Início » Livros » Resenhas :: O Futuro de Nós Dois

Resenhas :: O Futuro de Nós Dois

A primeira coisa que faço ao ligar o meu computador é acessar o Facebook, acredito que essa seja a realidade de várias pessoas que nasceram e cresceram em meio as redes sociais. Porém, em 1996 como as pessoas viviam sem essas grandes redes sociais que conhecemos hoje? E o que aconteceria se alguém que vive nesse ano conseguisse acessar o Facebook e descobrir como será a sua vida daqui a 15 anos no futuro? O Futuro de Nós Dois retrata em uma leitura leve e divertida a estória de dois adolescentes que em 1996 descobriram as maravilhas e infortúnios de uma rede social que só seria criada anos depois – e é por meio do Facebook que eles irão conhecer mais sobre o futuro e acima de tudo conhecer mais sobre si mesmos.

   Título: O Futuro de Nós Dois

   Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler

   Editora: Galera Record

   Páginas: 384

   Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Saraiva/Submarino

 

Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir…
O Futuro de Nós Dois é um romance para uma leitura rápida e relaxante, portanto não esperem nenhum tema com reflexão sobre a vida e a humanidade – é mais um livro para se ler sem se preocupar tanto com a forma e as construções técnicas de uma narrativa. Não quero com isso dizer que essa é uma narrativa mal escrita e tenho de confessar que já tenho admiração pelo escritor Jay Asher desde que li o seu primeiro romance: Os 13 Porquês – só por esse livro ele já tem muitos pontos extras comigo. Porém, como esse é um livro produzido por dois autores, senti em alguns momentos uma desarmonia quanto a narrativa e uma certa inconstância nos personagens apresentados.

Não faço ideia do que seja uma mensagem de texto, mas não posso deixar de sorrir. Das outras vezes que olhamos o Facebook, o nome de Josh estava sempre na minha categoria de Amigos, mas nunca tínhamos um diálogo assim.
Emma

O livro é dividido em capítulos alternados entre as narrativas de Emma e Josh, o que torna a leitura fluída e de fácil compreensão ao leitor. É possível por esse motivo compreender os pensamentos e sentimentos dos dois personagens, assim como entender suas percepções quanto aos acontecimentos do presente e as alterações ocasionadas no futuro de ambos.

OFuturodeNosDois1

Arquivo do site: hellostar.org

 

É interessante ver o quanto esses personagens estão obcecados/admirados com a ideia do futuro, muitas vezes esquecendo o presente e focando apenas em decifrar as curtas frases das suas paginas do Facebook – tentando entender a si mesmos colocando suas perspectivas sempre para as consequências futuras de suas ações. Isso me fez refletir sobre a minha própria adolescência, quando eu projetava como seria o meu futuro e  percebo que hoje eu não poderia prever as várias mudanças que iriam me torna alguém bastante diferente daquela época. Se há seis anos atrás alguém descrevesse como séria o meu futuro eu dificilmente compreenderia as escolhas que me levaram a chegar onde estou.

Fecho os olhos e massageio a testa. É difícil saber muita coisa quando o futuro se revela para a gente em algumas poucas frases aleatórias por vez. Além do mais, minha vida mudou cada vez que a gente olhou (…)   Emma

Ambos os personagens são compreendidos com facilidade, apesar de eu ter gostado mais da narrativa do Josh do que da Emma, são protagonistas fáceis de se identificar e sentir empatia. Os acontecimentos descritos retratam a adolescência em uma outra época, onde não existia internet nos celulares e pessoas focadas em expor suas vidas em redes sociais. É engraçado porque apesar de Emma e Josh saberem que no futuro eles próprios criariam aquelas páginas, era estranhos para eles a possibilidade de um dia se utilizarem do Facebook para compartilhar a sua vida para todos. Há vários momentos em que Josh questiona a utilidade da exposição, assim como o porquê de as pessoas fazerem isso com elas mesmas. Josh após ver que Emma tem em sua página do futuro mais de 300 amigos, ele se pergunta: “Quem tem tantos amigos assim?” – e a resposta é que ninguém é capaz de ter tantos amigos, porém as redes sociais tentam nos convence que sim.

— Então, por que você acha que as pessoas ficam escrevendo todas essas coisas sobre cupcakes ou sei lá o quê? Josh

Geralmente quando leio livros como O Futuro de Nós Dois espero que eles me tragam um romance de tirar o fôlego, porém o romance apresentando no livro não trás tanta emoção e você quase que torce para que os protagonistas não fique juntos no final. Isso se deu principalmente pela inconstância dos personagens, eles quase sempre estavam fora de sitônia e parecia que nunca conseguiriam chegar à uma mutua compreensão.
Acredito que a mensagem do livro esteja bem clara: aproveite a vida desconectado, viva o presente intensamente e não se preocupe demais com o futuro – são coisas que costumamos ouvir com frequência, logo não irão causar nenhuma mudança significativa na sua percepção de vida.
É uma leitura leve, engraçado e indico principalmente para pessoas que querem ler algo sem muitas pretensões. Aviso: fuja dele se você não gostar de romances adolescentes clichês.
Jay Asher é um escritor americano contemporâneo de romances adolescentes.JamieMcGuire Ele nasceu em Arcadia, Califórnia em 30 de Setembro de 1975. Cresceu numa família que o encorajou em todos os seus hobbies, de tocar guitarra à escrever histórias.
Ele escreveu o livro “Os 13 Porquês” (Thirteen Reasons Why).

