Início » Livros » Resenhas :: O Jogo da Mentira

Resenhas :: O Jogo da Mentira

Existem livros para serem devorados num piscar de olhos. E que contém “finais”, que significam apenas o começo. Com uma trama recheada de mistérios, O Jogo da Mentira vem para mostrar que não devemos confiar em ninguém, até que nos provem do contrário.

Título: O Jogo da Mentira – The Lying Game

Autor: Sara Shepard

Editora: Rocco

Páginas: 296

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Submarino/Saraiva/Cultura

Sinopse: O jogo vai começar. Primeiro volume da nova série da autora de Pretty Little Liars, que ficou mais de 50 semanas no ranking do The New York Times e vendeu mais de cinco milhões de exemplares, O Jogo da mentira acompanha a história de duas gêmeas separadas ao nascer e unidas por um misterioso assassino. Com uma trama ainda mais intrincada e sombria, que tem início quando Emma resolve trocar de lugar com a irmã, a série repete a trajetória de sucesso de PLL, com um enredo repleto de suspense, intrigas e reviravoltas de tirar o fôlego, e uma bem-sucedida adaptação para a TV.

Emma Paxton é uma jovem de vida comum. Aliás, nem tão comum assim. Abandonada quando criança, cresceu em lares adotivos temporários ansiando pelo dia que teria uma família para chamar de sua. Apesar dos anseios, isto nunca a ocorreu. Ou pelo menos, não da forma como ela havia imaginado. Em uma situação que Emma jamais imaginou vivenciar, ela descobre uma provável irmã gêmea Sutton Mercer -, com uma vida inimaginavelmente mais atraente e interessante do que a sua, e com uma família, tal como ela sempre havia sonhado ter.

Bem, havia apenas um pequeno problema.

Sutton Mercer está morta. E Emma, ingenuamente é atraída para o jogo, tendo que se passar pela recém irmã descoberta e assassinada – se não há corpo, não há crime. O conto de fadas de Emma torna-se um pesadelo, e apesar do receio, medo, insegurança que paira sobre si, nasce na garota o ímpeto de descobrir o porquê, quem. Vingar a irmã entra na lista de Paxton, ela só não imaginava quais consequências suas ações poderiam acarretar.

@cantaremverso ♥

Ao longo da narrativa, descobrimos a personalidade (ou achamos que descobrimos) de vários personagens. Inclusive, de Sutton, que é uma espécie de narradora observadora e personagem na trama. Sim. Sutton, morta, narra a história pelos olhos de Emma. Particularmente uma jogada espetacular da autora, Sara Shepard, porque, apesar de aparentemente Sutton ter todas as respostas, já que ela foi a vítima, não, ela não as tem. Portanto, a trama desenrola-se maravilhosamente entre suspeitas, erros e descobertas, não havendo a possibilidade do leitor não se surpreender.

Eu queria chorar. Eu queria gemer. Mas tudo o que eu podia fazer era seguir Emma em um estado mudo de choque e pânico. Era como se fosse um daqueles sonhos terríveis onde eu estava caindo, caindo, caindo e caindo do topo de um prédio bem alto. Eu sempre tentei gritar por alguém pra me segurar, mas ninguém nunca respondeu.

Sutton, ora vilã, ora vitimizada. Eu acabei de terminar o segundo livro da série, Eu Nunca, e sinceramente não sei o que pensar. Ponto para Sara, novamente, por conseguir criar uma trama repleta de mistérios. Quem acompanha Pretty Little Liars, da mesma autora (eu nunca li, nem nunca assisti a série, mas sei da fama dela, haha), sabe bem do que estou falando. Você simplesmente não tem pistas sobre o que está ocorrendo, o que vai ocorrer ou o que ocorreu. E quando você acha que entendeu alguma coisa, Sara está rindo da sua inocência. Não, você não sabe de nada.

Apesar da história parecer um clichê… Não é. Esse foi um dos livros mais legais que li esse ano por me prender de tal forma que mesmo quando eu não estava o lendo, eu ficava tentando imaginar e entender as situações que a autora deixava em fios soltos ao fim de cada capítulo. Bem ao estilo “season finale” de série, ela faz qualquer alma viva roer as unhas e arrancar os cabelos pela narrativa instigante e subjetiva que conseguiu transpor para O Jogo da Mentira. Enfim. Enfim. Eu só sei que preciso acabar de ler essa série. E nem posso falar muita coisa mais, ou é spoiler atrás de spoiler. É bomba demais, gente. Vocês precisam sofrer lendo, também! Em relação aos personagens que compõem a trama, há muitas pontas soltas, como eu mencionei. As personalidades precisam ser aprofundadas, mas esse é mais um recurso da autora para criar toda a aura de mistério. Ninguém é aquilo que você pensa que é.

