Início » Livros » Resenhas :: Pausa

Resenhas :: Pausa

Pausa é o segundo livro da trilogia Métrica e é todo narrado pelo maravilhoso Will.

Título: Pausa

Autor: Colleen Hoover

Editora: Galera Record

Páginas: 301

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Buscapé

Sinopse: Destinados um ao outro, Layken e Will superaram os obstáculos que ameaçavam seu amor. Mas estão prestes a aprender, no entanto, que aquilo que os uniu pode se transformar, justamente, na razão de sua separação. O amor pode não ser o bastante.

Depois de testado por tragédias, proibições e desencontros, o relacionamento de Layken e Will enfrenta novos desafios. Talvez a poesia desse casal acabe num verão solitário… Sem direito a rimas ou ritmo. A ex-namorada de Will retorna arrependida de ter deixado o rapaz. E está disposta a tudo para reconquistá-lo. Insegura, Layken começa a ler novas reações no comportamento do rapaz. E na insistência para adiar a “primeira vez” de ambos.

Presos em uma ironia cruel do destino, eles precisam descobrir se o que sentem é verdadeiro ou fruto da extraordinária situação que os uniu. Será que é amor? Ou apenas compaixão? Layken passa a questionar a base de seu relacionamento com Will. E ele precisa provar seu amor para uma garota que parece não conseguir parar de “esculpir abóboras”. Mas quando tudo parece resolvido, o casal se depara com um desafio ainda maior – e que talvez mude não só suas vidas, mas também as vidas de todos que dependem deles.

Vou começar a resenha confessando que – apesar de gostar de estar um pouco na cabeça de Will – achei Pausa uma sequencia desnecessária. Depois de todos os acontecimentos de Métrica eu nunca imaginei uma sequencia possível para a história. Claro que sempre fica a curiosidade de saber o que acontece com os personagens depois que o livro acaba (Hazel Grace feelings), mas ainda assim não achei necessária essa continuação.

Nesse livro Lake e Will estão juntos há cerca de um ano, vivendo um lindo e belo relacionamento – assim como assumindo responsabilidades cada vez maiores para pessoas de sua idade. A autora fez questão de pular toda a parte boa (que não foi só alegria, infelizmente) e já pulou para o ponto alto de Pausa: Os questionamentos de Lake. Como eu citei na resenha de Métrica a conexão entre Lake e Will aconteceu muito rápido e eu não me convenci desse amor até ler Pausa. Após Lake descobrir que Will está tendo aulas com sua ex-namorada (!!!!!) é tomada pelo ciúme e resolve então que eles devem dar uma pequena pausa em seu relacionamento.

Vi comentários em blogs e grupos no absurdo/infantilidade da personagem em tomar essa atitude por causa de uma coisa tão insignificante. Mas vamos pensar assim: a) Se você tem o seu primeiro namorado, que é alguns anos mais velho e já teve outra namorada antes, você não ficaria com ciúmes em saber (da pior forma possível) que eles estão tendo aulas juntos? B) Se você tem o seu primeiro namorado, cujo o relacionamento de vocês não é nada comum por causa dos seus traumas, responsabilidades e perdas você não se questionaria no quanto esse amor é real ou apenas fruto de pena?

Bom, eu com certeza me faria essas questões.

O pequeno problema – pra mim – é que a autora demorou um pouquinho demais para jogar essas questões em cima dos leitores e a briguinha entre Lake e Will foi chata, irritante e no fundo parecia sem fundamentos (o que faz total sentido as pessoas julgarem Lake infantil nesse livro). Quando, finalmente, a autora o fez o problema foi resolvido de forma muito rápida – para logo outro problema pior ser jogado para cima do leitor.

Talvez pareça que eu esteja falando mal do livro, mas eu juro que não. Apesar dos pesares não me decepcionei com a Colleen, apenas bato na tecla sobre a sequencia ser desnecessária. Criando a ideia da necessidade de criar um outro problema, após o tema principal ser resolvido, para finalmente convencer o leitor do que realmente o sentimento entre os dois é real.

