Início » Livros » Resenha: Star Wars Legends – Kenobi | John Jackson Miller

Resenha: Star Wars Legends – Kenobi | John Jackson Miller

Título: Kenobi

Autor: John Jackson Miller

Editora: Aleph

Páginas: 522

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Livraria Cultura

Sinopse:A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo… menos a esperança.
Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia.

Resenha

Kenobi é mais um livro da série ”Legends” de Star Wars lançado pela Aleph numa edição mais do que impecável. Ela mantém o padrão iniciado em Herdeiro do Império (primeiro livro da trilogia Thrawn, com resenha aqui no blog) com detalhes em cor e gravuras antes de cada capítulo. É realmente uma edição muito bonita, com personalização de capa e contra-capa fazendo alusão ao universo.

De primeira eu achei que Kenobi seria a continuação da trilogoa Thrawn (que burra, dá zero pra mim) depois notei que o autor era diferente e a sinopse não se encaixa com o final de Herdeiro do Império.

Este livro conta a história de Obi-Wan, nos anos que se passam entre os episódios III e IV da franquia e narra com ele se tornou aquela figura misteriosa e solitária. Devido a seus sentimentos conflitantes após a luta contra Anakin Skywalker e a dúvida sobre o que fazer com a esperança do universo, o pequeno Luke, ele coloca-se num isolamento mental e físico. Obi-Wan acaba abraçando o deserto como seu lar e decide tentar passar despercebido na comunidade de Pika Oasis. Então, a narrativa gira em torno do psicológico de Obi-Wan, tramas com o povo de Tatooine e suas personalidades. Me lembrou um cadinho as narrativas de Stephen King (que geralmente desenvolve boa parte da trama com base no psicológico dos personagens).

Miller foi extremamente feliz em desenvolver uma trama original dentro do universo Star Wars. Você vê elementos de SW e até percebe certas referências, mas consegue tranquilamente ler o livro sem ter assistido aos filmes e não se perder. É um sci-fi com pegada faroeste com um enredo muito bem criado, amarrado e solucionado. Cada diálogo e cena é muito crível e desperta inúmeros sentimentos. As descrições são constantes, mas não são nem um pouco cansativas. Fiquei muito impressionada com a criatividade e fidelidade do cara. Além disso, a ambientação desértica me lembrou um pouco o maravilhoso Duna, de Frank Herbert (com resenha aqui) e isso não é pouca coisa.

Não é um livro pesado. Tem uma narrativa tranquila, sem muitas exigências para que seja compreendida. Enfim, Kenobi é um livro que deixará os fãs de SW satisfeitos e que pode ser lido tranquilamente por quem não é fã e até criar um amor por esse universo. Miller está de parabéns.

Mais informações – Fanpage da Aleph

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s