Início » Livros » Resenha :: Alien | Alan Dean Foster

Resenha :: Alien | Alan Dean Foster

Título: Alien

Autor: Alan Dean Foster

Editora: Aleph

Páginas: 328

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Saraiva

Sinopse: A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade.

Resenha

Alien é um daqueles romances que fizeram o caminho inverso: saiu primeiro como filme e aí virou livro. E essa novelização foi tão bacana quanto a história original.

Não me lembro do filme direito e ainda não tive tempo de assistí-lo de novo (eu queria comparar, mas não deu), mas conversei com os brothers e falei sobre o enredo do livro. Eles disseram que tem mudanças (como qualquer adaptação), mas que está fiel e com qualidade.

Bom, a tripulação da Nostromo é formada, assim como no filme, por um time de pessoas cheios de clichê (exceto as mulheres que – pela época do filme – eram muito relevantes e com personalidade fortes e bem exploradas). Isso não é ruim. Ajuda a entrar mais fácil na leitura.

Os sete tripulantes acabam levando a criatura que encontram no planeta deserto a bordo da Nostromo e isso inicia uma cadeia de eventos que ameaça não só a eles, mas a vida na Terra. A narração é em terceira pessoa, o que eu sempre considero um acerto visto que podemos ter uma perspectiva panorâmica da história (em Jogos Vorazes a gente perde muito da história, por exemplo) e o suspense é muito mais envolvente porque aborda os sentimentos de todos e não só o que se passa na cabeça de um personagem central. Aliás, aqui não tem centrais. Outro acerto.

A leitura provoca uma leve sensação claustrofóbica por causa do confinamento da equipe. Isso deixou a leitura muito mais real e envolvente. O suspense mantêm-se por muito tempo, com a criatura adulta aparecendo apenas mais para o final do livro, meio que como Cloverfield.

Talvez Alan tenha pecado um pouco em algumas descrições que eu achei exageradas, mas não atrapalham muito a fluidez da história e essa minha reclamação é até meio irrelevante, né? É uma ficção científica. É sempre bom ter umas bases bem escritas e explicadas :p

O livro é super rápido de ler, apesar dos capítulos que achei muito grandes. E dou uma dica: não veja o filme antes de ler. Faça o caminho inverso. A leitura é sempre mais gostosa quando tem surpresas.

A edição da Aleph é muito show! A capa é a melhor dentro todas as edições brasileiras, as artes dentro do livro, os extras, a revisão sem falhas, diagramação ótima… enfim… vale super a pena ter na estante.

Encerrando… Alien é uma incrível obra  da sci-fi/suspense indispensável para os fãs dos gêneros e que mostrou que adaptações pode ser tão maravilhosas quanto o original.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s