Início » Livros » Resenhas :: Put Some Farofa

Resenhas :: Put Some Farofa

Engraçado, crítico e nostálgico,  Gregório Duvivier trás em Put Some Farofa uma leitura ao mesmo tempo prazerosa e reflexiva, que com toda certeza ficará por muito tempo em minha memória. Gregório Duvivier é escritor, ator, cronista e roteirista brasileiro, mais conhecido por atuar nos vídeos do Porta dos Fundos, canal humorístico do Youtube.

   Título: Put some farofa

   Autor: Gregório Duvivier

   Editora: Companhia das Letras

   Páginas: 208

   Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Saraiva

 

Sinopse: “Dont repair the mess. The house is yours. I make question. Pardon anything. Go with god. Come back always.” Publicada em Julho de 2014, a crônica que dá título a este volume, que cria uma conversa imaginária de um brasileiro com um gringo visitando o Brasil durante a copa, rapidamente se tornou um viral de internet, até ser comentada em artigo do Washington Post. Trata-se de uma amostra da verve humorística embebida de zeitgeist, crítica ferina e muito afeto de Gregorio Duvivier, um dos autores mais promissores do Brasil na atualidade. Reunindo o melhor de sua produção ficcional, Put some farofa traz textos publicados na Folha de S.Paulo e esquetes escritos para o canal Porta dos Fundos, além de alguns inéditos. Se Gregorio traz o raro dom da multiplicidade, tendo se destacado no cenário cultural brasileiro ao mesmo tempo como ator, roteirista, comediante, cronista e poeta, também múltiplo é este volume, que transita entre ficções, memórias de infância, ensaios sobre artistas que o influenciaram, artigos panfletários, exercícios de linguagem e outras experimentações. Os textos vão da pauta que está sendo debatida naquele dia no jornal ao completo nonsense; do amor ao ódio, do íntimo ao universal. No conjunto, o que espanta no autor é o frescor, a coragem, a visão transformadora e, sobretudo, a capacidade inesgotável de se renovar a cada semana, contando sempre com a inteligência e a sensibilidade do leitor.
O livro Put Some Farofa é uma coletânea de textos, entre crônicas, enquetes e roteiros escritos por Gregório Duvivier. Durante a leitura eu reconheci principalmente os roteiros que ele escreveu para o canal Porta dos Fundos, os demais foram uma surpresa para mim, apesar de a maioria deles já terem sido publicados na Folha de S. Paulo.
O que mais me surpreendeu na escrita de Gregório Duvivier é a capacidade cômica e crítica que ele extrai dos acontecimentos cotidianos. Quase como um Woody Allen brasileiro, seus textos me fizeram ri alto, e ao mesmo tempo refletir profundamente sobre os assuntos mais triviais. Essa habilidade única de transforma atos cotidianos em conteúdos de notável qualidade e inteligencia é algo que sempre vou admirar em autores como Duvivir.

A busca pela novidade escraviza.

Eu não tenho como trazer muitos detalhes sobre o que você pode esperar de Put Some Farofa, porque é uma leitura que será melhor apreciado as cegas. É uma leitura fácil, rápida e atraente – precisei de apenas poucos dias para conclui-lo.
DSC01337

Arquivo Pessoal

Algo que não esperava em Put Some Farofa foi uma identificação intima dos pensamentos e sentimentos do autor – é quase como se aquilo fosse escrito por mim ou para mim – eu compreendi, sentir, me afetei em diversos momentos pelas palavras de Duvivier. Eu penso que esse livro é exatamente isso, um furacão de sentimentos, nostalgia, ansiedade, confusão, alegria, tristeza – é possível se perder nos seus devaneios.

Uma boa piada pode resolver, por alguns segundos os problemas do mundo inteiro – a não ser, é claro, as do próprio humorista

Gregório Duvivier nunca me chamou a atenção antes, para mim ele era apenas mais um comediante entre vários outros que se destacava no canal Porta dos Fundos. Put Some Farofa foi uma indicação mais que satisfatória, pois ao mesmo tempo em que pudo ler uma das minhas melhores leituras desse ano, pude conhecer as várias faces de um roteirista, cronista, humorista e escritor que tem a característica de ser inesquecível.


 

Ana

Anúncios

Um pensamento sobre “Resenhas :: Put Some Farofa

  1. Pingback: Os 10 melhores livros lidos em 2015 | Cantar em Verso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s