Início » Livros » Resenhas :: O Diário Secreto de Lizzie Bennet

Resenhas :: O Diário Secreto de Lizzie Bennet

A web série produzida para o youtube The Lizzie Bennet Diaries é uma das minhas séries favoritas e eu não me canso de relembrar os melhores momentos dela. Para quem não conhece o The Lizzie Bennet Diaries é uma adaptação moderna de um dos clássicos mais famosos na literatura inglesa, Orgulho e Preconceito, escrito por Jane Austen em 1813. Eu sou suspeita para falar de Austen já que ela foi a romancista que me fez amar a literatura, portanto em uma outra oportunidade posso falar mais sobre suas obras. Nesse momento eu pretendo descrever as minhas impressões sobre O Diário Secreto de Lizzie Bennet, livro publicado após o termino da web série The Lizzie Bennet Diaries e que trás segredos não revelado durante a apresentação da série.


   Título: O Diário Secreto de Lizzie Bennet

   Autor: Bernie Su e Kate Rorick

   Editora: Verus

   Páginas: 364

   Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Submarino/Saraiva

 

 

Sinopse:Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet — e para os seguidores de Lizzie na internet.

De repente, Lizzie — que sempre se considerou uma garota bastante normal — se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto…
Com reviravoltas que vão deliciar os fãs de Jane Austen, assim como novos leitores, ‘O diário secreto de Lizzie Bennet’ expande o fenômeno da web série que encantou quase dois milhões de espectadores e faz uma releitura inédita de Orgulho e preconceito.


Apesar de O Diário Secreto de Lizzie Bennet ter nascido como um complemento da web série, ele é um livro com tantas informações novas que conseguiram  definitivamente me convencer da complexidade e dedicação de todos os responsáveis por esse projeto. The Lizzie Bennet Diaries é uma web série fantástica, que conseguiu com muita destreza adaptar a estória de Orgulho e Preconceito para os tempos modernos com poucas alterações dos eventos originais, trazendo os mesmos personagens criados por Jane Austen. Projetos como esses são raros, levando em consideração os muitos livros que são adaptados para séries e filmes,  alterado quase totalmente a obra do autor.
Lizzie Bennet é… Ela não é ruim, eu acho. Dá para o gasto . Mas porque eu me incomodaria em dançar com ela quando ninguém mais está fazendo isso?
Apesar de algumas pessoas acharem que a adaptação de uma obra literária é quase que um plágio, acredito que a habilidade de transpor uma obra que foi escrita no final do século XVII para uma linguagem do século XXI é quase como se fazer uma obra completamente nova. O Diário Secreto de Lizzie Bennet é uma homenagem sincera e sensível a uma autora fabulosa como Jane Austen, além de ser um ótimo material para introduzir a literatura clássica aos novos leitores que muitas vezes não conseguem se conectar com personagens tão fora do seu tempo.
Eu… Já se passaram dois dias e eu ainda não acredito que ele disse aquilo – e não consigo acreditar em como eu reagi! Ai, merda – eu falei para ele ver os meus vídeos. Ver os meus vídeos.

 

O ponto mais importante dessa obra é o quanto você pode se diverti com a leitura, é uma linguagem irônica e ao mesmo tempo acessível aos leitores jovens, bem ao estilo Jane Austen. O romance entre Lizzie e Dancy continua sendo apaixonante, com uma pitada há mais de euforia,  já que vivemos em um século completamente diferente daquele conhecido por Austen, aonde o máximo que um casal de namorados podiam fazer juntos eram andar um ao lado do outro ou dançar nos bailes.
Algo que me surpreendeu de maneira positiva no final foi a mudança no destino original de duas personagens femininas (que não vou citar os nomes para a resenha não te spoilers), afinal um casamento não se encaixaria muito bem no contexto da narrativa dessas personagens, levando mais uma vez em consideração o fato de ambas as estórias (Orgulho e Preconceito e O Diário Secreto de Lizzie Bennet) se passarem em séculos distintos.
Ashleybook_Square

A atriz americana Ashley Clementes que dá vida a Lizzie na Websérie The Lizzie Bennet Diaries


O Diário Secreto de Lizzie Bennet é o tipo de livro que agradará não somente aos fãs da websérie, mas como também aos não fãs. Tem uma narrativa envolvente e moderna, além da vantagem de você poder também acompanhar a websérie durante a leitura. Aprovado e recomendado!

