Início » Geral » De olhos, bocas e ouvidos bem abertos

De olhos, bocas e ouvidos bem abertos

Fala Galera!

Hoje resolvi fazer um post diferente. Vivemos em uma era que todos podem escrever o que bem entendem e quando bem entendem e sabemos que nem sempre foi assim.

O Brasil passou por um período bem complicado ao que diz respeito a LIBERDADE palavra essa muito bonita e cheia de significado.

Durante a vigência do AI 5 que durou dez anos (1968 -1978) tivemos uma lista enorme de obras artísticas que foram vetadas por completo ou parcialmente para atender assim ao que os responsáveis julgavam ser o correto. Durante esse tempo, cerca de 500 filmes, 450 peças, 200 livros e mais de 500 letras de música foram proibidas, sem contar as novelas e a censura ao jornalismo. E nesse pequeno post destaco alguns que merecem respeito por terem sobrevivido mesmo após passar pela fase manchada do nosso país.

Para não dizer que não falei das flores

A canção de protesto do cantor Geraldo Vandré, tornou-se a mais cantada pelos manifestantes, se tornou um hino após ser vetada pela censura brasileira e fez com que a sociedade despertasse para lutar por mudanças.

Roda – Viva

Escrito em 1968 a peça de Chico Buarque, que estava sendo encenada no Teatro Galpão, foi invadida por cerca de 100 integrantes do Comando de Caça aos Comunistas (CCC), os atores foram agredidos e o cenário destruído.  O espetáculo é um musical e conta a história de um cantor que decide mudar de nome para agradar o público. Mas nas entrelinhas, a peça criticava o governo do país e por isso foi censurada.

Laranja Mecânica

O fantástico e famosíssimo filme de Stanley Kubrick sofreu muito antes de conseguir ser exibido nas telas brasileiras Foi barrado na época do governo Médici em 1971 e só foi ao ar 1978 e mesmo assim com tarjas cobrindo quarquer coisa que se ligasse a nudez do filme.

Apesar de você

Realmente o Chico Buarque foi muito censurado durante essa fase. A música “Apesar de você” também sofreu censura. O cantor havia voltado a pouco do auto exílio na Itália quando lançou a música. Um fato curioso é que apesar da música ser uma crítica direta ao governo, ela chegou a ser liberada e depois quando o sucesso alavancou, todos os LPs foram recolhidos.

Feliz Ano novo

Rubem Fonseca escreveu no ano de 1975 “Feliz ano novo. Ao todo o livro reúne cinco contos, com personagens urbanos que se envolviam em situações de extrema violência. Após um ano e 30 mil exemplares vendidos, o ministro da Justiça Armando Falcão proibiu a venda dos livros.

_________

Além dessas outras obras como Zero de Ignácio de Loyola Brandão; Dez histórias imorais de Aguinaldo Silva;  Em câmara lenta de Renato Tapajós e Mister Curitiba de Dalton Trevisan são exemplos literários que foram barrados em uma fase que falar era muito perigoso. Façamos proveito desse momento em que vivemos e vamos dar a devida importância ao fato de sermos livres para ler e escrever aquilo que bem entendemos.

Anúncios

Um pensamento sobre “De olhos, bocas e ouvidos bem abertos

  1. Minha professora havia me falado sobre isto, e acho que liberdade deve ser sempre bem aproveitada, pois tem pessoas que são livres e vivem como se estivessem no lixão. Adorei as obras citadas, não as conhecia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s