Início » Livros » Resenha :: Joyland | Stephen King

Resenha :: Joyland | Stephen King

Título: Joyland

Autor: Stephen King

Editora: Suma de Letras

Páginas: 238

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Saraiva

Sinopse:Um pequeno conselho: não se aventure na roda-gigante em uma noite chuvosa.

Carolina do Norte, 1973. O universitário Devin Jones começa um trabalho temporário no parque Joyland, esperando esquecer a namorada que partiu seu coração. Mas é outra garota que acaba mudando seu mundo para sempre: a vítima de um serial killer.

Linda Grey foi morta no parque há anos, e diz a lenda que seu espírito ainda assombra o trem fantasma. Não demora para que Devin embarque em sua própria investigação, tentando juntar as pontas soltas do caso. O assassino ainda está à solta, mas o espírito de Linda precisa ser libertado — e para isso Dev conta com a ajuda de Mike, um menino com um dom especial e uma doença séria.

O destino de uma criança e a realidade sombria da vida vêm à tona neste eletrizante mistério sobre amar e perder, sobre crescer e envelhecer — e sobre aqueles que sequer tiveram a chance de passar por essas experiências porque a morte lhes chegou cedo demais.

Resenha

Quando se trata do passado, todo mundo escreve ficção.

 

Começo avisando: não procure esse livro querendo ler uma história de terror só porque é do Stephen King. Joyland é 90%  romance policial e apesar da pouca experiência do autor nesse estilo, ele mandou benzaço mais uma vez.

O livro é uma mistura de primeira com terceira pessoa na narração e isso dá uma sensação muito legal. Dá a visão do narrador da história e do observador. A história começa com Devin Jones do futuro contando fatos de seu passado, onde teve seu coração partido por Wendy e nas férias conseguiu um emprego de Ajudante Feliz no parque de diversões Joyland. Como a sinopse já conta tudo que você precisa saber do enredo, vou poupar vocês de um repeteco e possíveis spoilers, já que o livro é bem fininho.

Joyland é um dos melhores livros de ficção policial que li nos últimos 5 anos. Pessoal tem lançados umas coisas fraquiiinhas nesse estilo. E o sobrenatural – tão comum na literatura dele – é apenas o plano de fundo para tornar a trama mais interessante. É o único livro do SK que posso dizer que foi gostoso de ler.  Claro que algumas das partes  finais foram muito tensas e algumas divagações do narrador são um tanto depressivas, mas por ser um livro curto não houve tempo de ter cansaço de leitura e enrolações desnecessárias nas tramas (como rola em IT e Under The Dome).

Devin Jones é um personagem principal completamente comum. Isso é incrível! Você se identifica fácil com ele enquanto conta sua história de amor e desilusão. É totalmente crível e todo mundo já passou ou vai passar por algo assim. Mike é também muito cativante, assim como a Sra Shoplaw (que conta as histórias de Joyland). O núcleo de personagens é bem utilizado e construído como sempre. A ambientação mais comum dos livros de SK são uma cidadezinha do interior com habitantes peculiares e com uma história para contar. Em Joyland a cidadezinha é trocada pelo parque de diversões e a narrativa é continua instrospectiva, bem psicológica, mas se foca no protagonista ao invés de ser pontuada com as mini-tramas como nos outros livros.

Desde o início somos apresentados à história do assassinato da Linda Gray na Horror House (brasileirando: Trem Fantasma), mas leva um tempinho para que Devin se aprofunde em sua investigação. E para isso ele conta com a ajuda de alguém inesperado: Mike, um garoto com distrofia muscular e que possui A Visão. A amizade entre eles os leva a diversas descobertas  e é o que pode ajudar o espírito de Linda a descansar.

E a resolução do livro… me pegou quase totalmente desprevinida. Devin vai convidando você a investigar junto com ele, então tu vai pensando (e enlouquecendo) sobre quem é o serial killer, mas fica com várias possibilidades. Quando finalmente descobrimos é tipo ”Né possíííível”.

Enfim, Joyland é uma história de amizade, amor/perda, com um quê de nostalgia, que vai agradar até o leitor mais exigente.

11659264_10207170982141237_6742164699346039172_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s