Início »

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

medium_959

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

Autor Aldous Huxley

Tradução Lino Vallandro

Páginas 312

Editora GLOBO

 

O nosso mundo já é o Admirável Mundo Novo, apesar de limitado a determinadas áreas e suas diferenças e castas serem bem drásticas.

Cada um ocupa um lugar na sociedade e raramente há mobilidade entre elas. Pela pobreza e alimentação exígua, além da saúde precária e metodicamente controlada para cada tipo de riqueza, o ser humano contemporâneo já vive no mundo de Ford.

Distopias que tratam do futuro e regimes totalitários como a Xangri-lá, ou ainda 1984 no mundo do Big Brother, enfim, estão em ação.

A era é pós Ford e o que se passa é um avançado do capitalismo em que se manda produzir e consumir. Gira a economia mesmo que não haja necessidade da muita coisa produzida e consumida; a utilidade dos produtos, se não são imediatamente videntes, assim se tornam por ação de muita propaganda.  A mídia afirmará da necessidade absoluta deste ou daquele shampoo, ou roupa ou viagem, ou hotel. A Educação e a Mídia serão os formatadores de mentes. O importante é produzir e consumir. Se há necessidade de destruir a natureza para continuar produzindo, assim se fará, como fazia Vargas no Brasil para aumentar o preço do café. Uma safra gigantesca, maior que o Pão de Açúcar, sendo queimada pelo bem da santa economia e do lucro. Em nome de Ford.

A sociedade é condicionada para que cada um saiba de seu lugar. Hoje isso já acontece apesar de que as pessoas achem que decidem, por si sós, as carreiras que seguirão e a cor da roupa que desejarão comprar. Lêdo e Ivo engano, como diria Millôr. Tais valores já veem manipulados e são programados em nossas mentes desde a tenra infância. As editoras fazem o mesmo para venderem seus pobres livros pasteurizados. O que importa é vender e fazer o mercado girar. A máxima de ler menos e melhor não combina com a lei de mercado.

No caso do ‘Admirável Mundo Novo’,  temos uma distopia que se implanta sem o uso de força. Mas, sim do incentivo pavloviano. Comportamento e psicologia. Se obedecer ganha. Sabe muito bem disso o psicólogo de empresa que faz de tudo para que o seu paciente continue trabalhando, pois, defende, antes de tudo, o dono da empresa e não o empregado que pode verdadeiramente sofrer com as metas a serem cumpridas?

O “Soma” é a droga que induz as pessoas a se sentirem felizes e reequilibradas frente a conflitos; na sociedade “Soma” são os clubinhos de funcionários e as drogas licenciadas como cigarro e álcool, que todos hipócritas aceitam, enquanto se ferem moralmente frente a outras.  O que importa é apagar o fogo instintivo do ser humano. Diminuir o  stress. Torná-lo dócil e feliz.

Conformação e formatação.

Na época de 1930 o livro já era um libelo e alerta contra o fascismo e qualquer outra ideologia totalitária.

Disse Huxley na edição de 1947:

“Vendo bem, parece que a utopia está mais próxima de nós do que se poderia imaginar há apenas quinze anos. Nessa época coloquei-a  à distância futura de seiscentos anos. Hoje parece praticamente possível que esse horror se abata sobre nós dentro de um século. Isto se nos abstivermos, até lá, de nos

explodirmos em bocadinhos.(…)”.

Sociedade de castas, bebês de laboratórios, desenvolvimento embrionário controlado, clonagem, engenharia genética, enfim, um futuro onde aberrações como Shakespeare, sexo e palavras ofensivas e obscenas como ‘pai e mãe’ são suprimidas dos dicionários e são passíveis de chacotas e risos.

Admirável Mundo Novo, em a Tempestade de William Shakespeare.

Anúncios

Um pensamento sobre “ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s