Início » Livros » Resenha :: Gênesis | Bernard Beckett

Resenha :: Gênesis | Bernard Beckett

Título: Gênesis

Autor: Bernard Beckett

Editora: Intrínseca

Páginas: 173

Sinopse:Em uma Terra devastada nasce uma nova sociedade. Separados do mundo por uma cerca em pleno oceano, seus habitantes vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Ele muda para sempre o curso da História.

Resenha

 A Teoria da Conspiração falha porque presume que os indivíduos sempre têm em si mesmos os meios para alcançar seus fins.

Anaximandra vive numa sociedade futurística perfeita que é controlada pela Academia. Esta é composta pelos mais brilhantes pensadores. Ela é uma candidata a uma vaga para este seleto grupo. Agora, no final de seus estudos, ela deverá passar por uma entrevista na qual discorrerá sobre um assunto de sua escolha. E seu tema é a vida de Adam Forde, um jovem que viveu na época da República de Platão. Esta era um conjunta de ilhas isoladas do continente por uma Grande Cerca Marítima. Uma sociedade livre de fome, violência e doenças. Mas o povo pagava um preço caro por isso: a ideia de indivíduo fora completamente reprimida em função do controle exercido pelo governo para contenção de riscos. Pais eram separados de seus filhos e esposas de maridos. Havia a constante ameaça de infecção pela peste mais devastadora de todos os tempos. Adam nasceu na época em que a República dividia-se em blocos e que os indivíduos eram classificados de acordo com suas habilidades (que vinham de um exame de genomas): filósofos (a elite), técnicos, soldados e trabalhadores. Adam nasceu na classe dos filósofos, porém, ele era rebelde e devido uma de suas aventuras, ele foi rebaixado para o cargo de soldado. Um dia, no exercício de suas funções, um barco pequeno aproximou-se da Grande Cerca. Havia uma garota nesse barco. E Adam precisou decidir entre matar a garota e manter o status quo de sua sociedade ou seguir seus instintos que diziam que aquilo estava errado. Suas escolhas frente a isso mudaram de vez toda a história da humanidade. E as descobertas que Anax fará durante seu teste superam qualquer uma das teorias conspiratórias que ela tanto recusa-se a acreditar.

Bom, eu provavelmente não deveria estar fazendo essa resenha agora, afinal eu acabei de ler esse livro e ainda estou no calor da emoção, mas cara, esse livro é F A N T Á S T I C O. Tipo, MIND = BLOW.  Extremamente surpreendente. Eu até já estava um pouco desconfiada de como seria o final, mas me pegou quase totalmente de surpresa. É com certeza uma das melhores distopias/ficção científica que já li.

Eu lendo o final desse livro

Essa é uma afirmação recorrente da protagonista, Anax. Ela não acredita nas causas simples. Acredita que tudo se molda através de uma relação de ação e efeito, que ocorrem diante de coisas inesperadas. E para mim é o que mais nos deixa embasbacados com o final do livro.

Toda a narração do livro acontece dentro da sala onde Anax presta seus exames para a academia. Sim, é um livro sem guerra, sem romance, sem muitos personagens, mas os três que tem evidência são extensamente e muito bem explorados. Os diálogos entre Anax e seus examinadores e Adam e Art são maravilhosamente construídos. É mais um daqueles livros que te põe para pensar no que realmente significa ser um humano e qual o valor disso. Mas não é um livro paradão. Prendeu-me do início ou fim. Li em menos de 24 horas. São poucos os que tiveram esse poder sobre mim.

Bom, claro que o número de páginas ajuda. Mas enfim, está super recomendado e aconselho que mantenham um saco de papel do lado para o caso de um emergência. 😉

Anúncios

Um pensamento sobre “Resenha :: Gênesis | Bernard Beckett

  1. Pingback: “Coisas” que marcaram meu 2015 | Cantar em Verso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s