Carolyn Mackler nasceu em Manhattan, em 13 de Julho de 1973. JamieMcGuire É uma autora americana de livros jovem/adultos. Já escreveu romances incluindo: Love and Other Four-Letter Words, The Earth, My Butt, and Other Big Round Things, onde ganhou o prémio Michael L. Printz award, Vegan Virgin Valentine, Guyaholic: A Story of Finding, Flirting, Forgetting…and the Boy Who Changes Everything, Tangled. Carolyn Mackler também contribuiu para muitas revistas adolescentes, como Seventeen, Storyworks, Glamour, Girl’s Life, American Girl, and CosmoGIRL!

 Ana
Anúncios

13 pensamentos sobre “Resenhas :: O Futuro de Nós Dois

  1. Olá tudo bem?
    Sempre tive vontade de comprar esse livro, uns amam outros nem tanto. O fato é que ele sempre esteve em promoção no submarino e eu nunca comprava, o resultado foi: ele ficou caro e eu fiquei sem um exemplar. Por mais que você não tenha gostado do romance, esse é um dos poucos livros do gênero que me chama atenção, ainda quero lê-lo.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

  2. Oi flor… tudo bem??
    Bom a primeira coisa que eu abro quando chego em casa após os afazeres é o meu email… antigamente era o facebook… tenho 32 anos… e pude acompanhar a evolução do celular e de verdade pra mim o meu só serve para tirar fotos, escutar musica e mandar mensagens kkkkk tem funcionalidade nele que nem sabia que existia ai eu tenho uma pequena aqui de 11 anos… que revirou ele do avesso… Sobre a narrativa eu não me interessei não… devo confessar que já tive vontade de ler… mas hoje em dia… não penso mais …. pelo que percebi é uma história bem fora dos padrões românticos que eu estou acostumada a ler… Xero!!

  3. Oi Ana.
    A leitura desse livro não foi como eu esperava, achei que o enredo deixou muito a desejar, faltou explicações e o casal não me convenceu.
    A leitura foi válida, mera descontração, mas não foi marcante.
    O mais bacana foi acompanhar o surgimento da internet e como ela era tão limitada ao público e comparar com o mundo conectado que temos hoje.

    Beijos.
    Leituras da Paty

  4. Oi, Ana!
    Sempre que leio resenhas desse livro fico curiosa para ler, mas achei uma pena o fato de os protagonistas não terem muita harmonia entre si. De qualquer forma, ainda leria o livro pelo fato de falar sobre o Facebook e sobre antes dele. Gosto desse assunto porque trabalho com Face o dia todo, então acho que seria uma leitura leve e divertida pra mim. Sério, não consigo me imaginar hoje sem o Face hahahah

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

  5. Já tinha visto a capa, e não sabia do que se tratava… só sei que amei demais!! demais mesmo! Vivi essa época, só fui ter meu primeiro e-mail ao entrar na faculdade, e fiquei pensando aqui em como seria ter acesso antecipado ao face! rs… Mesmo com a desarmonia que você sentiu na narrativa, o que infelizmente acontece bastante quando temos dois autores em um livro, e com o romance sem emoção, quero muito ler.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

  6. Olá, esse livro parece ser aquele tipico romance leve que é ótimo para ler entre leituras pesadas *–* Gostei do tema que ele aborda desta vida conectada e de se preocupar mais com o futuro do que com o presente e muitas pessoas agem assim hoje em dia. Espero poder lê-lo algum dia.

  7. Até hoje eu planejo muito meu futuro hahah não consigo fugir disso.
    Fiquei triste em saber que o romance não tem química, mas acho que não vai me incomodar tanto.. pois o que mais me chama a atenção nesse livro é a questão do futuro e o como eles vão reagir a isso.

    Beijiinhos ;*
    Andressa – Blog Mais que Livros

  8. Oi Ana, tudo bem?
    Acho esse um livro muito atual por tudo o que você falou. Muitas pessoas ficam o dia inteiro conectado com as redes sociais, com a facilidade da tecnologia dos celulares. Acho que tem o lado bom e o lado ruim. Eu gosto muito de livros sobre viagem ao tempo, e acho que foi exatamente isso que o autor fez, só que de uma forma mais moderna. Poder ver o futuro enquanto você está no presente, mesmo sem entender, mas tendo a possibilidade de impedir que algo seja quebrado mais a frente, é um recurso já usado para valorizarmos o presente, enquanto vemos as consequências do nosso comportamento no futuro. É um aviso mude agora enquanto dá tempo.
    Mesmo sendo uma leitura leve e com seus poréns, acho que vou adorar pelo conceito. Gostei muito da resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  9. Ana lindona sou sempre suspeita com dois autores escrever um livro, li um e não gostei, ficou esse desencontro que você comentou na resenha. O tema em si não me chamou atenção, e os protagonistas assim de primeira mão não me cativaram. Vou deixar para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s