Início » Geral » Artigo Original » Experiência de leitora: comprei um leitor digital!

Experiência de leitora: comprei um leitor digital!

Oi, gente! Não é de hoje que os e-readers (ou brasileiramente falando os leitores digitais) invadiram o nosso país e tem se tornado cada vez mais populares, até mesmo entre os bookaholics mais antiquados, não só aqui no Brasil como também pelo mundo. A praticidade, o conforto e até a facilidade de se ter uma infinidade de livros bem na palma da sua mão, são alguns dos benefícios inclusos em se obter um leitor digital. Mas peraí. Para tudo. E os livros físicos? E sentir o cheiro do livro, pegar, sentir a textura das folhas? Todo bom leitor, assim como eu, mantém essas questões na cabeça e por isso muitas vezes reluta em aceitar que há sim a possibilidade de aliar a experiência de leitura do seu leitor digital e também do seu livro físico. Não é porque você comprou um e-reader que você não pode comprar o livro físico também! Tudo é questão de equilíbrio, gente. Então, vamos lá falar mais um pouquinho especificamente sobre o meu leitor digital e a minha experiência como leitora, que até agora tem sido MUITO positiva. ♥

B612-2015-06-24-13-12-38 (3)

Há dois anos em média que eu venho estudando a possibilidade de comprar o meu leitor digital, mas só comprei ele no mês passado. Depois de muito estudar especificações técnicas, qual seria o mais viável pra mim que gosto muuuuito de ler e queria algo com bom custo x benefício, e que também me transmitisse uma tranquilidade em relação à qualidade do produto, o e-reader que eu escolhi foi o LEV com luz, lançado pela Saraiva recentemente. Vamos falar um pouquinho dele?

O LEV pesa apenas 190g e tem capacidade de armazenamento interno para em média 4.000 títulos, e se você achar necessário, também pode expandir essa capacidade usando cartão microSD. Ele tem conexão Wi-Fi, uma funcionalidade chamada pdf reflow, que faz com que arquivos em pdf se adaptem ao aparelho de forma com que fiquem semelhantes a uma página de livro (sabe como é chato ler pdf no computador, celular ou tablet, né gente? Tem que ficar arrastando a tela pra cá e pra lá pra poder ler tudo, ou seja, um saco. O LEV tem essa funcionalidade que “transforma” o pdf deixando ele todo organizadinho, no enquadramento de uma página, o que é super legal), é personalizável, possui touch screen e tem duas opções: o com luz (R$ 399,00) e o sem luz (R$ 299,00). O com luz você pode ajustar a iluminação de acordo com o ambiente, e inclusive você pode desativá-la, também. A bateria dura 4 semanas em uma média de 30 minutos de leitura por dia.

As outras opções no mercado e não muito diferentes em especificações técnicas são o Kindle e o Kobo, que são vendidos pela Amazon e pela Livraria Cultura respectivamente. Como não tem Livraria Cultura na minha cidade, achei mais cômodo (e confiável), comprar um produto que eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, mesmo já tendo visto um Kobo de pertinho, o contato que tive com o LEV foi bem maior, e por isso tive tanta segurança para comprá-lo.
lev

Olha como ele é fofo, gente ♥ @cantaremverso

Agora, depoimento de leitora: a experiência de ler muda muito com o leitor digital? 
É óbvio que inicialmente é bem diferente. Como assim, não tem página pra passar? Acho que foi a coisa que eu mais senti falta, aquele prazer que é passar a página, fechar um livro terminado e contemplar aquela capa de uma história maravilhosa e que você simplesmente amou, mas como eu disse, tudo é equilíbrio! Não é necessário nem obrigatório parar de comprar livro só porque adquiriu um leitor digital! Hoje eu doso mais as minhas compras de livros, realmente, mas acabo comprando aqueles principalmente necessários e que eu curti mais a leitura, pra ficarem os amados ♥ na estante. O que eu também tô amando é ler aqueles livros de 1.000 páginas sem ter aquele trabalhão de levar na bolsa, ou a tiracolo, e ficar morrendo de medo de machucar o coitadinho (tipo os livros do George R. R. Martin e do Stephen King). Hahahaha. Se valeu a pena? Super valeu! Não me arrependo nenhum minuto de ter investido no meu amado e-reader e recomendo que é uma experiência válida pra todo leitor que lê MUITO, pois a facilidade, mobilidade e funcionalidade de um leitor digital vai fazer com que suas leituras tornem-se muito mais dinâmicas e rápidas (a gente nem percebe quando chega no final do livro e fica lá tentando passar a página). Experiência positiva? 100%!

 

Se restou alguma dúvida sobre leitores digitais que eu possa responder, ou alguma pergunta que vocês gostariam de fazer, até mesmo se quiserem falar sobre a própria experiência individual de vocês com o e-reader, fala aqui embaixo que eu vou adorar ler e responder, tá? 😉 Me falem a sua opinião sobre os e-readers também! Um beijo e até a próxima!
Fran
Anúncios

19 pensamentos sobre “Experiência de leitora: comprei um leitor digital!

