Início » Livros » Resenhas :: O Álbum

Resenhas :: O Álbum

 

o-album_mockupTítulo: O Álbum

Autor: Timothy Lewis

Editora: Novo Conceito

Páginas: 240

Opções de livro impresso: Buscapé

*Livro cedido em parceria com a Editora Novo Conceito

Sinopse: Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.

O Álbum é um livro de amor para quem não acredita mais no amor. Essa foi a conclusão que eu cheguei ao finalizar a leitura; E provavelmente foi a própria conclusão de Adam ao final da história. Um homem que teve um casamento desgastado pelo tempo e que procura respostas sobre amor e relacionamentos, provavelmente assim como eu – com crenças não muito confiáveis.

Inicialmente não comprei a história de amor de Gabe e Huck (não vou chama-la de Pearl), mas ao contrário de inúmeros livros que temos aquele amor a primeira vista e ao final da história não sabemos mais se os personagens, de fato, foram felizes para sempre em O Álbum nós sabemos que esse amor durou até o final da vida dos pombinhos. Portanto ao longo da história é muito fácil amar esse casal que tem tantas coisas em comum e me acendeu uma nova esperança para o significado de alma gêmea, algo que Huck acredita desde um acontecimento de sua infância (e que influencia muito a sua vida).

Aliás, o Senhor Jack (esse tal “acontecimento” tem nome e não conta como spoiler, pois aqui digo apenas o nome e não da para saber o que/quem realmente é Senhor Jack) foi muito bem inserido na história pois sem sua presença muitas coisas simplesmente não fariam nenhum sentido – na verdade não fazem, mas as explicações são aceitas a partir do momento que o leitor aceita Senhor Jack da mesma forma que Huck.

– Você é uma garota fascinante, Huck. Existe alguma coisa que não interesse a você?
– Mentes e corações fechados – ela respondeu, pensativa.

O livro é alternado entre a história de Gabe e Huck, ao longo de suas vidas, e Adam que para encontrar as respostas que tanto procura vai atrás de uma conhecida do casal. Apesar de estar numa fase da vida parecida com a de Adam eu não me apeguei nenhum pouco ao personagem, a impressão de que eu tive é que o autor se preocupou em mostrar muito mais sobre Gabe e Huck do que do personagem principal; Apesar disso eu torci muito para que ele encontrasse as respostas que tanto procurava.

Sei que disse que não comprei a história de amor do casal, porém eu gostei deles logo de cara (separadamente). Gabe é um homem divertido e com opiniões além do seu tempo assim como Huck que tem um humor que podemos chamar de ácido e ao contrário de muitas mulheres do seu tempo ela não aceita ser submissa ao seu companheiro – por esses e outros motivos que o casal se deu tão bem. Gostaria muito de poder comentar sobre como eles se conheceram e como foi o primeiro encontro, porém essa é realmente uma parte da história que na minha opinião pode deixar o leitor muito apaixonado ou cético em relação a história. Mesmo sendo algo simples e bonito é algo que pode causar diversas opiniões dependendo de cada um.

Cartão Postal

Foto Silviane | Cantar em Verso

A edição da editora conta com imagens de cartão-postal sempre que um capitulo de Gabe e Huck é iniciado. O livro não é muito longo e a fonte é agradável, da para passar umas boas horas na leitura que não ficara incomodo.

Lewis-Timothy4
Timothy Lewis escreve livros e peças de teatro. Professor de Escrita Criativa, ele também é locutor profissional, poeta, ator e compositor. A inspiração para “O Álbum” veio dos cartões-postais trocados por seus tios-avós durante 60 anos. Ele vive no Texas com a esposa.
TC PNG
Sil
Anúncios

16 pensamentos sobre “Resenhas :: O Álbum

  1. Esse é um dos livro que provavelmente eu pensaria umas duas vezes na livraria entes de comprar, acho que só pelo medo a historia realmente nem me agradar e eu também não havia lido nenhuma resenha do livro ainda nem mesmo a sinopse. Parece não vê-lo tão bem como casal, mais separadamente eles devem ter mais mente aberta.

