Início » Livros » Resenha Dupla :: STAR WARS – Ascensão da Força Sombria + Um Novo Amanhecer

Resenha Dupla :: STAR WARS – Ascensão da Força Sombria + Um Novo Amanhecer

Título: Ascensão da Força Sombria – Trilogia Thrawn #2 ; Um Novo Amanhecer

Autor: Timothy Zahn; John Jackson Miller

Editora: Aleph

Páginas: 504; 424

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Ascensão da Força Sombria ; Um novo amanhecer

Sinopse: Ascensão da Força Sombria

No segundo volume da consagrada Trilogia Thrawn, a luta de Luke, Han e Leia em defesa da Nova República continua. Mais uma vez, eles enfrentarão as tropas imperiais dissidentes, comandadas pelo poderoso grão-almirante Thrawn.

Quando Talon Karrde é capturado por forças inimigas, Mara Jade relutantemente recorre à ajuda de Luke Skywalker, que é forçado a interromper seu treinamento com um curioso mestre para ampliar o domínio da Força.

Enquanto isso, Han Solo e Lando Calrissian seguem com suas investigações, afim de descobrirem um possível traidor da Nova República. E, cumprindo a promessa feita a Khabarakh, Leia Organa viaja a Honoghr em busca de novos aliados contra a tirania de Thrawn.

Um novo amanhecer

Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS – Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império. Porém, um embate mortal entre as impiedosas forças imperiais e os revolucionários desesperados se mostra próximo demais e impossível de se ignorar. A honra e o senso de justiça do cavaleiro Jedi despertam, e ele volta à ação em uma batalha de grandes proporções contra o mal. Mas Kanan não vai lutar sozinho. Ele contará com a ajuda de aliados improváveis, incluindo a misteriosa Hera Syndulla – que parece ter suas próprias motivações. Enquanto uma crise de proporções apocalípticas surge no planeta Gorse, o grupo enfrenta as forças mais poderosas da galáxia, em defesa de um mundo e de seu povo. Nesta primeira aventura juntos, os protagonistas da série Rebels conquistam seu espaço entre os maiores heróis da série STAR WARS, rumo à luta contra o Império.

Resenha

Esses são os últimos dois livros do universo expandido de Star Wars que a Editora Aleph lançou. Ascensão da Força Sombria é a continuação de Herdeiro do Império e faz parte da trilogia Thrawn escrita pelo muito bem avaliado Timothy Zahn. Um Novo Amanhecer não faz parte da série ”Legends”, ou seja, é considerado como parte da cronologia principal 😮

11950926_823163227802273_457851773_n

Sobre Ascensão da Força Sombria, considerado por muitos um dos melhores livros sobre o mundo de Star Wars, posso dizer basicamente a mesma coisa que falei do livro anterior: Zahn conseguiu respeitosamente capturar a essência dos personagens originais e inserir novos que se encaixam muito bem não só na trama, mas nesse universo. Não consigo entender porque não entrou como parte da cronologia original, mas enfim. A história se passa logo após os eventos do episódio VII e mais uma vez vemos Luke, Leia e Han tentando difundir as ideias de uma Nova República e os resquícios do Império tentando tornar-se forte novamente. Só que nesse enredo temos um adicional deliciosos que não tem muito no primeiro – política.

11994487_823168847801711_1559827989_n

Várias tramas intrincadas e bem desenvolvidas com estratagemas e golpes bem escritos. Lembrei levemente da narrativa do Asimov. E maior ”culpado” disso é o incrível grão-almirante Thrawn, personagem tão inteligente e carismático que memso sendo ”vilão” não dá pra não curtir ele. Zahn consegue manter a aventura que encanta os fãs e adicionar uma trama complexa, mas ao mesmo tempo compreensível.  Tenho que destacar essa narrativa: mantem-se a mesma do primeiro. É leve, rápida e interessante. Mais uma vez temos um livro que agrada não só aos já fãs da obra Star Wars.

11995716_823163207802275_48189792_n

Sobre Um Novo Amanhecer o livro se passa basicamente numa lua do planeta Gorse tendo como protagonista Kanan Jarrus,  um Jedi que sobreviveu ao Episódio III: A vingança dos Sith. Eu sou uma jovem padawan no que envolve Star Wars porque não vi a trilogia I, II e III e não costumava procurar sobre o assunto até a Aleph começar a lançar a série do universo expandido, então eis minha surpresa que mesmo não tendo visto essa parte da história, este livro não me pareceu estranho ou até desinteressante. Pelo contrário: achei-a rica em detalhes e bem escrita. Bom, Jarrus vivia de planeta em planeta pegando bicos perigosos até chegar a ao atual emprego numa empresa de extração de Torilídio. Então aparece o Conde Vidian, um ”emissário” imperial responsável pela mineração. E claro que o cara se torna um bad guy e começa a demonstrar-se muito cruel na sua busca pelo aumento da produção. Kanan vê-se um tanto encurralado, tentando manter sua herança Jedi e aí conhece o grupo ao qual pertence a  Hera – veteranos rebeldes das Guerras clônicas. Para quem não sabe, Hera é a dupla de Kanan na série Rebels que será exibida pela Disney.

sw_rebels_xd_hero_620x310_english

Miller é o mesmo autor de Kenobi e podemos ver as características dele aqui: de início uma narrativa meio lenta, que pode acabar nos espantando, mas faz muito bom uso do elemento psicológicos dos personagens e do meio do final é ação pra todo lado. A história é boa, bem pensada e narrada. Eu não diria que entrou para minhas favoritas, mas me convenceu a dar uma chance pra série da Disney.

12000080_823163214468941_2146364536_n

Sobre as edições

Mais uma vez tudo feito com muito capricho pela Aleph. Vi alguns pouquíssimos erros de revisão em Um Novo Amanhecer, mas ignoráveis. De todo, são lindas, bem feitas, com o mesmo padrão das outras, fora que UNA é dividido em fases, então tem menos dos desenhos que iniciam cada capítulo nos outros livros.

E é isso. Apesar de n]ão ser uma grande fã, a série do universo expandido tem me agradado bastante. Especialmente a trilogia Thrawn eu recomendo para quem quer começar nesse mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s