  1. Olá, tudo bem?
    Eu ainda sou meio resistente a leitura digital. Sei da sua importancia no mercado editorial hoje em dia, mas ainda prefiro os livros físicos. Experimentei uma vez o de um amigo e como você disse, tem aquela coisa dos iniciante. (como assim não tem página para virar?). Mas quem sabe com o tempo eu não pegue o costume. Farei um post quando um dia comprar um e espero ver você lendo sobre rs

    Beijos
    Academia Literária-DF

  2. Olá, tudo bom?
    Todo mundo tem uma experiência positiva com a leitura digital.
    Eu ainda estou com o pé atrás hahaha eu gosto muito de meus livros, mas acho que vou ter que pensar nessa possibilidade, pois não tenho mais espaço nas prateleiras. É uma pena!
    Eu tenho uma amiga que tem e que ama!
    Ela fala principalmente sobre a praticidade de levar um livro que tem muitas páginas no aparelho dela. Que é perfeito para viagem e etc hahahaha
    Gostei muito de ler sobre a sua experiência!
    bjs

    http://www.horadaleitur.blogspot.com.br

  3. Tenho um leitor digital, o Kindle, e adoro! O meu é um que nem chegou a ser vendido no Brasil e agora está fora de linha, tem acesso 3G à internet no mundo todo, e isso foi útil demais pra mim quando fui pra Itália! Me adaptei completamente, acho que o que mais gosto é poder escolher o tamanho da fonte, não preciso mais sofrer com fonte pequena e páginas brancas! rs… E também acho que é um equilíbrio, não é porque tenho o e-book que não posso comprar os livros preferidos para colocar na estante mesmo.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

  4. Olá…
    Eu tenho a pretensão de comprar um e-reader pra mim… mas estou fazendo uma pesquisa minuciosa assim como você fez… eu já leio pelo celular através do aplicativo Kindle… e a experiência é muito boa… geralmente leio livros que sei que não vou comprar, a não ser que eu goste tanto que termino comprando o livro físico, para ficar lindo na estante… a praticidade é melhor com certeza, ainda mais quando se trata de livros pesados… hoje em dia eu vejo um diversificação de leitores… e cada vez maiores… tanto com leitor digital e com livros fisicos e me sinto tão orgulhosa rs…. Xero!

  5. Olá, tudo bem?

    Achei bem bacana a ideia do post, pois muita gente fica na dúvida ou tem curiosidade de saber como é a leitura por um e-reader e tudo mais, por isso, parabéns pela iniciativa. Eu particularmente já tive a chance de conferir e não gostei. Acho que foi porque estou acostumado com meu tablet, e tudo mais. Lá eu comprei um app de leitura chama Mentano Reader e é ÓTIMO, pois permite que você deixe a tonalidade da página amarelada, igual aos livros mesmo, e isso é excelente para quem lê por muito tempo, pois folha branca é as trevas na forma de papel HAHAHA. Que a nova aquisição te proporcione ótimas leituras!

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor – http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

  6. oi fran,

    Vocé arrasou!!!
    Explicou direitinho até quem não quer comprar, vai querer agora.
    Eu sou muito apaixonada pelo meu Lev!!! Digo e repito para todos, que devem ter. É sensacional, lindo e leve.

    Beijão querida

  7. Fran, na bienal do livro do ano passado eu tive contato com o LEV, achei ele ótimo! Eu tenho o kindle, e ele é amorzinho da minha vida, eu tinha dúvidas também, mas eu gosto muito mesmo do meu e-reader. Como você disse é equilíbrio, eu tenho vários livros que eu li em e-book e acabei comprando o físico porque quando eu gosto de verdade de um livro eu preciso do físico! Acho que a tecnologia pode complementar o clássico.

  8. Oi Fran, imagino como dever ser ótimo poder carregar todos os livros amados sem ter peso na bolsa. Eu ainda não adquiri meu e-reader mas ainda não me sinto ansiosa para fazê-lo. Claro que pretendo ter um no futuro mais por enquanto vou permanecendo com meus livros físicos. Gostei de saber mais sobre o LEV.

    Bjs, Glaucia.
    http://www.maisquelivros.com

  9. Oi Fran, comprei um e-reader recentemente e tenho adorado a experiência, o mais vantajoso na minha opinião é que parece que a leitura flui mais rapidamente, acredito que a contagem de tempo restante para leitura auxilia nisso, pois sempre estabeleço uma meta de leítura baseado no tempo total de leitura da obra. Além disso, é excelente no quesito peso, como vc mesmo disse. O meu é um kindle e tenho adorado conhecer as funcionalidades dele aos poucos. Enfim, o único problema é que mesmo tendo comprado o livro não sinto como se tivesse ele de verdade, é louco eu sei, mas… rsrsrs

