Início » Livros » Resenha: Star Wars Legends – Provação | Troy Denning

Resenha: Star Wars Legends – Provação | Troy Denning

Título: Provação
Série Legends – Star Wars

Autor: Troy Denning

Editora: Aleph

Páginas: 402

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Site da Aleph

Sinopse:Provação se passa 40 anos após o acontecimentos do filme STAR WARS – Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga STAR WARS em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia original.

Resenha

Primeiramente, recebi esse livro num época bem atarefada da minha vida, então minha leitura foi beeeem longa, cheia de pausas e acabei tendo uma visão cansativa do livro. Mas como seria injusto fazer uma resenha baseada nisso, resolvi ler de novo quando fiquei mais folgada e já tinha tirado a má impressão da cabeça.


Então, aqui vai o comentário que não pode faltar: tem spoilers! Pois é. A Aleph está lançando a série Legends com histórias do universo expandido de Star Wars e o primeiro foi Herdeiro do Império da Trilogia Thrawn do Timothy Zahn. Ele introduz alguns personagens não-cannon e Provação tem spoiler do destino deles :/

Sou uma completa iniciante nesse universo expandido, comecei a ler com os lançamentos da Aleph, então, sei de pouca coisa sobre ele, mas creio que a data de lançamento correta para esse livro seria depois do lançamento da trilogia completa do Zahn.

Bom, sobre a narrativa, ela é bem frenética. O tempo todo está acontecendo alguma coisa, os personagens principais estão sempre em grande perigo e tal. Deu a impressão que ele quis dar uma de George Martin e fazer o leitor sofrer pela angústia. Não acho que foi uma jogada certeira. A ação ininterrupta fica meio cansativa em certos tipos de enredo. Tipo esse. Claro que eu gostei de coisas do livro, tipo Leia usando a Força \o/ Agora ela é Jedi. Tem o Han sendo Han e pegando o spotlight da história dando uma de Indiana Jones (hahaha). Gostei também da descrição de dois dos antagonistas: são basicamente o estereótipo de alienígenas (não vou contar mais, apenas leiam e se surpreendam).

Temos alguns pontos fortes também: o autor usa e abusa da Força de uma forma que não vemos na trilogia principal. Deixou a trama mais interessante e exótica. Ele foi bem corajoso. E as descrições são muito boas. Dá pra imaginar sentir bem o clima do livro apartir dos cenários que ele criou. Isso é importante na experiência da leitura. Já li vários livros que (por ser em primeira pessoa, principalmente) pecam na ambientação e perdem de aproveitar o que poderia ser o highlight da história. Aqui isso não rola.

Sobre a edição: poucos erros de revisão, pelo que lembro esse foi o único Legends que teve isso. Mas são bem poucos mesmo. A diagramação tá impecável como sempre, mantendo o padrão dos outros livros. A millenium falcon é quem ilustra os capítulos dessa vez.  Foi a arte bonita até agora.

Finalmente… não é um livro que eu recomendaria aos amantes do universo, apenas a quem ainda não conheci muito. No quesito ”utilizar os elementos de Star Wars” ele é muito bom, então um iniciante se daria bem, mas tenho certeza que irritou os mais fanáticos.

E você, já leu? O que achou?

P.S.: Nesse livro tá todo mundo idoso, mas nos seus corpinhos jovens. Preciso da stamina deles. D:

TC PNG

Anúncios

3 pensamentos sobre “Resenha: Star Wars Legends – Provação | Troy Denning

  1. Não assisti nem li nada do Star Wars não sou o tipo de pessoa que le de tudo e qualquer coisa (mais ou menos) e então eu optei por não forçar de mais minha barra, mesmo sendo mesmo gênero favorito que o meu.

  2. Eu gosto muito de Star Wars mas só sei do que vi nos filmes. Não cheguei a ler os livros da série original então ainda fico um pouco perdida rs mas tenho vontade de ler esse livros que estão sendo lançados justamente por isso, porque imagino que tirariam muitas dúvidas 🙂

  3. Oi, confesso que nunca assisti nem li nada de Star Wars, mas estou super ansiosa para ler algo. Acho que vou gostar muito e, com esses livros que estão lançando agora, espero ler logo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s