Início » Livros » Resenha :: Como Star Wars conquistou o universo | Chris Taylor

Resenha :: Como Star Wars conquistou o universo | Chris Taylor

Título: Como Star Wars conquistou o Universo – O passado, o presente e o futuro da franquia multibiolionária

Autor: Chris Taylor

Editora: Aleph

Páginas: 616

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Saraiva

Sinopse: Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, às livrarias ─ praticamente a todo lugar que se vai, Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem a figura de Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas. Em um trabalho jornalístico surpreendente, Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal..

Resenha

Finalmente uma verdadeira biografia de um dos maiores sucessos cinematográficos e comerciais de todos os tempos.

É preciso dar crédito ao Chris Taylor. Foi uma pesquisa muito extensa e bem feita, Além disso, conseguir entreter o leitor com um texto mais ou menos jornalístico ao longo de mais de 600 páginas não é para qualquer um. Mas, claro, não estamos falando de qualquer coisa. É Star Wars. Taylor inicia o livro nos contando sobre outras sagas de sucesso e que meio que serviram de base para o que SW viria a ser. Após isso, temos páginas e páginas sobre a história da criação do fenômeno, mas não começa já no episódio IV. É contada a história de Lucas George – ”O Criador” – e de Hollywood e vemos o contexto no qual cada filme foi desenvolvido e divulgado.

Taylor faz mais do que dar créditos a quem merece e contar absolutamente tudo que o fã mais ávido gostaria de saber, mas também da uma aula de marketing e cultura. Aos poucos ele vai nos mostrando como um filme com tão baixo orçamento e sem nenhum precedente dessa magnitudade, conseguiu arrebatar corações a nível mundial. E teve muita coisa para isso.

São muitas curiosidades apresentadas que nos fazem pensar ”mas que absurdo” e outras que puxam um ”mas que genialidade!”. Eu me senti lendo algo no estilo ”Harry Potter e seus fãs” livro no qual a autora, Melissa, conta tudo dos bastidores dos pré-lançamentos, lançamentos de filmes e livros, o mundo do debate virtual, as guerras de fandom e etc. Há um espaço dedicado a falar sobre os fãs, afinal,  são eles que sustentam a saga. Taylor fala até sobre a religião ”Jedaísmo”, criada com preceitos e bases da saga. Fala também sobre a conturbada relação de Lucas e sua obra e da disputinha entre ele e o Steven Spilberg. Taylor conta também as tretas envolvendo SW e seus responsáveis. Adoro. Tem uma galeria de fotos bem bacana também.

Eu recomendo o capítulo ”Como se dar bem com sequências” para certos diretores por aí u_ú

Sobre a edição: muito bem feita, como todas as outras da coleção Star Wars da Aleph. Detalhes em preto dividindo capitulos, folha amarelada, fonte de tamanho agradável. Não achei problemas de revisão. A lombada é vermelha e não dobra quando a gente abre o livro. Um alívio.

Enfim, é um livro didático nem um pouco cansativo que nem mesmo o fã mais hardcore conseguiria botar defeito. Ao fim do livro, até mesmo quem não conhecia quase nada dos bastidores, se sente um expert.

P.S.: Deixo para vocês uma entrevista que o Bookeando fez com o autor do livro. Divirtam-se clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s