Início » Livros » Resenha :: Eu sou a lenda | Richard Matheson

Resenha :: Eu sou a lenda | Richard Matheson

Título: Eu sou a lenda

Autor: Richard Matheson

Editora: Aleph

Páginas: 382

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Cultura

Sinopse: Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso… Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.

Resenha

O mundo ficou louco, pensou. Os mortos andam por aí e eu acho isso normal.

1059137_868930136558915_1947042341_n

Primeiramente: o livro é quase completamente diferente do filme. Na verdade, só o nome do protagonista e o fato de ser o único homem saudável na cidade é que batem com o Neville do filme. De resto, é outra pessoa.

O Neville do livro é loiro, não tinha absolutamente nada a ver com a área da saúde, muito menos era um pesquisador com pinta de biomédico. Era só um cara normal, trabalhando num lugar normal, uma família normal, que do nada teve que lidar com um apocalipse a nível global gerado por algo que ninguém sabia o que era, apenas que era contagioso e estava levantando os mortos.

Somos apresentados ao Neville já depois que tudo aconteceu, num cenário pós-apocalíptico depois da problemática, assim como no filme. Já vemos o Neville com a casa protegida (bem menos que no filme, diga-se de passagem), sozinho e lutando para sobreviver e não enlouquecer. Não há cachorro :/ (ao menos não do jeito que é no filme). E o Robert não tem absolutamente nenhuma ideia de como tudo aconteceu. A narrativa é basicamente mostrando o dia-a-dia horrível do Neville, com poucos e curtos flash-backs que não explicam como as coisas aconteceram, apenas mostram como rolou a morte da esposa e filha dele e como era a vida dele antes disso. Até tem uma passagem em que os personagens discutem sobre a doença ainda no início dela, mas não há a descoberta de uma razão para o surto (jogada ótima).

12395210_868930123225583_1845080432_n

Richard Matheson conseguiu algo incrível nesse livro: ele construiu 90% de uma narrativa contendo só um personagem base e a manteve interessante. E ainda criou um vampiro biológico. Eu pirei! E preciso ressaltar que ele não é escritor de ficção científica/terror: apenas aconteceu de ele ter uma ideia de um mundo pós apocalipse com monstros e dela ter dado certo. Sensacional.

O livro não é assustador nem nada do tipo (como o filme consegue ser brevemente), mas tem seus pontos de suspense e claustrofobia. O clima é pesado o tempo todo e prende toda a sua atenção. Só tenho uma reclamação: o final. Prefiro o do filme. Fiquei revolts. Os Nevilles do filme e livro são lendas por dois motivos totalmente diferentes e o Will Smith foi o que se deu bem. Achei mancada ‘-‘ Mas surpreendeu. É um ponto positivo.

1781457_868930089892253_700927123_n

Sobre a edição: é da Aleph. Tem como não ser maravilhosa? Capa dura, detalhes lindos, revisão perfeita e ainda tem extras. Um artigo de um professor de uma universidade da Dinamarca (que me fez pensar se não existem uns artigos falando sobre Fundação; eu procurei e tem – li e tô curtindo kkkk)  e uma entrevista com o Matheson de pouco antes do lançamento do filme. Vale a pena ler.

Em suma: vale a pena ler pura e simplesmente porque é foda e não é repetitivo uma vez que é diferente do filme. Se joga na lenda.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Resenha :: Eu sou a lenda | Richard Matheson

  1. Pingback: TOP: 10 Melhores Leituras de 2015 | Cantar em Verso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s