o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos. Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo. Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar. Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

Quem leu a minha resenha de Correr ou Morrer sabe que minha percepção do livro foi totalmente estragada por causa do filme, então nesse segundo volume decidi não cometer o mesmo erro. A experiencia foi melhor? Sim. Mas mesmo assim continuo não gostando da saga (ainda faltam dois livros, quem sabe eu mudo até lá).

Até certo ponto achei legal a peregrinação dos meninos pelo deserto, porém aos poucos foi ficando mais e mais cansativa. Tive a sensação de nada acontecia na trama, por mais que sempre houvesse algo acontecendo. De fato, o livro não cai na monotonia mas ele não funcionou comigo. Talvez eu tenha esperado uma grande aventura, com várias baixas, mas foi só mais uma fase em que eles tiveram que passar e ah… apenas “ah”. 

Honestamente eu não entendi todas as vezes que os meninos pegaram no pé de Thomas por algum comentário ou questionamento que ele tivesse. Por mais que às vezes fosse irritando, por ser tão óbvio, mas naquela situação é compreensível a pessoa simplesmente não crer naquilo. São coisas tão incomuns e até impossíveis que acontecem que qualquer agiria daquela forma mas aparentemente só o Thomas tem aquelas reações de acordo com os comentários dos outros Clareanos. E bom, o que Thomas deixou de irritar com suas duvidas passou a irritar por só pensar em Teresa o tempo todo (a garota por determinado motivo que não cabe dizer aqui não está com o grupo). Não senti alta dela em nenhum momento da narrativa e se não fosse pelos pensamentos de Thomas ficarem nela há todo instante eu nem sentiria falta da menina.

A premissa inicial do livro realmente é legal, mas não consigo me apegar com nenhum dos personagens. Acho todos muito superficiais. Não sinto a perda de ninguém e não sinto as dores de Thomas. Durante a leitura só sinto raiva pelo que eles estão passando e pelas burradas no caminho; Mas apenas isso. Parece que eu só estou lendo a história para passar o tempo, mas sem o objetivo de me divertir. Como eu sou muito insistente vou ler os dois livros restantes na esperança de ter algo que me agrade.

Ah! Sim. Eu vi o filme após terminar a leitura e bom… Se comparar um e outro com certeza o livro é bem melhor. Não sou de comparar ou ficar com raiva de mudanças, mas esse é um caso bem extremo. Por mais que o livro tenha esses problemas que eu não gostei, ainda assim a historia segue num ritmo mais interessante no que quis respeito aos personagens e tudo mais.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Resenha: Prova de Fogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s