Início » Livros » Resenhas :: Mentirosos

Resenhas :: Mentirosos

Finaaaaalmente li Mentirosos e assim que fechei o livro fiquei com vontade de ler tudo de novo! Que livro é esse, meu povo?

Título: Mentirosos

Autor: E. Lockhart

Editora: Seguinte

Páginas: 271

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Buscapé

Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro “Mentirosos”) são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.

Nos últimos meses vi mais e mais e mais blogueiros falando desse livro e a cada resenha lida minha curiosidade aumentava. Na primeira vez que vi a capa e sinopse não dei nada para ele, pouco me interessou mas com tanto fufuá em cima dele não acabei resistindo. Fiquei tão curiosa, mas tão curiosa que pedi spoiler em dois grupos literários (e pasmem: as pessoas se recusaram a me dar o bendito spoiler). Finalmente tomei vergonha na cara e comprei! ❤

É extremamente difícil falar de um livro como Mentirosos onde cada frase pode ser um big spoiler (tá, tô exagerando). O problema em si não é dar um spoiler na cara dura durante a resenha, mas sim dizer algo que alguém mais esperto vai conseguir adivinhar o final do livro. Eu digo isso pois ele é tão previsível, mas tão previsível, mas tão previsível (sim!) que nós nem notamos até que finalmente a bomba é jogada na nossa cara e aí, minhas queridas(os), já é tarde demais; Pois já estaremos no chão desmaiadas(os).

Instagram: @Silviane91

A autora soube criar perfeitamente uma personagem com amnésia, pois durante o livro inteiro eu me sentia perdida na narração da Cady; Como se eu mesma estivesse com esse problema e todas as pessoas que eu conhecesse estivessem evitando falar comigo sobre ele (ou o que causou ele). Como uma pessoa que se coloca no lugar da personagem isso é extremamente irritante e se fosse eu no lugar da Cady agiria diferente em diversas situações; Porém como leitora isso é maravilhoso, me deixou totalmente envolvida na história até mesmo nos momentos mais entediantes.

Claro que Mentirosos não é um livro perfeito, pois até a metade do livro eu estava pensando em abandona-lo e só não o fiz pois a curiosidade estava me consumindo há algum tempo. Não estou dizendo isso para desanima-los e sim para avisa-los. Cady fica nos contando sobre o relacionamento familiar dos Sinclair, o relacionamento com os Mentirosos e após o acidente como ficou a sua vida, o que ela fez e o que ela sente. Todo esse processo é importante para a compreensão da história mas não deixa de ser um pouco chato.

Olhamos para o céu. Tantas estrelas. Parecia uma celebração, uma festa grandiosa e proibida que a galáxia fazia depois de colocar os humanos para dormir.

Além do graaande mistério que envolve esse livro temos um tema muito bem abordado pela autora: Relação familiar. Parece simples dizer que se trata de uma relação familiar, porém os Sinclair não é uma família comum como a sua ou a minha, eles são rycos tão ricos a ponto de ter uma ilha particular para passar o verão. Em nenhum momento Cady nos apresenta sua família como uma família perfeita ou feliz e o mais doloroso talvez é perceber que isso é notado por uma adolescente, que até certo ponto deveria apenas se importar em ser uma adolescente e não como o modo em que ela deve viver para ser perfeita para a sua família e etc.

Mentirosos foi uma agradável surpresa e eu espero poder ler outros títulos assim durante o ano (portanto, me indiquem livros assim). Não vou falar mais além de dizer: LEIAM ESSE LIVRO.

we-were-liars-map

E. Lockhart nasceu em Nova York e fez doutorado em literatura inglesa na Universidade Columbia. Deu aulas de redação, literatura e escrita ativa. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas. É autora de Dramarama, The Boyfriend List e Fly on the wall, e coautora de How to Be Bad, com Lauren Myracle e Sarah Mlynowski.
Sil 2
Anúncios

