Início » Geral » Artigo Original » Versão Hardcover, Hardback, Paperback e Pocket: Qual a diferença?

Versão Hardcover, Hardback, Paperback e Pocket: Qual a diferença?

Hey, guys!

Então, eu tava conversando com o pessoal dos grupos no facebook e acabou que notamos que algumas pessoas não conseguem dizer qual a diferença dessas versões de livro: HardcoverHardbackPaperback e Pocket. Pode parecer besteira pra você, mas como eu vim a perceber, algumas pessoas nunca ouviram esses termos. Em geral é por que preferimos falar em português, mas creio que na nossa língua ainda não se dá a dimensão da diferença entre esses modelos de publicação. Pois bem. Concluímos que isso daria matéria pra um post legal. Sem mais delongas, vamos conhecer a diferença e responder a pergunta… qual o melhor?

Hardcover – Edição de Luxo

1

Essa é a versão sonho da estante, pesadelo do bolso. É uma edição de capa dura, daquela que a capa é lisa, sem detalhes. Cobrindo a capa vem uma jacket que contém ilustrações e detalhes do livro. É uma versão mais forte, que dura mais tempo até por causa da jacket protegendo a capa e pela própria que tem um material melhor. Em geral, aqui no Brasil, essa versão é estupidamente cara. Mas em questão de custo/benefício e beleza até que vale a pena. São as edições de luxo e tal. Lembro-me de uma dessas que vi de Orgulho e Preconceito. Era hardcover, bílingue e tal. Puuuuuro luxo.

2

Livro sem a jacket

 

Hardback – Capa dura

3

Olha que coisa mar linda

 

Essa é a versão ”normal” de capa dura. Ela já vem com os detalhes e ilustrações na própria capa, sem proteção extra. Normalmente essa edição não tem orelhas, mas tem folhas de muita qualidade. É uma edição muito bonita também e a mais comum aqui no Brasil. A Hardcover é meio que padrão EUA, mas aqui fica muito caro e tal, então a saída é baixa. Essa versão aí – apesar de eu achar cara também – é um pouco mais acessível.

 

Paperback – Edição Econômica

4

É a versão mais comum de livro impresso. A capa é de papel mesmo, brochura e tal. Pode ou não ter orelhas. É bem frágil. Tem folhas até legais. Sai beeeem mais em conta e algumas versões conseguem ser mais bonitas que as jackets dos hardcover, mas é raro. Claramente é o que mais tem aqui em casa :p A imagem aí é da trilogia Divergente, que não tem outra versão aqui no Brasil que não seja a econômica :/ Ao menos eu nunca vi outra.

Pocket – Livro de bolso

5

 

Obviamente, essa é a versão mais barata. São os famosos livros de bolso, aqueles que cabem bem em qualquer lugar. Tem capa e folhas mais delicadas e tal e geralmente são as versões preferidas quando se vai re-lançar coleções completas de autores antigos ou para os chamados ”romances de banca”.

 

Dito isto…  qual a melhor versão?

 

Isso depende da sua intenção. Se é pra por na estante, cuidar e amar, a melhor sem dúvida nenhuma é a Hardcover. Só que, claro, nem todos os livros que queremos tem essa versão aqui no Brasil e como são beeeem caras, não é todo mundo que pode bancá-las. Então a Hardback pode se tornar uma opção.

 

Se a intenção é ser mais barato, a melhor é a Paperback. Ela tem uma durabilidade legal se for bem cuidada e também fica bonita na estante.

 

Se a intenção é praticidade, a melhor é a Pocket. Se você for uma pessoa descuidada, melhor nem se meter com ela, mas sem dúvida é a melhor edição para as pessoas que precisam/preferem sair por aí carregando o livro.

 

E aí, tudo esclarecido? :p

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s