Início » Livros » Resenha :: O Vilarejo | Raphael Montes

Resenha :: O Vilarejo | Raphael Montes

Título: O Vilarejo

Autor: Raphael Montes

Editora: Suma de Letras

Páginas: 96

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Saraiva

Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

Resenha

A primeira coisa que você precisa saber sobre o livro é que ele se você tiver estômago sensível, fique longe. Dito isto, vamos lá.

Eu não conhecia a escrita do Montes, mas ouvi inúmeros colegas falarem muito bem dos livros anteriores dele e como boa fã de Stephen King que sou me vi muito interessada na sinopse de O Vilarejo.

O livro é narrado em contos não exatamente sequenciais (mas eu li na sequência que são apresentados no livro e creio que a experiência seja melhor assim) que se complementam no final trazendo uma ”moral” ou pelo menos fazendo com que você reflita sobre o que acabou de ler.

Basicamente cada conto é a história de um morador do vilarejo que é influenciado por um demônio responsável por um dos sete pecados capitais (e são sete contos). E, a partir daí, vemos Montes desenvolver de forma interessante e revoltante o quanto um único sentimento pode destruir a você e a todos ao seu redor. Não se deixe enganar – o livro tem muitas cenas que deixam você intensamente perturbado. Apesar de eu achar que ele pecou um bocadinho no desenvolvimento das tramas (que eu preferiria que tivessem sido apresentadas no formato de romance), ele conseguiu manter uma nível de qualidade equilibrado em cada conto. Uns são mais fortes e prendem mais do que outros, mas nenhum é ruim ou desinteressante.

Não ignore prefácil e posfácio. Eles são parte indispensável para compreender a forma com a qual a narrativa foi contruída e cara, foi uma ideia incrível. Fiquei feliz pela coragem do Montes e da Suma em publicar um livro com moldes diferentes do que estamos vendo ser mais vendidos por aqui. A-m-o livros que me surpreendem.

O terror contido nos contos não vem da presença de um demônio na história, mas (assim como as narrativas do SK) sim por mostrar as coisas as quais o ser humano é capaz de fazer por motivos banais. Essa estratégia de usar a psiqué humana sempre me deixou muito mais intrigada e aterrorizada.

Sobre a diagramação: uma das mais perfeitas! Edição impecável, ilustração incríveis, detalhes em algumas páginas e revisão sem falhas. Arrasaram.

Enfim, O Vilarejo é um livro que mereceu a atenção que teve e deveria ter muito mais. É uma obra do terror nacional que bate de frente com grandes nomes.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Resenha :: O Vilarejo | Raphael Montes

  1. Acabei de comprar esse livro exatamente porque ouvi excelentes críticas sobre ele. Também adoro Stephen King e, pelo jeito, vou gostar muito de O Vilarejo. Também achei perfeitas as ilustrações. Vou começar a ler logo e vai ser rápido porque além de bom é bem fininho, né?

    bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s