Início » Livros » Li até a página 100… :: A História Sem Fim

Li até a página 100… :: A História Sem Fim

Olá, pessoal. Sei que estou atrasada com algumas resenhas, mas a culpa é desse livro que vou falar hoje.

Criado pelo blog Eu leio, eu conto, “Li até a página 100…”, consiste em dizer o que achamos da nossa leitura atual até a centésima página.

Vocês já devem ter percebido por causa de algumas tags aqui no blog que eu raramente ou nunca cumpro algumas regras desse tipo de post. Por isso já vou dizendo que, na verdade, eu li até a página 158 (é pertinho, vai), mas vou responder tudo da página 100. Prometo.

Primeira frase da página 100:

Em nós deixaram de crer.

Do que se trata o livro?

O livro é sobre um garoto que está lendo um livro e consequentemente nós lemos o livro que ele esta lendo. Entenderam? Bom, Bastian é um garoto solitário, sua mãe morreu há alguns anos e seu pai não lhe dá atenção. Para completar a tragédia ele sofre bullying de colegas e até mesmo de professores. Assim como nós, Bastian adora livros e durante uma manhã, onde corria de alguns colegas maldosos, resolveu se esconder em uma biblioteca (ou livraria, agora não lembro) e lá encontrou o livro de sua vida: A História sem Fim. Se não fosse pelo dono, um velho apenas rabugento que não gosta de crianças, facilmente o garoto teria levado o livro, mas contra suas crenças ele precisou rouba-lo. O resto da trama se passa com Bastian escondido no porão da escola lendo o livro, que como eu disse anteriormente nós também o lemos. A História sem Fim (aquele que o Bastian roubou) nos leva para Fantasia, um mundo além do nosso onde existe diversos tipos de criaturas, sendo a mais conhecida (pelos leitores, ou quem assistiu o filme) um dragão sem asas. Fantasia está se desfazendo, algum tipo de buraco negro (O “Nada” como eles chamam) está aparecendo em diversos locais do mundo e levando consigo todas as criaturas. Para completar a Imperatriz Criança está muito doente e apenas um bom guerreiro pode ajuda-la: Atreyu. Curar a Imperatriz Criança é curar Fantasia e por isso a missão se torna tão importante.

O que está achando até agora?

Apesar de achar a história toda muito legal eu estou incomodada com a narrativa, e acho que a tradução. A versão do livro que eu tenho foi impresso em 1998 (em 1998 eu nem sabia ler, caras) e acho que me incomoda ver algumas palavras, ou forma de escrever, tão diferente da que usamos hoje em dia. No começo fique confusa nos diálogos, pois não existe o uso de travessão para separar dialogo. Exemplo:

— Obrigada, Atreyu, replicou ela, obrigada pela sua oferta corajosa e sincera (…)

Entenderam? No começo demorei para entender, mas mesmo depois de +150 ainda é chato e incomoda chatinha aqui.

O que está achando dos protagonistas?

Acho que Bastian representa tudo que um bom leitor. É curioso, fala com os personagens, da opinião sobre o que o personagem deve fazer, gostaria de entrar no livro quando deseja ajudar, sente que o personagem está falando direto com ele, etc etc.
Atreyu é um menino engraçado e corajoso, é o tipico personagem que te deixa com um pouco de raiva. Não que seja ruim, longe disso, mas apesar de ser um guerreiro ele ainda é uma criança e demora para entender algumas coisas.
Infelizmente conheci pouco da Imperatriz Criança, então não vou poder falar muito sobre ela (ou se ela se  mantem presente até o final).

Melhor quote até agora ah, gente desculpa mas vai ser quase uma página inteira pois nunca me identifiquei taaaaaanto

Quem nunca passou tardes inteiras diante de um livro, com as orelhas ardendo e o cabelo caído sobre o rosto, esquecido de tudo o que o rodeia e sem se dar conta de que está com fome ou com frio. . .
Quem nunca se escondeu embaixo dos cobertores lendo um livro à luz de uma lanterna, depois de o pai ou a mãe ou qualquer outro adulto lhe ter apagado a luz, com o argumento bem-intencionado de que já é hora de ir para a cama, pois no dia seguinte é preciso levantar cedo. . .
Quem nunca chorou, às escondidas ou na frente de todo mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim e é preciso dizer adeus às personagens na companhia das quais se viveram tantas aventuras, que foram amadas e admiradas, pelas quais se temeu ou ansiou, e sem cuja companhia a vida
parece vazia e sem sentido. . .
Quem não conhece tudo isto por experiência própria provavelmente não poderá compreender o que Bastian fez em seguida.
Olhou fixamente o título do livro e sentiu, ao mesmo tempo, arrepios de frio e uma sensação de calor. Ali estava uma coisa com a qual ele já havia sonhado muitas vezes, que tinha desejado muitas vezes desde que dele se apoderara aquela paixão secreta: uma história que nunca acabasse! O livro dos livros!

