Início » Livros » Resenhas :: Apenas um ano

Resenhas :: Apenas um ano

Título: Apenas um Ano

Autor: Gayle Forman

Editora: Novo Conceito

Páginas: 350

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Buscapé

* Livro cedido em parceria com a editora Novo Conceito

Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.
Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

Pode dizer que é burrice começar a leitura com o segundo livro de uma trilogia (vai ter Apenas um Noite fiquei sabendo depois que o post já tava pronto), eu sei – mas foi exatamente esse caminho que eu fiz ao ler Apenas um Ano. Apesar de querer ler muito Apenas um Dia ao solicitar o segundo fiquei enrolando e enrolando achando que ia conseguir comprar mas infelizmente não deu, então sabendo que mesmo sendo uma sequencia existe a possibilidade de compreender a história sem nenhum problema eu resolvi ler e claro não me arrependi.

Já conhecia a Gayle de Se eu Ficar e ao contrário de muitas blogueiras eu gostei bastante daquele livro e já estava esperando ver novamente a narrativa dela me encher de emoções, mesmo que de forma discreta. Apesar de ter demorando para pegar no tranco, e me apegar ao personagem, a história foi fluindo bem dentro do meu gosto por livros. Acredito que o começo tenha sido difícil justamente por não ter lido o primeiro livro então não posso atribuir a culpa na autora ou na narrativa. Mas talvez possa dizer um pouco sobre Willem, que de cara não me agradou muito. Alguns comentários sobre ele ser um pegador e a forma que ele tratou Céline não me agradaram muito e achei que ia acabar odiando o pobre moço o livro inteiro; Ainda bem que estava enganada.

Willem é um rapaz que esta perdido – aparentemente sua vida não tem mais sentido – e durante a narrativa o leitor vai entendendo realmente pelas coisas que ele passou ao longo de sua vida que o deixaram assim. Não defendendo dizendo que existe justificativa para algumas de suas atitudes, mas fica muito fácil de compreender ao saber mais sobre Bram e Yael. Sempre gosto de me colocar no lugar dos personagens e imaginar se eu faria algo que eles fizeram ou fazem e no caso de Willem eu também sairia pelo mundo (aliás, é um pequeno sonho que eu tenho: simplesmente fugir de tudo e eu nem se quer tenho motivos para isso. Sou mais egoísta que ele).

Em Apenas um Ano Willem gasta grande parte do seu tempo procurando por Lulu, a garota misteriosa que ele conheceu em Paris. Sua procura não é 100% literal. Apesar do personagem ir a lugares que possivelmente ela estaria ele acaba fazendo seu próprio caminho na jornada, a sua procura não fica apenas em Lulu mas principalmente na procura por si mesmo. Isso não fica evidente durante todo o livro, pelo menos não ao personagem; Mas acredito que os leitores percebem isso já de inicio (não sei dizer se desde o primeiro livro isso é evidente).

A jornada de Willem conta com ajuda de seus amigos, e com o tempo de pessoas que ele vai conhecendo pelo caminho. Kate é uma adorável surpresa, apesar de ser clichê como personagem… Sabe, aquela que sempre diz a coisa certa na hora certa? Até Yael, mesmo aparecendo tão pouco, tem um grande destaque na história. Não apenas por ser mãe de Willem, mas toda a sua carga cai por cima do personagem e da sua história.

Apesar de Apenas um Ano se tratar principalmente da busca de Willem por Lulu a sua real importância como história é do amadurecimento de um jovem entrando, de fato, para a vida adulta. Essa fase é muito é muito importante em nossas vidas e acabam nos definindo por grande parte de nossa jornada. Resta saber se para Willem vai ser bom ou ruim. Quais pedaços da sua vida precisam ser concertados.

Agora só preciso ler Apenas um Dia e conhecer um pouco de Lulu e entender de verdade o que essa menina tem que mexeu tanto com a cabeça do pobre moço. 🙂

A grande tristeza me pegou de surpresa. Há uma diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perda de verdade.

