Início » Livros » Resenha :: Doutor Sono | Stephen King

Resenha :: Doutor Sono | Stephen King

Título: Doutor Sono

Autor: Stephen King

Editora: Suma de Letras

Páginas: 472

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Submarino

Sinopse:Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o “Doutor Sono”. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.

Resenha

Como é com toda sequência de algo muito bem feito e famoso, fiquei com receio de me decepcionar com Doutor Sono. Bobeira minha. É Stephen King, afinal, e este homem é incapaz de escrever algo ruim mesmo querendo.

Portanto já começo dizendo que os fãs de O Iluminado podem ficar tranquilos e correr para ler Doutor Sono sem medo. É quase obrigatório, na verdade. 😛

Essa é uma das histórias mais densas que li de King. Especialmente porque envolve um dos melhores enredos dele e o tipo de trama que dificilmente aparece bem escrita. E, claro, porque tem como personagem o Danny, que para quem leu o livro anterior, é meio que um xodó. E aqui vemos o garotinho confuso tendo se tornado um homem tão atormentado quanto seu pai (e por causa dele). As lembranças do que enfrentou no Hotel Overlook deixaram marcas profundas na psiqué de Danny e por isso ele se tornou um alcoólatra temperamental exatamente como o pai. Vemos Danny fazendo péssima escolhas numa mini trama que nos faz considerar novamente algumas coisas sobre Jack Torrance. Vemos que Danny se tornou uma sombra do que era antes, com seus poderes ”enferrujados”. Enfim, ele consegue um emprego numa casa de repouso e aí é que começa a sua história de Doutor Sono. Ele passa a ajudar os idosos no momento de sua morte. Achei que as cenas descritas nesse ponto foram muito delicadas e bem colocados pelo King. É muito bom ver que ele consegue ser bom escrevendo qualquer coisa. Deu um tom muito mais humano ao livro.

Apesar da bebedeira, vemos que Danny se tornou um adulto muito parecido com o menininho de O Iluminado: Amigável e amoroso. Inclusive ficamos sabendo que sua amizade com Dick (o outro iluminado que era cozinheiro do Overlook) durou anos. Bom, Danny torna-se o consolo para os velhinhos da casa de repouso e ele havia, relativamente, encontrado uma certa paz, até que começou a receber pedidos de ajuda de outra iluminada, que é tão forte ou até mais do que Danny era: Abra Stone. Ela é uma menininha de 12 anos que está sendo perseguida pelo Verdadeiro Nó. E é esse grupo que garante a densidade e tensão da história. São nômades imortais. Isso mesmo. Um tipo de vampiro que viaja pelo país procurando por crianças iluminadas. Por que? Eles se alimentam do vapor que essas crianças soltam quando morrem e este é especialmente delicioso quando elas estão em dor extrema. Ou seja, esses vampiros alimentam da alma de crianças iluminadas após torturarem-as. E Abra é a próxima vítima. A iluminada mais forte que já sentiram. E só Danny pode ajudá-la. O livro então passa a ser meio que uma batalha mental entre Danny, Abra e a líder do Verdadeiro Nó.

Obviamente temos mini tramas pontuadas aqui e ali, como sempre tem nos livros do King. Outros personagens aparecem, com boas histórias e igualmente bem caracterizados. Doutor Sono fez muito bonito. E sendo sincera: minha leitura foi muito mais rápida e interessada nesse livro do que no primeiro. Há algo que te prende melhor. Acho que o suspense sempre ganha do terror na hora de conquistar o leitor. E é basicamente isso que DS tem. Você fica o tempo todo ligadão, horrorizado e torcendo por Danny, muito mais do no livro 1, que era até meio claustrofóbico e menos direto ao ponto. E o grupo de vampiros me pareceram vilões melhores também.

Quero comentar também sobre a nota do SK no final do livro: ele deixa que não considera o filme de Stanley Kubrick como uma boa adaptação. Ele deturpa as características do Jack e não apresenta bem o que o King quis dizer. Então, caso queira ler Doutor Sono, para uma melhor experiência, leia O Iluminado primeiro.

Sobre a capa: Só percebi que a Rose tá nela depois de ver a capa em HD. KKKK E só entendi a escolha do design depois de ler o livro. Aê tudo fez sentindo.

Sobre a edição: muito satisfatória. Se achei erros de revisão, não me lembro deles. A diagramação é simples, mas não tinha necessidades de floreios mesmo. Tradução muito boa. Tá filé.

Enfim, Doutor Sono entrou para minha lista de melhores já lidos e é uma continuação mais do que à altura para um dos maiores clássicos literários do terror.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Resenha :: Doutor Sono | Stephen King

  1. Pingback: TOP: 10 Melhores Leituras de 2015 | Cantar em Verso

  2. É tão bom saber que o Doutor sono foi uma continuação bem sucedida ^^ isso me deixa bem mais tranquila porque desde que saiu a noticia que o King ia lançar a continuação do Iluminado eu tremi a base porque adoro o livro, adoro mesmo, é um dos meus terrorzinhos favoritos ♥ Tô curiosa pra saber o que significa essa capa mas como você disse que tá na história…não vejo a hora de ler!

  3. Oi, estou lendo meu primeiro livro do autor, Sombras da Noite. Já li a resenha de O Iluminado e fiquei querendo muito ler, parece ser muito bom mesmo, principalmente porque quero conhecer o Dan. Amo livros de terror e espero ler logo outro livros do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s