Início » Filmes » Filmes:: God Help The Girl

Filmes:: God Help The Girl

god-help-the-girl_t61290_png_290x478_upscale_q90

Título: God Help The Girl

Diretor: Stuart Murdoch

Ano de Lançamento: 2014

Gênero: Musical

Elenco: Emily Browning, Hannah Murray, Olly Alexander e Pierre Boulanger

Sinopse: A trama, baseada no disco do Belle & Sebastian de mesmo título, lançado em 2009, gira em torno de Eve, a personagem de Browning, que começa a escrever músicas como forma de superar problemas emocionais. Ela acaba se envolvendo com dois outros músicos na cidade de Glasgow, na Escócia: James (Olly Alexander, de “As Viagens de Gulliver”) e Cass, que está aprendendo a tocar guitarra. A intérprete de Cass será a atriz Hannah Murray (série “Skins”). Ela substituirá Elle Fanning (“Super 8”), que estava cotada anteriormente para o papel.

“God Help The Girl” é um musical leve, delicado e com uma belíssima imagem, composto de músicas do disco Belle & Sebastian, capaz de emocionar a todos. A trilha sonora do filme, certamente é o que faz do musical um filme tão sensível e único, cujas imagens e músicas retornarão constantemente à memória.

Eve (Emily Browning) é uma imagesjovem que sofre de anorexia e encontra na música uma forma de expressar seus sentimentos e sua visão de mundo um tanto alterada pela constate medicação que ingere. Achando que está curada, Eve foge da clínica em que se encontra para ir a um show e tentar viver sua vida da melhor forma que puder. É então que ela conhece James, um universitário que toca bem, mas que ainda não encontrou uma banda com a qual se identifique. Depois de conhecerem Cass, uma jovem que pede ajuda a eles para aprender a compor, os três decidem que podem criar uma banda diferente, composta de diferentes pessoas e estilos e cuja única exigência é a diversão. Quem sabe assim, o verão possa mudar a vida dessas três pessoas tão solitárias.

O filme, embora possa parecer superficial, como muitos musicais aos quais assistimos, é de uma sutil profundidade. Vemos vários problemas serem abordados através da deliciosa música de Belle & Sebastian, e nos encantamos com a trajetória dos três principais personagens: Eve, James e Cassie. Eve é a garota problemática, que sonha em ser cantora, e se transporta a outro mundo quando se entrega à música. Ao longo do filme, ela tenta descobrir quem realmente é e aonde deseja ir depois que conseguir se curar da anorexia e sair da clínica. Além disso, ela precisa aprender a conhecer as pessoas pelo que elas são e por como ela se sente junto a elas, entendendo que há pessoas que podem decepcioná-la e pessoas que podem surpreendê-la. James é o sarcástico e realista do trio, um pouco temeroso, que, encantado pela visão de mundo de Eve, se entrega a esta jornada que pode levá-lo a lugar nenhum. Cassie é a sorridente e ingênua, sempre alegre, mas que esconde uma solidão em si, da mesma forma que James e Eve, e que, embora pareça um pouco à parte, é quem parece dar vida ao grupo.

Os atores escalados encaixaram-se perfeitamente aos personagens, então não tenho críticas negativas quanto à atuação dos mesmos. Quanto à imagem e à trilha sonora, é impossível reclamar. O filme inteiro se passa em tonalidades pastéis, remetendo ao verão de Glasglow, e, há muitas cenas ao ar livre. As cenas, em sua maioria, são leves, captando a forma suave de retratar os problemas e a amizade deles. A música é impecável. E o final, além de bastante, é até surpreendente. Foge um pouco daquilo que se espera ao longo do filme, tornando-se ainda melhor.

A única maneira de compreender o filme realmente e entender tudo o que eu gostaria de passar é assistindo-o. “God Help The Girl” é de uma sutileza e qualidade inigualável. É, de longe, um dos melhores musicais a que assisti nos últimos anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s