Início » Filmes » Filmes :: Peter Pan

Filmes :: Peter Pan

Título: Peter Pan (Pan)

Diretor: Joe Wright

Ano de Lançamento: 2015

Gênero: Aventura, Fantasia

Elenco: Amanda Seyfried, Garrett Hedlund, Hugh Jackman, Levi Miller e Rooney Mara

Sinopse: Peter (Levi Miller) é um garoto de 12 anos que vive em um orfanato em Londres, no período da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele e várias crianças são sequestradas por piratas em um navio voador, que logo é perseguido por caças do exército britânico. O navio escapa e logo ruma para a Terra do Nunca, um lugar mágico e distante onde o capitão Barba Negra (Hugh Jackman) escraviza crianças e adultos para que encontrem pixum, uma pedra preciosa que concentra pó de fada. Em pleno garimpo, Peter conhece James Hook (Garreth Hedlund), que tem planos para fugir do local.

Em alguns posts já mencionei minha paixão pela história de Peter Pan, não somente porque foi uma das primeiras histórias que li, mas porque gosto de pensar no que perdemos quando crescemos e nas recusas de deixarmos a infância para trás. Então, quando soube dessa nova adaptação, com uma elenco promissor, fiquei encantada. O encanto, todavia, se restringiu a essa expectativa.

O filme narra o que seria o início da história de Peter. Peter, ainda bebê, foi abandonado em um orfanato de Londres por sua mãe, a qual lhe deixou apenas um colar e uma carta. Anos mais tarde, Peter desconfia que os órfãos estejam sendo vendidos pela responsável do orfanato. O que ele não sabia era que os compradores tratavam-se de piratas que levavam as crianças para uma terra longínqua, um mundo em que talvez ele pudesse reencontrar sua mãe.

Obrigado a trabalhar em uma mina pelo ambicioso Barba Negra, Peter conhece Jame Hook, um homem que pretende retornar à sua casa tão logo possível. A oportunidade surge quando Peter sobrevive à morte, mostrando que pode voar, embora não saiba como. Juntos, Peter e Hook fogem das garras do Barba Negra e juntam-se a Tigrinha e sua tribo. Assim, descobrem o futuro especial reservado para Peter.

Inicialmente, sobre o enredo, achei-o bastante fraco. Comparando com a minissérie transformada em filme “Neverland” (“A Terra do Nunca – A Origem”), que também narra a origem de Peter Pan, Gancho e da Terra do Nunca, a história do novo filme pareceu bastante simplória e cheia de lacunas. O filme começa falando que amigos podem se tornar inimigos e que inimigos podem se tornar amigos, uma clara alusão à situação de gancho. Porém, nada foi explicado sobre como a relação deles viria a se modificar. Barba Negra foi um vilão bastante ausente. Não aparecia tanto, nem havia emoção em sua aparição (e, para meu pesar, ele envelhecia, o que demonstrou que as pessoas envelheciam na Terra do Nunca).

Os efeitos não foram extraordinários para uma produção tão grande quanto parecia ser (basta olharmos os atores escalados para pensarmos que se trata de um filme com orçamento razoável). Não foram ruins, mas não surpreenderam em nada, sendo quase do mesmo nível da adaptação “Neverland”.

A verdade é que o filme não teve quase nada de emoção, mesmo nas partes em que se pretendia ter. A culpa não foi dos atores, pois considero as atuações boas. Acredito que o roteiro em si poderia ter sido melhor. Ficou longe de parecer a origem para a história de Peter Pan, assemelhando-se mais a uma inspiração da história original. A impressão que tive foi de que a intenção era realizar uma continuação para explicar todos os pequenos detalhes que foram retirados e que não deveriam faltar na história de Peter Pan. A questão é que estes detalhes poderia fazer a diferença. Por este motivo, prefiro continuar me referindo a “Neverland” como a adaptação que explica a origem deste fabuloso personagem, recomendando-a fortemente.

Para quem se interessar, este é o trailer de “Neverland”, a outra adaptação da qual falei acima.

Anúncios

Um pensamento sobre “Filmes :: Peter Pan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s