Início » Livros » Resenhas :: A Mais Pura Verdade

Resenhas :: A Mais Pura Verdade

Olá, pessoal. Alguns de vocês devem ter lido as minhas primeiras impressões do livro A Mais Pura Verdade e com certeza ficaram curiosos para saber mais sobre Mark e Beau. Pois bem, aqui vai a impressão completa desse livro que já ganhou espaço no meu coração.

Título: A Mais pura Verdade

Autor: Dan Gemeinhart

Editora: Novo Conceito

Páginas: 224

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Buscapé

*Livro cedido em parceria com a editora Novo Conceito.

Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável..

Mark é um garoto doente que cansou de ser doente. Cansou de sua vida, cansou de ver seus pais sofrerem e cansou de ter esperanças. Por isso decide fugir em busca de algo, que aparentemente é a própria morte. O destino? O topo do Monte Rainier – 423 km longe de casa.

Parece uma grande aventura sem considerar todos os poréns, dificuldades. Minha identificação com o personagem foi imediata, mesmo com a nossa grande diferença de idade e o fato de eu não estar doente. Apesar da pouca idade ele conhece a dor, sofrimento e injustiças do mundo. Nenhuma criança deveria entender desse assunto tão bem. Crianças devem ser felizes, devem brincar sem se preocupar com as coisas ruins a sua volta; Porém a vida não é justa e nós sabemos disso.

10986256_424924927664115_848564876_n

Foto: Silviane Casemiro | Cantar em Verso

Durante a leitura fiquei me perguntando o que ele realmente estava procurando ao iniciar essa viagem sem volta. Apesar de suas pequenas dicas indicarem um caminho eu sempre acreditei em algo mais, algo que nem ele ainda havia percebido. Mark procurava a morte, mas será que ele não vai encontrar a si mesmo? Será que ele não vai encontrar um sentido para a sua vida? Não desistir mesmo quando ela está tirando tudo dele. Ao longo de sua viagem, através das pessoas que ele conhece e suas histórias sua perspectiva da vida vai mudando até ele tomar uma decisão que decidira de vez o rumo de sua viagem.

Mark levou consigo na viagem seu fiel cachorro Beau, que com certeza dispensa comentários. Beau é a prova de que o cão é o melhor amigo do homem e se essa fosse uma história real Beau seria aquele cachorro onde os programas de tv mais sensacionalistas, que adoram colocar todos os assuntos em pauta, iriam falar por um programa inteiro.

Os capítulos do livro são dividos entre Mark e narração em terceira pessoa nos colocando a par da situação em sua casa, principalmente com sua melhor amiga Jessie – a única que sabe para onde Mark está indo e enfrenta um dilema entre guardar o segredo do amigo ou contar o que sabe para seus pais.

Dan soube criar uma história emocionante com seus momentos de aventura e altos e baixos emocional do protagonista – sempre na medida certa. Apesar do tema parecer ser pesado a leitura é leve e o leitor pode conclui-la em um dia.

Quotes

De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta. Essa é a mais pura verdade.

 

E ela ouviu a respeito de poemas e raiva compartilhados, e que a raiva só faz sentido quando você está preso no meio dela.

 

Mesmo a muitos quilômetros de distancia,
um amigo ainda pode segurar a sua mão
e estar ao seu lado.

E você acha que Mark vai seguir até o topo ou ele irá desistir? Deixe a sua opinião nos comentários.

 

Dan Gemeinhart avive em uma cidadezinha bem no meio do estado de Washington com a esposa e as três filhas. Ele tem a sorte de ser professor e bibliotecário em uma escola primaria, onde pode falar sobre livros incríveis para crianças incríveis. Dan adora acampar, cozinhar e viajar.
Ele também toca violão (mal) e lê (o tempo todo). Sua casa é sempre uma bagunça, mas ele é feliz demais. A Mais Pura Verdade é seu primeiro romance.

 

Anúncios

37 pensamentos sobre “Resenhas :: A Mais Pura Verdade

  1. Esse deve ser um livro emocionante!! Fico sempre com um pé atrás quando o assunto do livro é uma criança doente, acho muito triste… Mas me interessei nesse ao ler sua resenha e fiquei tentada a descobrir mais sobre a história. Acredito que o menino não deve estar apenas buscando a morte, pois levou seu cãozinho com ele… Esse é um mistério que gostaria muito de descobrir!!

  2. Acredito sim que ele irá até o topo. Em sua busca, que não é a morte, se fosse não teria levado Beau, está em busca de respostas para seu sofrimento. Me encantei pela resenha, a forma como é colocado sem tirar o mistério do livro.

  3. Parece ser um livro muito emocionante! Eu acho que ele realmente nos deve fazer questionar algumas coisas. Mark parece não ter muito tempo devido a doença e vai tentar aproveitar nesta grande aventura, alcançar o topo do Monte Rainier.

  4. Sua resenha foi ótima para me dar mais vontade de ler esse livro. Já havia lido putra resenha e me interessei muito. Uma criança doente e seu cachorro em um mundo difícil. Quero saber o final e espero poder ler em breve.

  5. Olá !!!

    O livro parece incrível, muito curiosa para poder ler e descobrir o que acontece. Concordo com o que você escreveu, as crianças são tão puras e maravilhosas, que não deveriam passar por nada de ruim. Mas infelizmente, a vida não é justa.

    Beijos ♥

  6. A história tem tudo pra ser cativante e emocionante. Fiquei empolgadíssima ao ler sua resenha. Foi um prazer imenso conhecer este livro e espero poder ler logo este romance.
    Beijos.