Precisa-se de certo tipo de ingenuidade, ou talvez de estupidez, para saber como as coisas terminarão e, mesmo assim, esperar pelo contrário.

Gayle Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen em que a maioria de seus artigos, centrada nos jovens e preocupações sociais. Mais tarde ela se tornou uma jornalista freelance para publicações como a revista Details, Jane Magazine, Glamour Magazine, The Nation, Elle Magazine e Cosmopolitan Magazine. Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo. De suas viagens, ela acumulou uma riqueza de experiências e de informações que mais tarde serviu como base para seu primeiro livro, um diário de viagem que você não pode começar lá a partir daqui: um ano na margem de uma Shrinking World. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity onde ela se baseia em um artigo que tinha escrito para a revista Seventeen. Seu mais recente romance If I Stay (Se eu ficar), fez Forman levar vários prêmios, entre eles o Indie Choice Award de 2010.
TC PNG
Sil
Anúncios

13 pensamentos sobre “Resenhas :: Apenas um ano

  1. Eu li Apenas um Dia em apenas um dia e AMEI a escrita da Gayle. Eu sou parte do grupo de blogueiros que detestou Se Eu Ficar e li Apenas um Dia totalmente sem expectativa, sendo assim surpreendido pela história arrebatadora. Me apaixonei pela Allyson e pelo Willem, mas ainda não consegui ler Apenas um Ano. Fico contente que você tenha gostado. Me anima a ler logo essa continuação.

    Beijos,
    Leo
    http://www.segredosentreamigas.com.br

  2. Amo de coração os livros da Gayle li Se Eu Ficar e estou mega ansiosa para ler Apenas um Ano. E sim sou aquela leitora que se enche de emoções. Eu super adoro ver as coisas por um ponto de vista diferente e o que parece é que Willem é um bom protagonista.

  3. Oi Sil, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e da sua coragem de ler o livro pelo segundo, porque mesmo sendo a mesma história do ponto de vista do Will, muitas coisas só da pra entender se tivesse lido o primeiro. Mas que bom, que mesmo o início tendo sido confuso por causa disso, você conseguiu gostar do livro.

    Adorei “Apenas um Dia” e a forma como a Ally cresceu ao longo do tempo e da procura por WIll, é realmente um livro de busca por conhecimento, autoaceitação e descobertas. Estou doida para ler a motivação do Will para ter sumido e conhecer mais sobre a vida dele e tudo o mais. “Apenas Uma Noite” eu nem considero um livro, é mais um conto.

    Não gostei da narrativa da autora em “Se Eu Ficar”, mas resolvi dar uma chance para ela e amei “Apenas um Dia” e espero gostar ainda mais desse, e também quero ler “Eu Estive Aqui”.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

  4. Ola lindona eu tenho um pé atrás com as continuações da Gayle amo a escrita dela por ser recheada de sentimentos, mas de novo acredito que errou na continuação, ainda não li, mas esperava a continuação seria o reencontro do casal e não a apresentação do mocinho, uma pena, Vou esperar o outro livro e irei ler fora da sequência. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com

  5. Oi, Silviane!
    Eu sou do time que não curtiu Se Eu Ficar, então fiquei bem relutante em pedir outro livro dela. Apenas um dia eu tenho do ano passado, mas ainda não li por isso, mas como um amigo disse que é bem melhor resolvi pedir Apenas um ano, agora só me falta tempo pra ler. rs
    Gostei da proposta da busca pelo autoconhecimento, espero me emocionar com Willem. E essa capa no estilo de Se Eu Ficar ficou bem melhor.
    Beijinhos!
    Giulia – http://www.prazermechamolivro.com