19 pensamentos sobre “Resenhas :: Mentirosos

  1. Sil, conheci esse livro na Bienal de São Paulo e assim como você não deu muita atenção para ele. Tanto que quando a Seguinte pediu para escolher entre Pintassilgo, Mentirosos e Um dia de Cada vez eu acabei escolhendo Pintassilgo. Mas ai vi o povo começar a comentar o livro e a vontade de ler foi crescendo. Graças a Boa Sorte ganhei ele em um Top Comentarista e deve estar para chegar. Não vejo a hora! Vamos lá, esta é a primeira resenha que leio e pelo pouco que te conheço já me identifico com a suas indicações e sei que vou adorar. Quanto a previsibilidade da história tive a impressão de que isso acaba fazendo com que ela surpreenda. Enfim, terminei a resenha com um pouco mais de vontade de ler e assim que chegar já vai entrar para a lista 🙂

  2. Oi, Silviane!

    Eu li outro dia o livro Não olhe para trás, que tem a protagonista com amnésia. É muito interessante, pois permite que o escritor(a) explore vários caminhos.
    Eu confesso que não fiquei muito animada com o livro resenhado por você. Acho que vou pensar mais um pouco sobre. Quem sabe conseguir uns spoilers (risos)

    Beijos!

  3. Oi,
    Pelo visto você foi destruída assim como eu. HAUSHUAS Este livro me derrubou! Nunca pude imaginar que encontraria algo como aquilo. Nunca imaginei que o mistério seria aquilo. E só de falar já fico lembrando como fui feito de bobo. HAUSHUAHS nenhuma das minhas teorias passou perto da verdade!
    Eu adorei a escrita da autora e adorei o tema familiar sendo tratado com tanta crueza!
    Adorei a sua resenha! Relembrou bem o quanto eu amei este livro!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

  4. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Você quis ler o livro novamente assim que o fechou? As pessoas se recusaram a lhe dar spoiler? Não precisava nem fazer a resenha, agora parece que temos um segredo que todo mundo sabe menos eu, risos… E é claro que quero desvendar esse mistério. E esse título: mentirosos? Quem estará dizendo a verdade? E se ela perdeu a memória, me atrevo a desconfiar que talvez, ela saiba de algo que precise ser esquecido e que por isso corre perigo. Ih, já estou indo longe com minha imaginação, risos…
    É claro que estou com muita vontade de ler esse livro, já estava na lista, e sua resenha só aumentou minha ansiedade e me lembrou porque eu queria tanto ler!!!!!
    Adorei a resenha, está engraçada e você também não deu spoiler (malvada)!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  5. Oie, tudo bem?
    ‘Mentirosos’ foi um dos melhores livros que li em toda minha vida! Diferente de você, não senti vontade de abandonar, pelo contrário, cada vez eu me via mais presa ao livro ♥ Como você disse, o final é meio previsível e eu já imaginava que aquilo fosse acontecer, mas o choque de realidade foi maior e eu não queria aceitar que era realmente aquilo T_T Fico feliz em saber que você levou a leitura a diante e que gostou da obra como um todo 😉

    Mil beijos :*

  6. Oi Sil, também estou louca para ler esse livro por conta do falatório na blogosfera mas ao contrário de você, não quero spoliers, então tive que pular algumas partes da resenha para não imaginar esse final previsível que você tanto falou, rs
    Bjs, Glaucia.

  7. Oi, tudo bem?
    Bom, eu vi vários comentários positivos sobre esse livro e fiquei bem curiosa para ler, mas ainda não tive oportunidade :c Vi algumas pessoas falando que o começo do livro é meio chato mesmo, mas segundo a maioria o resto compensa. Enfim, eu gostei muito da resenha, a capa desse livro é bem bacana e me causa muita curiosidade.

    Beijos :*
    Larissa – http://srtabookaholic.blogspot.com

  8. Ri aqui disso de ele ser mega previsível, mas de não dar pra notar até a bomba ser jogada na nossa cara… rs… não acho tão previsível assim então! hehe…

    Fiquei surpresa por você ter pensado em abandonar o livro até a metade, nunca tinha visto nada além de elogios. Foi bom o aviso, assim vou me preparando. Espero ter logo a oportunidade de ler.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s