Início » Livros » Resenhas :: Distopia + Pré-Venda

Resenhas :: Distopia + Pré-Venda

Título: Distopia

Autor: Kate Willians

Editora: Arwen

Páginas: 384

* E-book cedido em parceria com a autora (sem revisão)

Sinopse: Um sistema incorruptível… Onde crianças são isoladas no regimento militar aos sete anos. Aprendem a atirar e a matar… Perdem sua inocência. Um mundo dividido entre os Governados e os Governantes… De qual lado você está?
“Não estamos vestidos para lutar… Assim como nunca estaremos vestidos para morrer…”
Bom, em primeiro lugar eu devo dizer que achei um pouco… curioso colocar o nome do livro de Distopia e no inicio nem se quer tinha gostado, porém logo que terminei a leitura do livro entrei em contato com a autora e fiz alguns questionamentos e então ela me explicou sua dificuldade em encontrar um nome que caracterizasse tanto o livro quanto Distopia, e o que a fez defini-lo foi esse artigo do InfoEscola.

Distopia é simplesmente um livro fantástico, apesar de não ter nenhuma grande novidade em comparação com as distopias atuais. O que realmente difere esse livro e que o faz ser único é a forma como Kate coloca em pauta o assunto. Nele temos uma sociedade que vive em uma ditadura militar (dividida em Norte, Sul, Leste e Oeste), onde as crianças (independente do sexo) são obrigadas a ir para treinamento ao completar sete anos de idade. Não vou me estender em falar sobre o plot pois se a própria sinopse faz mistério com isso não sou eu que vou estragar com possíveis spoilers. Logo no prologo Kate faz questão de esclarecer alguns pontos da história que não é mostrada ao longo do livro, portanto não ficamos com duvidas sobre o funcionamento dessa sociedade após o termino do livro.

Apesar de não ser muito fã de livros narrado em terceira pessoa devo admitir que gostei bastante da escolha da autora; mesmo a narração sendo sempre focada nos personagens principais – Laura e Thiago – temos uma ideia muito maior dos acontecimentos com os personagens secundários.

Laura é a filha do Coronel do Norte e mesmo sendo contra todas as regras imposta pela sua sociedade tem que aceitar calada a situação, afinal quem vai contra as regras nunca tem um final feliz. Thiago é um governado que também é contra as regras e sonha em um dia mudar as coisas. Nenhum dos dois personagens tem aquela síndrome do heroísmo pois são dominados pelo medo e isso torna a obra mais interessante, afinal quem nunca leu algo do gênero e não se sentiu irritado ao ver que a protagonista salva o mundo com apenas dezesseis anos de idade? Apesar de estar acostumada com isso (e ter esperado isso de Distopia) é muito bom ver que a autora deu prioridade em desenvolver os personagens ao longo do livro antes de torna-los heróis na sequencia (a autora confirmou que está trabalhando na sequencia do livro entre outras novidades).

Da mesma forma que ela evitou o heroísmo também evitou o amor avassalador dos personagens. Sabemos, obviamente, que Laura e Thiago terão uma história de amor mas para quem adora ver um romance nos livros do gênero vai se decepcionar um pouco, com tanta coisa acontecendo não da tempo para o leitor shippar esse casal; Mas Kate nos compensa com personagens secundários* incríveis. Temos os amigos de Thiago que são engraçados, o instrutor que acaba tomando o papel de pai para essas crianças, o próprio Coronel do Norte e a família de Laura em geral (principalmente seu irmão Stephen <3). Mas meu personagem secundário, que se tornou meu preferido, foi o filho do Coronel do Sul. Ele aparece rapidinho mas acabou me conquistando, mesmo sendo um pouco abusado. Acredito que os leitores não vão gostar muito dele, mas eu sou do contra hehe!

O livro não é longo e a narrativa de Kate facilita muito a leitura. Temos capítulos do tempo atual e o Interlúdio que são flashbacks de Laura e Thiago e dessa forma é mais fácil ligar os acontecimentos da infância com acontecimentos da adolescência e principalmente entender os motivos dos personagens secundários ao tomar alguma atitude. Da mesma forma que comentei com Kate, faço questão de dizer aqui: O final foi algo que me incomodou um pouco, pois senti que ao longo da história algo muito grande viria à acontecer (a revolta). De fato temos a revolta mas ela dura pouquíssimas páginas e mesmo que as crianças não seja o ponto principal dela eu esperava mais lutas e baixas. Mas okay, como Kate me explicou haverá continuação e esse livro foi apenas para introduzir o leitor nesse universo.

Então, amantes de distopia e aventura em breve a editora Arwen irá lançar esse livro e estou convocando vocês para ler. A obra também conta com outros temas como amizade, ética, moral, e até homossexualidade.

Os soldados logo irão bater à porta e não me sinto preparada. Por mais que encare meu reflexo no espelho, não consigo me enxergar. Desde criança, ensinaram-me o valor da honestidade, gratidão e nobreza, porém, quanto mais os anos passam, mais vejo que, por trás de todas aquelas palavras amigáveis, o que eles realmente queriam era que eu fosse criada para me calar.

Garanta seu exemplar na pré-venda (clique na imagem para ser direcionado até a ARWEN STORE).

TC PNG

Sil

Anúncios

6 pensamentos sobre “Resenhas :: Distopia + Pré-Venda

  1. Pingback: Wattpad :: Debaixo Das Minhas Asas [+ novidades] | Cantar em Verso

  2. Pingback: Resenha :: A Fada Madrinha | Cantar em Verso

  3. Pingback: Lançamentos :: Editora Arwen | Cantar em Verso

  4. Ainda não tinha ouvido falar desta distopia. Mas confesso que não me chamou muita atenção…me pareceu só mais do mesmo =/ mas vou esperar mais críticas e ver se o livro dois dá mais espaço pra inovações.

  5. Oi, desde que conheci o livro estou louca para ler. Amo livros de distopia e também livros nacionais, e gosto muito quando os personagens do livro, mesmo sendo secundários, são incríveis. Tenho certeza de que vou gostar. Bjus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s