  7. Não li o livro ainda, mas ele com certeza esta na minha lista, ja vi varias resenhas e todas falam muito bem dele. Adorei a resenha e o seu blog

  8. Hey, Silviane! Amei sua resenha! Fabulosa! E depois de ter lido ela creio que posso estar tendo sentimentos clichê. Motivo 1 – A capa é apaixonante! Motivo 2 – Com essa resenha lapidando a estória me deixou mais sedenta para lê-lo. E como uma apaixonada por livros assim como este cheio de divergências da vida, amizade, companheirismo com certeza vai se tornar meu novo queridinho da estante.

    Obrigado, Silviane.

    Alice Mello – Insta: @50tonsdealice / Twitter: @aquelasagas.

  9. Olá, como vai?

    Que amor esse livro, né? Estou com muita vontade de lê-lo. Parece ser uma leitura incrível!
    Gosto muito de livros com crianças e com cachorros, com os dois juntos, então… nem se fala! *O*
    Tenho certeza que vou me emocionar muito, se ler A Mais Pura Verdade. A história parece ser muito emocionante e encantadora.
    Foi para a minha lista de desejados! ❤

    O livro está lindo! Essas páginas brancas e pretas separando os capítulos ficaram um charme!

    Beijos e até! :*

    http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

  10. Muito legal a história, me identifiquei bastante. Nunca estive desenganada nem doente a esse ponto, mas já senti muita vontade de fugir de casa e já fiz isso com 11 anos. Minha mãe me batia muito e um dia eu disse a ela que bastava, nunca mais ela iria me bater e fugi. Mas ela me encontrou e prometeu nunca mais encostar um dedo em mim. Isso dava um livro né?

  11. Que história linda. Me emocionou só de ler a resenha…
    Fiquei com muita vontade conhecer mais sobre Mark e sua aventura (principalmente saber se ele escalou mesmo o Monte Rainier, quais as dificuldades que passou no caminho e como ele lidou com sua doença depois disso tudo).

  12. Tenho um pé enorme na hipocondria, logo eu evito esse tipo de livro com doenças, mas ao mesmo tempo qd leio sobre eles sempre digo que tenho que tentar e enfrentar meus fantasmas…quem sabe?!

    Miquilis

  13. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e gostei muito! Quero muito saber o que vai acontecer com Mark, e só o fato de voce citar que ele levou o cachorro dele nessa viagem, já fiquei doida pra ler, porque eu sempre gosto quando tem animais nas historias e principalmente quando a presença deles é importante na leitura! Parabéns pela resenha, fiquei doida pra saber como essa aventura de Mark vai acabar, bjão!

  14. Não posso deixar minha opinião sobre o que o Mark vai fazer porque já li e sei o que acontece… rs… Gostei muito da narrativa alternada e adorei a participação do Beau, é essencial. E você tem razão, apesar do tema pesado, apesar dessa criança ter que enfrentar coisas que não deveria ter que enfrentar, é uma leitura leve.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

  15. Olá

    Primeiramente: um capítulo chamado 8 1/2, se tiver umas referências ao filme vou correndo ler haha Enfim, este livro, desde que vi os posts de primeiras impressões de vários blogs, me chamou a atenção e eu fiquei curioso com a narrativa, os personagens e etc. Espero poder conferir isso de perto e pelo menos a galera que já leu o livro inteiro está curtindo bastante. Adorei as fotos que colocou no post e se dá pra ler em um dia acho que vou adquirir.

    Abraço!
    http://www.umomt.com

  16. Oi Sil, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, esse parece ser um livro realmente emocionante e com uma grande lição de vida, a de não desistir, apesar de todas as dificuldades e persistir. Também mostra a amizade do cão pelo dono. Adorei a diagramação da Novo Conceito e quero realmente ler e saber o que vai acontecer com o Mark.

    Beijinhos,

    Rafa

  17. Que lindo esse detalhe da diagramação com os pinheirinhos. ♥
    Eu já estava a fim de ler só pelas primeiras impressões, mas a cada resenha que sai a vontade só aumenta. Com a sua fiquei sabendo da narração intercalada, gosto muito de livros assim que nos trazem uma visão mais ampla do todo. E ainda bota um cachorro no meio? Super amor!
    Beijinhos!
    Giulia – http://www.prazermechamolivro.com

  18. Oi Silviane…
    Concordo com você que as crianças não deveriam passar por esse tipo de sofrimento… saber o que é a dor tão cedo enquanto estão começando a despertar para o mundo e para as descobertas… eu fiquei muito encantada com a prova deste livro… e hoje eu recebi o livro inteiro e estou muito feliz de poder concluir a minha leitura… Adorei a sua resenha, parabéns… Xero!

  19. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    A sua resenha ficou ótima, você soube colocar uma história que muita gente já resenhou, sob um outro ponto de vista. Gostei do seu questionamento em relação ao objetivo dele. Fiquei triste em saber que ele procura a morte, você enxergou dessa forma? Eu pensei que ele procurava a realização de seus sonhos enquanto ainda lhe restava algum tempo. Mas ainda não li o livro, essa foi minha impressão mediante as resenhas que já li. Ainda bem que apesar da temática o livro é leve. Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  20. Silviane,
    Eu achei esse livro lindo, com os capítulos separados por folhas diferentes e em meios capítulos para outras visões dos fatos (Jessie, mãe de Mark).
    Estou ansiosa para saber o que acontecerá com Beau, que me emocionou ao defender Mark daquele ataque. S2
    Logo logo pego para terminar, afinal li quase metade, rsrsrsrsrs
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

  21. Adorei a resenha, muito bem escrita e interessante.
    Fiquei emocionada antes mesmo de ler, imaginando as dificuldades que essa criança deve passar e ainda ter um amigo, que mesmo não conversando, com o companheirismo pode lhe dar um pouco de conforto.
    Quero muito ler esse livro, mas já vou preparar o meu coração pra isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s