  2. Oi Sil,, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, mas acho que não leria. Fiquei curiosa sobre esse Sr. Jack e parece que ele tem uma importância fundamental na história. Gosto de livros com ponto de vista alternados, pois não ficamos dependente de apenas uma visão.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

  3. Oi Sil, não sei muito bem o que pensar sobre esse livro ainda, tenho ele e não procurei saber muita coisa sobre a narrativa antes de ler, então quero agradecer pela resenha não revelar nada essencial. Vou tentar dar uma chance a ele em um futuro próximo, mas com tantas leituras para fazer eu to vivendo uma sofrência sem tamanho para dar conta. Mesmo assim acho que vou acabar gostando!

  4. Me arrependi de ter passado o livro pra colunista. rsrsrs Torcendo pra que seja uma boa leitura pra ela.
    Por mais legal que seja saber que os pombinhos ficaram juntos de fato até o final, dá uma dor no coração saber que eles morreram. Passei por isso em outro livro e chorei horrivelmente só porque a autora narrou a morte de um dos dois. É meio estranho pq a gente sabe que é o fim de todos nós, mas ler aquilo me deixou muito, muito mal. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia – http://www.prazermechamolivro.com

  5. Olá… tudo bem??
    Eu sinceramente não me senti cativada pela leitura desse livro por mais que seja um romance.. pela descrição do enredo, eu não iria curtir tanto… amo um romance, mas ele tem que me chamar atenção de alguma forma, mas em si… pelo que percebi você não curtiu muito a narrativa e nem acreditou muito no amor do casal, assim é complicado, porque pelo menos para mim, para que a leitura flua, é preciso que alguns dos personagens possam te chamar atenção de alguma forma… Xero!!!

  6. Ao contrário de você eu comprei a história de amor do casal e pra mim as coisas fizeram sentido, inclusive o Senhor Jack… rs… Mas é algo bem particular mesmo a reação a um livro. Acho que até pelo título a intenção era focar mesmo no casal e não no Adam, mas achei que a história que ele acabou descobrindo mudou pra sempre a vida dele. Acredito que cada um teve o espaço necessário e gostei muito da leitura, pena que sua experiência não foi boa como a minha.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

  7. Oi Silviane, tudo bem?
    Eu gosto da forma de narrativa alternada que esse livro traz, mas o enredo em si não chamou minha atenção, e ao concluir a leitura dessa resenha, percebi que fiz a escolha certa ao decidir por não fazer essa leitura. Achei a proposta morna, sem sal e não gostei do fato do personagem principal não ter recebido o destaque merecido, mas pelo menos o casal ressaltado convence.
    E você conseguiu me deixar curiosa pra saber como Huck e Gabe se conheceram.

    Beijos
    http://www.leiturasdapaty.com.br

  8. Dos três lançamentos da NC que foram da mesma época do albúm, esse livro foi o único que me chamou a atenção. Gostei da ideia da história de amor vista do lado de fora por outra pessoa somente através da correspondência dos amantes. Sempre gostei de romances nessa linha passado/presente e quando há cartas é ainda mais bacana. Lerei se tiver oportunidade.

    =* até

  9. Oi Sil, tudo bem?

    Eu lembro de quando esse livro foi lançado, mas acabei não solicitando ele. Depois de ler algumas resenhas, percebi que cometi um erro ao não solicitar, pois saber mais da história realmente gostei da premissa. Agora vou esperar uma promoção é vou comprar ele. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

  10. Ola Sil li a resenha desse livro em outro site e gostei da premissa dele, a capa está linda, estou bem curiosa com esse personagem que mudou todo o rumo da trama. Vou ler com certeza. Engraçado que as vezes personagens juntos não nos agradam, mas separados nos encantam. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com

  11. Oi, Sil… tudo bem?
    Eu solicitei esse livro mais pela capa do que qualquer outra coisa, mas já li algumas resenhas sobre ele e, apesar de ser uma história que parece ser emocionante, eu não estou muito no clima para lê-lo… Mas fiquei curiosa sobre o tal Senhor Jack… Quem será que ele é e o que mudou na trama?! Espero que ele desperte minha curiosidade logo xD

    Beijos
    http://www.procurei-em-sonhos.com

  12. Oi, já tinha visto o livro mas não havia me interessado muito. A história me chamou muito a atenção, já que não é como as histórias com casais super apaixonados e outras coisas, e que também nos ensina bastante(e olha que não sou muito de romances), os personagens também me chamaram a atenção, parecem ser do tipo que você gosta muito. Espero ler. Bjus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s