Início » Livros » Resenha :: Minha mãe é uma peça | Paulo Gustavo

Resenha :: Minha mãe é uma peça | Paulo Gustavo

Título: Minha mãe é uma peça

Autor: Paulo Gustavo

Editora: Objetiva

Páginas: 150

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Saraiva

Sinopse:A mãe mais querida do Brasil acaba de publicar seu primeiro livro! Dona Hermínia, personagem criada pelo comediante Paulo Gustavo, é sucesso absoluto na TV, no teatro e no cinema e, agora, quer conquistar milhares de leitores.
Em “Minha mãe é uma peça”, você vai rir e se divertir com as opiniões sinceras da Dona Hermínia sobre sexo, comportamento, família, dietas e religião.
Ela não poupa nem Freud, que tinha “mania de colocar tudo que é culpa na mãe”. Sobra bronca também para o ex-marido, Carlos Alberto, para a nova mulher dele, “a vaca da Soraia”, e para a empregada Valdeia, “que prefere ser chamada de secretária, mas ainda não chegou lá”.
O livro traz fotos, ilustrações e textos inéditos escritos por Paulo Gustavo com a colaboração de Ulisses Mattos e Fil Braz.

Resenha

Nada, mas nada mesmo acabava com a fome dessa garota. A impressão que eu tinha era de que ela, recém-nascida, tava querendo comer uma feijoada.

Eu du-vi-do que você tenha rido com qualquer outro livro de comédia mais do que eu ri com Minha mãe é uma peça. Eu jurava que seria uma repetição do filme (que tenho quase certeza que todo mundo viu), mas o Paulo Gustavo consegue não se reinventar, mas manter a qualidade com histórias diferentes nesse livro que foi definitivamente um dos melhores que li esse ano. Não era pra esperar menos de ua dos melhores comediantes da atualidade.

Com muito humor – e reclamação – nós somos fisgados novamente para a narrativa dos sofrimentos de dona Hermínia, essa mãezona tão igual a todas a outras – porque mãe é tudo igual mesmo, só muda o endereço. Todas as nuances da personagem do filme estão aqui e é tão bom que é extremamente reconhecível. Durante toda a leitura eu pude ouvir a voz do Paulo atuando como dona Hermínia e ver as expressões que ele faria. Via a casa, via os atores de Marcelina e Juliano. Foi uma leitura excelente!

Demorei um tempinho pra pegar pra ler e 3 dias pra terminar de ler porque tava doente e precisava descansar :/ mas cometi a burrice de levar o livro pra ler enquanto esperava o médico da emergência me atender e passei vergonha… o povo lá doente e eu sem conseguir conter o riso. Ow coisa feia ‘-‘ kkkk mas foi o que me deu um ânimo durante a febre. ❤

Os livros são divididos em capítulos ou de ”Guia da Dona Hermínia para…” ou as divagações dela sobre algumas coisas, tipo Freud ou sobre a necessidade do Juliano arrumar um emprego. Sem dúvida nenhuma, as partes que me deram mais gargalhadas, foram as que ela tira sarro dos próprios filhos. Da Marcelina nem se fala, aquela menina que tá imensa de gorda. Se deixar sozinha sem comida, come até o sofá. E o Juliano, que não aprende um ofício, mas sabe todas as coreografias daquela nega linda que tem nome de remédio, a Ceby-On.

E ainda vou gastar com roupa, porque vai rasgar. Roupa pra malhar é tudo pra magra. A gorda surpreende o tecido. Primeiro exercício que fizer na academia, faz que nem o Incrível Hulk. A roupa abre na hora.

O livro tem vários imagens do filme e da peça que combinam com a passagem do livro, tem imagens de jornal, de email, tem bilhete… enfim, tem tudo pra deixar a leitura ainda mais dinâmica, contextualizada e, claro, engraçada.

O livro tem um tom muito mais comediado que o filme, aliás. Neste se vê claramente referências e mensagens pra juventude, sobre drogas e homossexualismo, já no livro é tudo bem menos aparente e sem tantos dramas. Foi feito para entreter mesmo e – porque não – para ver se entendemos de uma vez que mãe é o bicho mais louco e perfeito do universo.

Minha mãe é uma peça é um livro leve, divertidíssimo, que assim como o filme te faz ter vontade de agarrar tua mãe e dizer que a ama. Recomendo pra qualquer tipo de leitor, porque não vejo como alguém conseguiria achar defeito.

Quero ver a peça!

Anúncios

Um pensamento sobre “Resenha :: Minha mãe é uma peça | Paulo Gustavo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s