Início » Livros » Resenha :: A Maravilhosa Terra de Oz

Resenha :: A Maravilhosa Terra de Oz

Quem aqui nunca leu (e se encantou completamente) O Mágico de Oz? E principalmente: quem gostaria de ler mais histórias a respeito desse universo maravilhoso? Bem, é disto que “A Maravilhosa Terra de Oz” se trata. E se quiser saber mais sobre isso, vem acompanhar a resenha logo abaixo!

Título: A Maravilhosa Terra de Oz

Editora: Biruta

Autor: L. Frank Baum

Páginas: 300

Onde comprar: Saraiva/Submarino

Sinopse: A Maravilhosa Terra de Oz – O lenhador de latas e o espantalho voltam para mais uma aventura na Terra de Oz. Agora acompanharão o garoto Tip e seus amigos numa incrível jornada para tentar salvar a cidade das esmeraldas das agulhas de tricô do exército rebelde, comandado pela geral Jinjur. Para isso, precisarão enfrentar a velha Mombi, desvendar o mistério por trás do sumiço da princesa Ozma e, mais importante, terão de aprender a lidar e a conviver uns com os outros. No segundo livro da série de Oz, o leitor irá mergulhar ainda mais nessa terra mágica, se encantar com todos os seus mistérios e reencontrar personagens cativantes como Glinda, a bondosa. A tradução é do renomado escritor e tradutor Luiz Antonio Aguiar. As ilustrações de capa são da imaginativa e espirituosa polonesa Agata Wojakowska. Desta vez você não vai precisar de sapatinhos vermelhos mágicos ou de um ciclone para transportá- lo para Oz: é só abrir o livro para a aventura começar!

Inicialmente somos apresentados a Tip, um garoto órfão que é “criado” por Mombi. Uma velha bruxa que se aproveita do menino para fazer os serviços que pouco cabem a uma criança realizar. Cansado de receber ordens da bruxa, Tip resolve lhe pregar uma peça. Cria um boneco, que aparentemente deveria servir para assustá-la, e o coloca no caminho que a velha Mombi realiza sempre que volta para casa. O boneco feito grotescamente com uma cabeça de abóbora não assusta a velha bruxa, que ao perceber a brincadeira do garoto, resolve também dar o troco. Usando de magia, ela dá vida ao boneco que logo o conheceremos como “Jack Cabeça de Abóbora” e decide então, se livrar do garoto Tip e permanecer apenas com o boneco para “ajudá-la” nas tarefas que ela bem quiser e entender. Com medo do que Mombi poderia lhe fazer, Tip foge durante a noite, enquanto a velha dorme, e leva consigo Jack Cabeça de Abóbora, seu agora então, mais novo amigo.

O objetivo de Jack e Tip é chegar até a Cidade das Esmeraldas. Mas logo eles se envolvem em uma série de aventuras com os personagens que já conhecemos, o Lenhador de Lata e o Espantalho numa tentativa árdua de retomar a cidade (então governada pelo Espantalho) tendo sida tomada pelo exército rebelde composto apenas por garotas que ansiavam o poder (e as pedras preciosas) da Cidade das Esmeraldas.

Enquanto buscam retomar a cidade, somos apresentados a outros personagens como o Besouro Magnificamente Aumentado e o Cavalete (também de madeira e trazido a vida pelo pó mágico da velha Mombi que Tip conseguiu pegar) que acaba ajudando de inúmeras maneiras e também trazendo cenas cômicas para a história. Quem é possível também encontrar na história é Glinda a Bondosa, que vai ser essencial para o desfecho da nossa história (deixa eu parar por aqui para não acabar soltando nenhum spoiler).

Créditos da imagem: hellostar.org

Créditos da imagem: hellostar.org

O livro tem uma narrativa muito gostosa e personagens tão encantadores quanto a própria Terra de Oz. Para quem conhece O Mágico de Oz, A Maravilhosa Terra de Oz é uma leitura obrigatória. Sobre a edição da Editora Biruta, ela é simplesmente apaixonante. De uma delicadeza sem igual, a diagramação, as ilustrações e toda a forma como o conteúdo foi disposto no livro é de se pensar que ele é adorável para se ter na estante e ler para várias gerações. Uma leitura simples que se transforma facilmente em inesquecível pelas aventuras e pela beleza, tanto do livro quanto da história e do mundo incrível que L. Frank Baum conseguiu criar.


Lyman Frank Baum foi um escritor e teosofista norte-americano. Foi criador de um dos mais populares livros jamais escritos na literatura americana infantil – O Mágico de Oz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s