Na sequência os personagens secundários ganham mais vida e até conquistando o leitor. É bom ver um outro casal em um livro New Adult que não faça o tipo fogueteiros. A amiga mais assanhada da personagem e seu namorado bobão apaixonado. Na verdade é uma grande qualidade da Colleen (pelo menos dos livros que eu li) criar personagens clichês e ao mesmo tempo tão fora do comum desse gênero literário.

Pausa não me deixou ansiosa para ler Essa Garota, mas em algum momento vou ler apenas para matar a curiosidade. De qualquer forma para quem gosta do gênero e da autora a leitura é praticamente obrigatória.

Colleen Hoover nasceu em Tulsa, Oklahoma. JamieMcGuire vive no Texas com seu marido e seus três filhos. Ela lançou seu romance de estreia, Métrica (Slammed), em janeiro de 2012 e a continuação da série, Pausa, em fevereiro de 2012 e ambos se tornaram best-sellers do NYT. Logo depois ela publicou um romance autônomo, Um Caso Perdido (Hopeless), que se tornou um bestseller #1 do NYT. Como um “Obrigada” para os seus fãs, ela o escreveu também do ponto de vista masculino, “Losing Hope”, assim como Métrica, que se tornou “Essa Garota”. Atualmente ela está trabalhando em um romance independente.
Anúncios

9 pensamentos sobre “Resenhas :: Pausa

  1. Olá… tudo bem?
    É a primeira resenha que leio sobre esse livro que alguém o achou desnecessário… claro que cada leitor tem a sua opinião… mas não sei… eu ainda não li e quero muito ler… porque amo a escrita da autora… ela realmente prende o leitor em seus livros…. bom de qualquer forma é ma pena que você tenha achado isso… espero que mude de ideia quando resolver ler essa garota… xero!!

  2. O bom da Colleen é que ela faz livros fechados, com começo, meio e fim, então não precisamos do próximo, mas optamos por ler porque não queremos nos desapegar dos personagens. Concordo com vc que eu me faria essas mesmas perguntas, e ainda vou além. Lake amadureceu muito rápido, assumiu muitas responsabilidades e não teve tempo de ser adolescente normalmente, então ela tem rompantes de infantilidade sim, e é natural, uma adolescência tardia, uma válvula de escape das tensões da vida adulta antecipadamente imposta.
    Beijinhos!
    Giulia – http://www.prazermechamolivro.com

  3. Olá!
    Eu li a trilogia toda!
    E não achei pausa uma continuação desnecessária, acho que todos os livros foram maravilhosos e fizeram a história crescer e nos permitiu conhecer ainda mais os personagens. Eu amei Pausa e mais ainda Essa Garota. Will e Lake São jovens, ela apesar de tudo que viveu, ainda não é um adulta completa, então ela tem sim direito de ter suas inseguranças, medos e principalmente por estar vivendo o primeiro amor e junto a dor da perda, sem ter alguém que a aconselhe durante essa jornada, ela foi obrigada a crescer e ser adulta, então eu acho que ela pode surtar e ser infantil de vez em quando sim. Se eu fosse você leria Essa Garota, você não sabe o que está perdendo.

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

  4. A história pode ser boa, e ainda sim ter falhas né? Nem a Colleen está livre disso hahaha
    Ainda não li pausa, mas já sei que preciso me preparar. Não quero destruir o coitado do livro nos meus momentos de raiva com a infantilidade da Lake.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa – Mais que Livros

  5. Eu gostei muito de Pausa, não achei uma sequência desnecessária não… o que já não posso dizer de Essa Garota, que é basicamente repetição o tempo todo. Se eu fosse você nem leria, vai se sentir enlouquecida, sério. Se achou Pausa desnecessário, vai querer pegar um avião pra ensinar pra Colleen a hora de parar… rs… amo a autora, mas Essa Garota foi o único livro dela que me decepcionou.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

  6. Ola lindona a Collen é uma de minhas autoras favoritas , amo o que escreve com tanto sentimento. Li Métrica e me acabei em lágrimas acredita que ainda não li Pausa , vou correr para ler, muitas vezes concordo com você não há necessidade de sequências, mas como leio até lista de compras da autora. La vou eu rss. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s