  10. Oi, Francielle!
    Eu sou uma defensora ferrenha dos e-readers. Queria um Kobo, fui à Cultura, escolhi o meu, pedi pra trazerem de fora… e quando chegou era um Kindle Paperwhite. Na época eu fiquei meio chateada, mas hoje dou graças a Deus pelo engano. Amo o meu neguinho, e esse erro foi bom pra eu poder baixar/comprar os livros dos autores nacionais independentes. Gosto do cheiro de livro e de tê-los na minha estante, mas minha experiência de leitura no e-reader é infinitamente melhor: mais rápido, confortável e prático.
    Beijinhos!
    Giulia – http://www.prazermechamolivro.com

  11. Ola Fran tenho o Kobo há uns dois anos e menina não vivo sem, lógico que continuo amando os livros físicos, ainda os abraço e cheiro rsss. Mas a praticidade de um leitor digital é incontestável, leve carregamos centenas de livros na bolsa perfeito, é leve , podemos ler na cama sem incomodar ninguém com a luz. Eu amo meu leitor. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com

  12. Oi Fran, tudo bem? Acho que sempre é bom investir em um e-reader, pela sua praticidade. Quando eu fui viajar, eu não levei nenhum livro físico, mas levei o e-reader e consegui ler 5 livros em duas semanas, o que não teria acontecido com livro físico, até porque eu não levaria 5 na minha bagagem.

    Enfim, todos eles tem as especificações bem parecidas, mas o que eu achei bem legal no LEV é a parte do PDF Reflow mesmo, é bem chato ler em PDF e mesmo que a gente converta em epub ou mobi, para ler no Kobo e no Kindle, não fica bom… e quando coloca diretamente nele, ele fica com formato de imagem. Mas fora isso, estou bem feliz com o meu Kobo, que também tem luzinha internet e como acabei comprando em uma promoção, ficou bem em conta.

    Ainda não aderi totalmente, ainda leio muito mais em papel do que nele, mas aos poucos estou me acostumando cada vez mais. Mas claro, nunca deixaria meus livros físicos de lado :). Tem alguns que a gente necessita ter na estante, não é!? Rsrs.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

  13. Oi Fran.
    Sempre gostei muito da ideia de poder levar mil livros dentro de um aparelho tão pequeno. Mas ainda não consegui ser conquistada pelo e-reader. Já li vários ebooks em tablet, celular e até computador mas não sei se chegaria a investir em um e-reader porque ainda prefiro a leitura no livro físico. Mas com certeza ainda quero ter a experiencia com um e-reader e quem sabe eu seja conquistada pela leitura digital?
    Beijos
    Carol
    http://www.sobrvicioselivros.com

  14. Olááá!

    Sempre fui contra leitores digitais, seeempre! Meu namorado meu atormentava a vida falando sobre eles. Daí comecei o blog e muitas parcerias por pdf e ebooks, decidi comprar um. Comprei um Kindle e AMO! a unica coisa que eu não gostei foi o fato de depois de 1 ano meu USB queimou e eles não vendem separado 😦 daí comprei um normal.

    Acho muito mais pratico e mais confortavel de se ler, principalmente no escuro.
    Gostei muito da sua experiencia e bem vinda ao mundo digital.

    Beijinhos,
    http://www.entrechocolatesemusicas.com

  15. Oi!
    Eu tô querendo comprar um e-reader porque pra carregar livro pesado pra faculdade é foda! Aliás, com o tanto que tenho que andar pra chegar no ponto, qualquer livro é foda de carregar hahaha
    Enfim, tô beeeem em dúvida entre o Lev e o Kindle :/ confio muito na Amazon, mas pelo que vi o Lev é mais barato (e talvez seja mais leve, rs – piadinha infame)
    Enfim, vou dar uma pesquisada porque isso de ler no celular já me irritou!
    Bom saber que curtiu o Lev e que ele tem iluminação ❤ ❤ sem chance ler no ônibus sem luz!

    Beijos,
    Duas Leitoras

  16. Aiiii ❤
    Sou fã de e-reader (tenho Kindle) e acho que todos deveriam ter um (claro que nem todo mundo pode, infelizmente as coisas por aqui estão bem caras e comprar lá fora além de complicado tb tá saindo caro com a alta do dólar).
    Sempre quis saber mais sobre o LEV, sempre o vejo na Saraiva e dou uma mexidinha pra testar rs. É bom saber que temos mais opções boas por aqui, além do Kindle e Kobo.
    Não vejo tantaaaaaa diferença em ler pelo e-reader e o físico, claro que amo o cheirinho e pegar no livro propriamente dito, mas há momentos em que um e-book ajuda muito e torna a vida mais fácil e menos pesada rs. Minha estante está lotada, então estou dando um tempo dos livros físicos e adquirindo mais e-books.
    Que bom que sua experiência com o LEV foi boa, ainda não havia visto ninguém comentar sobre ele. Espero que continue assim e que aproveite muitooo a leitura digital ❤

    Bjs,
    Andresa
    http://leiturasefofuras.blogspot.com/

    • Oi!
      Além da minha estante estar lotada, eu simplesmente não tenho mais onde enfiar livros. Hahahaha. O LEV foi minha alternativa de continuar lendo sem precisar investir numa estante nova, por enquanto. Realmente, no início a gente estranha, mas depois é só amor e eu também sou a favor de que todos tenham um leitor digital. ♥

      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s