 

OBS.: Para aqueles que estão curiosos, aproveitem e conheçam a websérie que inspirou o livro 😉

ana
Anúncios

17 pensamentos sobre “Resenhas :: O Diário Secreto de Lizzie Bennet

  1. Olá, Ana. Ainda não tinha ouvido falar da obra e da autora. Parece ser um livro muito interessante para os fãs. Me lembrei agora que uma autora aqui do Brasil chamada Laís Rodrigues fez uma releitura de Orgulho e Preconceito com cenários e personagens brasileiros. A história se passa no Rio de Janeiro se não me engano. Como você gosta do estilo de leitura, acho que vale a pena dar uma olhada. O nome do livro é “Primeiras Impressões Impressões. Eu não li, mas conheço quem leu e dizem que ficou bem fiel ao original. Ela é uma super fã da autora e me disse que pretende adaptada outras obras. Vale a pena dar uma olhada. Parabéns pela resenha. Beijos

  2. Oi, Ana tudo bem??
    Eu sou fã assumida de Jane Austen e adoro uma boa adaptação (com ou sem repaginada).
    Recebi um exemplar desse livro quando ele foi llançado, mas ainda não consegui encaixar na minha lista de leituras :/
    Imagino que, se a Elizabeth Bennet de Jane Austen já era um tanto ácida para seu tempo, essa versão contemporânea deve ser ainda mais sem papas na língua. hahaha
    Quero muito ler!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

  3. Oi Aninha,

    Oh! God não me julguem… mas, ainda li nada da Austen embora sempre tenha tido vontade de ler ainda não aconteceu, acabo sempre passando outras obras na frente. Como penso que nada é por acaso, no momento certo lerei. Hum… acho que vou passar The Lizzie Bennet Diaries na frente dos livros da Austen, já que este está baseado nela, mas com uma versão moderna. A sua resenha me instigou e fiquei com vontade de ler The Lizzie.

    Beijos
    Tânia Bueno
    http://www.facesdaleitura.com.br

  4. Oi Ana, tudo bem?

    Nossa, não fazia ideia que o livro era inspirado numa Web Serie. Já queria ler o livro antes e a seria parece ser super divertida pelo trechinho que eu vi… e sempre acho válido essas adaptações, principalmente para incutir o gosto pelos clássicos para quem não gosta de livros assim.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

  5. Oi Aninha, sua linda, tudo bem
    Eu também sou suspeita!!!!!! Austen é uma das minhas divas literárias e vou te dizer, para mim, ela é insuperável!!!!!! Eu nunca vi a série, então, curiosa, vi o vídeo que colocou e gostei muito, vou ver mais depois, bem diferente do que eu esperava. Então, gostaria de saber, o livro também é assim, ela gravando os vídeos como se fosse um diário. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  6. Oi Ana… eu tinha esse livro, mas acabei doando para uma resenhista minha que sumiu completamente do mapa… e fiquei sem livro e resenha rs… lamentações a parte… não sabia que tinha uma websérie, ando tão alienada on line que muitas coisas passam sem que eu perceba muito kkkkkkk… não pretendo ler o livro, mas fiquei muito interessada na série… Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

  7. Oi Ana, eu li o livro, não o da Jane, mas a adaptação e adorei, cheguei a torcer muito para que as coisas tomassem um rumo, tabm aproveitei e vi um pouco da série, fiquei viciada pq era muito bom, cheguei até a seguir os personagens no twitter, mas qdo li já não tinha mais atualização, de qualquer forma e mesmo não conhecendo muito da história original eu adorei. Saber que ele é quase fil ao livro é ainda mais legal, mas sinto que agora peguei spoiler de Orgulho e preconceito, huahuahu

  8. Oi Ana.
    Logo que esse livro foi lançado eu tive curiosidade, até mesmo porque essa capa é mega fofa.
    Aí corri pro canal da Lizzie no youtube, e desanimei totalmente, achei muito chato, e fiquei imaginando o que teria nas páginas do livro…..mas agora lendo sua resenha percebo que não era o momento certo, e que tanto o livro quanto a websérie tem seu potencial, só preciso dar mais uma chance.

    Beijos.
    Leituras da Paty

  9. Olá, tudo bem?

    Nunca li nada da Austen, acredita? Sim, pode bater T_T HAHAHA. Mas sei lá, não curto muito livros de romances e pelo que vi esse é bem o estilo da autora. Eu sabia da existência dessa websérie pois se não me engano uma das personagens de The Big Bang Theory fazia parte do cast antes de ir para a TV. Mesmo não sendo meu estilo favorito, fico feliz que tenha gostado dessa obra e de todas as informações que não foram apresentadas no show, ainda mais com a linguagem irônica e bem acessível a jovens. Parabéns pelo texto.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor – http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

  10. Oiii,

    Então eu ainda não tive o prazer de ler esse livro, e como fã de Jane Austin, e apaixonada por Orgulho e Preconceito pretendo ler em breve.
    Gostei muito da sua resenha, bem divertida.
    Parabéns pelo seu trabalho!!

    Beijos !!

  11. Oi Ana, tudo bem?
    Também sou suspeita em falar da Jane Austen, porque amo essa mulher demais. Já assisti a web série (que é ótimaaaaa) e já li o livro, que também me fez suspirar muito. Adorei essa adaptação de Orgulho e Preconceito – meu preferido da Jane – e também só posso recomendar. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

  12. Que legal! Concordo com você, quando diz que reescrever algo de um século para outro sem alterar a obra do autor é coisa muito difícil! E isso definitivamente me deixou bastante curiosa. Vou assistir, com certeza!Quem sabe não seja a minha próxima leitura também?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s