Início » Livros » Resenhas :: 172 Horas na Lua

Resenhas :: 172 Horas na Lua

Quem é que nunca quis para a Lua? Bom, depois deste livro com certeza você irá rever seus desejos.

Título: 172 Horas na Lua

Autor: Johan Harstad

Editora: Novo Conceito

Páginas: 288

Opções de livro impresso: Buscapé

Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito

Sinopse:O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 – um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano. Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviando mais ninguém à Lua. Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer…
Prepara-se para a contagem regressiva.

Três jovens tem a grande oportunidade de suas vidas de irem para a lua em 2018. Seria perfeito se, como de praxe, o Governo e a NASA não escondessem coisas da população e dos próprios jovens; Desde o inicio do livro o leitor sabe algo muito errado aconteceu em outras viagens do homem à lua e por isso não deve esperar que agora as coisas funcionem as mil maravilhas (infelizmente). Os três jovens foram escolhidos através de um sorteio feito a nível mundial; Até então nenhum deles se conheciam ou se quer imaginavam que um estariam indo para a lua. Quem imaginaria, né? Mas desde que eles foram escolhidos coisas estranhas começaram a acontecer com eles entretanto nada que pudesse deixa-los preocupados de verdade.

172 Horas na Lua é narrado em terceira pessoa e não foca apenas nos três jovens ou no restante da tripulação enquanto eles estão na viagem. O que eu achei um erro do autor, já que em alguns momentos ele deu destaque em um personagem ou outro que pouco acrescentou para a leitura (eu achei sem sentindo esses personagens, mas talvez eu não tenha entendido direito o que o autor quis dizer ao coloca-los ali). Além disso achei a narrativa bastante lenta, levando mais da metade do livro até eles finalmente irem para a lua. O autor ficou falando um pouco sobre a vida dos jovens, o momento em que eles decidiram se inscrever na promoção e até o dia que chegaram a Houston, porém uma das partes mais interessantes que seria o treinamento deles até o dia da viagem foi deixado totalmente de lado. Sinceramente, como leitora de um livro que vai tratar de uma viagem espacial eu estou muito mais interessada em saber, além da viagem em si, como foi o treinamento dessas pessoas.

Silviane | Cantar em Verso

Silviane | Cantar em Verso

Toda a aura de mistério que o autor foi criado ao longo do livro (que não é muita) se intensifica tão logo que eles chegam ao seu destino. Confesso que foi somente quando eles chegaram à lua que o livro me conquistou de verdade e eu passei a entender todos os comentários positivos que li sobre a obra em outros blogs. À partir dai o livro não se torna apenas misterioso e sim assustador. Eu fiquei com muito medo pelos tripulantes e mesmo que os personagens não tenham sido muito bem trabalhos pelo autor eu senti a tristeza de perde-los ao longo da jornada. Mas o medo foi muito maior quando ainda não sabia o que, realmente, estava acontecendo ali. À partir do momento em que percebemos do que se trata e quando o autor explica o que está acontecendo a aura de medo acabou se perdendo para mim (apesar de eu ainda ter ficado paranoica com as coisas ao meu redor, mas isso é coisa de gente medrosa kkkk). Achei a ideia inserida muito boa mas pouco trabalhada. O que eu senti foi mais ou menos isso: O que ele enrolou para chegar até a viagem ele acabou correndo na tentativa de traze-los de volta a Terra.

Eu acho que reli o final do livro umas três vezes e ainda não consegui ver muito sentido nele. Isso é algo que, até onde eu percebi, só aconteceu comigo então eu não vou agregar texto sobre esse assunto. Talvez eu realmente não tenha entendido, talvez a obra seja demais para mim ou talvez eu não estava no momento certo para entende-la cem por cento. Caso alguém que já tenha lido queira debater sobre o livro eu vou aceitar de bom grado. A leitura não foi desagradável mas acho que para mim teria funcionado muito melhor se fosse um filme.

 É inegável que a edição do livro está maravilhosa. Com exceção da capa que eu acho bem feia, mas quanto a isso não da para argumentar muito pois a capa original do livro também não é lá essas coisas e até pode revelar algumas coisas do enredo para o leitor mais esperto.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Resenhas :: 172 Horas na Lua

  1. Oi Silviane, eu também acho essa capa horrível… todas as vezes que a vejo saem água de meus olhos sério rs… bom eu curti muito o enredo, porque gosto muito de ficção científica… ainda não sei bem o que dizer sobre os detalhes que o autor colocou dos personagens que iriam para a Lua, em se tratando de suas vidas e os motivos que os levaram em se inscrever, mas se ele pecou em não detalhar o treinamento, já fico receosa, porque esse teria que ser o ponto alto da história, claro depois mostrando como eles estavam na lua… sei lá…. eu achei essa parte meio torta,,, uma vez que são jovens sem experiência nenhum, tinha que mostrar o treinamento deles… Xero!!

  2. Oi Sil, eu não solicitei esse livro antecipando justamente essa enrolação e levando em conta que não é um gênero que eu gosto resolvi evitar para não acabar como livro abandonado. Mesmo assim parece que a história fica interessante depois que eles finalmente vão para lua, mas como sou medrosa está aí mais um fator que vai me fazer passar longe desse livro!

  3. Oiee!!
    Acho essa capa medonha.. rs
    Confesso que ficção não é um gênero que eu curto muito, mas a premissa desse livro é interessante e parece ser bem distinto de tudo o que já li, mesmo assim sinto que a leitura não fluirá para mim!!
    É frustrante quando o final nos decepciona né!
    Beijos

  4. Olá, tudo bem?
    Eu ouvi muito falar desse livro e a sinopse me empolgou bastante. Uma pena que ele não tenha despertado todos os seus sentidos. Vai ver você não estava no momento mesmo. Vou dar uma chance a esse livro em algum momento. Quem sabe não vemos uma adaptação para as telonas? rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s