  6. Nem considerei trilogia, considerei mais uma duologia com um livro extra, já que Apenas uma noite tem pouco mais de 50 páginas… hehe… tenho um sério problema com a Gayle, adoro os primeiros livros e não curto as continuações. Amei Se eu ficar e odiei Para onde ela foi, amei Apenas um dia e não curti Apenas um ano, no início o Willem está irreconhecível e insuportável. Pelo menos ele melhora.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

  7. Oi, nunca li nada da autora e sinceramente não me interessei por Se Eu Ficar. Não sei se gostaria desse, talvez sim. Estou bem hesitante em ler algum livro dela e, provavelmente não lerei, apesar de até achar um pouco interessante, não foi tanto para me fazer querer, pelo menos um pouco, ler. Bjus.

  8. Oi Sil, tudo bem?

    Já comigo é diferente, eu não sou muito fã da escrita de Gayle (não gostei de Se eu ficar, mas adorei Pra onde ela foi). Mas mesmo assim tenho esses dois livros (Apenas um dia e Apenas um ano), e pretendo ler me breve, porém vou começar pela ordem (mesmo que alguns livros sejam independentes eu sempre prezo pela ordem de publicação) e espero não me decepcionar. Enfim, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

  9. Oi Sil, primeiro tenho que te dizer: VOCÊ PRECISA LER APENAS UM DIA. Apesar de “Lulu” não ser uma personagem tão cativante isso faria você entender melhor o que se passa no começo do livro, contudo você tem razão ler separadamente não causa tantos problemas e talvez tenha ajudado pq vc não conhece os dramas irritantes da Alysson. Acho que você e Willem não são os únicos que gostariam de cair no mundo e viver essa aventura, e os meus motivos são bastante egoístas também. Enfim, sou suspeita para falar sobre Gayle Forman pois a forma como ela desenvolve suas histórias consegue me despertar atenção, é tudo tão sutil e suave que sempre acabo adorando a narrativa. Apenas Um Ano não foi diferente, terminei a leitura roendo as unhas para ler Apenas uma Noite, mas nossa querida Novo Conceito ainda não tem previsão de lançamento até onde eu sei 😦

  10. Oi, Sil… tudo bem?
    Eu desisti da autora quando terminei ‘Para onde ela foi’. Os dois livros que li dela me decepcionaram um pouco, então achei melhor não arriscar um terceiro. Fico feliz em saber que você conseguiu ler ‘Apenas um ano’ sem ter lido ‘Apenas um dia’ (e, se não me engano, tenho um exemplar em casa… se você tiver interesse em trocar, me avisa e combinamos certinho). Infelizmente não fiquei interessada por Lulu e Willen, mas acho que para quem está lendo, deve ser um poço de emoções e, como você mesma disse, descobertas. Espero que o último volume seja tão bom como esse para você.

    Beijos,
    http://www.procurei-em-sonhos.com

  11. Olá, tudo bem?

    Apesar de gostar de livros que trabalham esse lado de amadurecimento e a transição para a fase adulta, confesso que tenho um absoluto pavor dessa autora HAHAHA. Li Se Eu Ficar e achei um livro tão tedioso e sem graça que quando passei um pouco da metade acabei abandonando a leitura, e olha que eu sou do tipo de leitor que “vou ler até o final só pra saber como termina”. Pelo menos as capas dos livros dela são lindas e vale a pena ter na estante. ^_^

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor – http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

  12. Eu havia lido outra resenha em que se comentava que apesar de continuação um do outro esse livro poderia ser lido separado. Eu não sei, não li nem um e nem outro mas estou doidinha pra ler algo da Gayle porque o filme se eu ficar mexeu muito comigo♥

  13. Tenho um grande medo de ler os livros Gayle Forman rsrs, as opiniões são tão divididas que me sinto muito receosa. Tenho apena um dia, na estante a um bom tempo e nunca tive coragem de pegar para leitura rsrs. Adorei a sua resenha, me deu uma certa motivação para encarar a leitura e partir para apenas uma ano.
    Bjss

    http://nosleitoras.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s