O mais legal é que a série tem (que eu saiba, até agora) 6 livros publicados (suspense eterno, gente), mas apenas 3 publicados no Brasil. 😦 Eu estou indo pro terceiro com dor no coração de saber que terei de esperar que a editora publique o restante. Oh, céus.

Espero que tenham gostado da resenha, e em breve eu vou dar a minha opinião sobre o segundo livro, “Eu Nunca”, e espero ter a oportunidade de falar um pouquinho mais sobre os demais personagens sem entrar em contradição. Vocês precisam ler o primeiro livro, ok? E venham me falar tim tim por tim tim nos comentários!

Beijos!TF

Sara Shepard já sonhou em ser estrela de novela, designer de Lego, cineasta, geneticista e editora de moda, mas quando cresceu virou escritora mesmo. Ela se formou na Universidade de Nova York e é mestre em escrita criativa pela Brooklyn College. Atualmente, vive em Tucson, Arizona, com o marido e três cães indisciplinados. A série Pretty Little Liars, inspirada em sua infância e adolescência passadas em uma das cidades mais abastadas da Filadélfia, foi vendida para vários países e também adaptada com sucesso para a televisão. 

Fran

Anúncios

10 pensamentos sobre “Resenhas :: O Jogo da Mentira

  1. Olá… tudo bem???
    Eu tive vontade de ler os livros e ainda não perdi, porém essa demora de publicar os livros aqui no Brasil prefiro esperar um pouco mais… quem sabe né…. enquanto isso eu assisti a primeira temporada da série… e mesmo sendo base no livro eu gostei muito…. essa autora sabe o que faz quando escreve seus livros… duas séries… famosas…. em livros e em séries na tv isso sim que é o máximo… a Sara tem uma carinha de anjo e um olhar exterminador…. Xero!

  2. Pra ser sincera, eu acho muito triste um livro passar essa mensagem, de que não devemos confiar em ninguém até que nos provem o contrário. Prefiro tentar manter minha fé na humanidade, então não me interessei. Fora que a série é bem grandinha. No momento não posso nem pensar em começar uma série nova. Mas curti isso da gente ficar com a sensação que não sabe nada!

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

  3. Oi, Fran!
    Acredita que não conhecia o livro/a série?
    MAs caramba, achei incrível essa onda de mistérios… to mega curiosa a respeito do assassinato da irmã de Sutton 😮
    Nunca li nada da autora, mas pela sua resenha, já deu para perceber que ela tem talento rsrs

    Adorei!!!
    P.s: Queria ter tempo de ler todas as dicas que vejo pela blogosfera.. por enquanto só vou ficar na vontade de ler o livro =/

    Beijos!

  4. Hey, Fran!
    Sua resenha ficou incrível e muito convidativa, mas esse não é um livro que eu leria.
    Por ser uma série muito longa, eu logo ficaria desanimada.
    Espero que goste de toda a série.

    Beijos!
    Bárbara
    Toca dos Livros

  5. Apesar da sua resenha ser mega chamativa, Fran, eu não embarco nesses livros! Esse mistério todo é legal no ínicio, mas nossa eu queria morrer com a série Pretty Little Liars, porque você vê, vê, vê….. e nunca sabe o final! Eu abandonei a série porque não tive mais saco.

  6. Nossa, eu lembro de quando teve o burburinho desse livro e todo mundo comentando bem dele, falando que a capa era feia, mas o conteúdo era bom. kkkkkk Realmente, esperar livro ser lançado aqui no Brasil é complicado, ainda mais que as atenções são para a outra série dela. Anotei a dica! =)

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com

  7. Oi Fran, tudo bom?

    Sara Shepard é o cara dos mistérios, claro, se ela fosse um homem. Mas deu para entender. A escrita dela é genial, pena que o seriado baseado nesse livro não fez tanto sucesso assim. Já li Pretty Little Liars ❤ E amo a escrita da autora, peguei emprestado esse livro com um amigo mas ainda não tive tempo em lê-lo, depois da sua resenha ele passará na frente de outros, definitivamente. E sério, você precisa ler Pretty Little Liars (até o oitavo). HAHAHAH

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s