Vai continuar lendo?Atreyu

Eu quero. Muito. Mas faz mais de um mês que peguei emprestado com minha prima e até agora já deixei ele de lado e li cinco livros. Cinco livros. Mas vou fazer dele minha ultima meta de leitura para 2014. 😥

Última frase da página:

Tu poderás escutar

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado.

Se alguém já leu A História sem Fim me conte o que achou, se eu devo continuar lendo. Já até tentei ver o filme para ver se me animava (às vezes isso acontece comigo e ao contrário de muitos leitores eu não tenho neura filme x livros) mas acho que piorou a situação com uma produção tãaao feia (eu tentei dar crédito, pois ele é beeeem antigo).

Beijos.

 

Anúncios

36 pensamentos sobre “Li até a página 100… :: A História Sem Fim

  1. Oi , não conhecia o livro e nem vi o filme. A história pelo seu resuminho no começo do post, me pareceu bem legal, mas não sei se o leria pelos seus comentários negativos, sobre a forma da escrita, a complexidade da narrativa…enfim, acho que passo a leitura, o filme eu até tentaria assistir sim.

    bjs

  2. Oi, tudo bem?
    Eu já vi o filme, gostava muito, mas era bem confuso (a última vez que vi, eu tinha uns 12 anos, kkkk), então imagino que o livro realmente seja bem complexo mesmo, não sei se leria.
    Eu estou numa situação parecida, estou lendo um livro que não está rendendo de jeito nenhum, e já li uns 4 ou 5 livros desde de que iniciei. Boa sorte na leitura, e que você consiga terminá-lo ainda esse ano
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

  3. Me senti uma velha agora kkk
    Em 1998 eu já era assídua na biblioteca da escola. Agora estou em choque e preciso de uma ajuda médica! hahahah

    Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas acho que vou procurar por ele!

  4. Olá

    Amo este filme, mas ainda não li o livro. Atreyu ❤ me identifico muito com ele haha depois de algum tempo descobri uma banda com esse nome e até que eu gosto um pouco do som deles. Espero que goste da leitura no final das contas mesmo incomodada com a narrativa e já tendo deixado ele de lado por algumas vezes.

    Abraço!
    http://www.umomt.com

    • Oi, Matheus. Eu nunca tinha me ligado no nome da banda x nome do personagem, pois assisti o filme há muitos anos. Quando peguei para ler e vi fiquei surpresa. Gosto bastante do som deles e estou feliz com a volta anunciada esse ano, com álbum novo previsto para 2015. Espero poder vê-los no Brasil.

      Bjs

  5. Oi,
    Não conhecia o livro e achei super engraçado a forma como você deu sua opinião e os gifs contribuiram para entender sua situação.
    Eu confesso que não conhecia o livro, e apesar dos probleminhas que você pontuou, eu fiquei interessado em ler!
    P.S.: poderia dar uma sugestão carinhosa? Quando fizer um post como este, coloque a foto do livro. Acho que fica bem mais interessante e permite que o leitor reconheça o livro rapidamente!
    Enfim, só uma dica para o crescimento do blog! 😛

    Feliz Natal *-*
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    • Oi, Adriano!
      Uma outra leitura comentou sobre a falta da foto da capa do livro, realmente acabei esquecendo durante o processo de montagem do post. Até baixei a foto, mas não coloquei. Fiquei desatenta.
      Se um dia chegar a ler o livro comente o que achou.

      bjs

  6. Olá!!

    Assisti ao filme quando era mais nova, mas não me lembro muito bem dele. Nunca tive a curiosidade de lê-lo, mas espero ter a oportunidade de fazer isso um dia. Adoro essa TAG, mal posso esperar pela resenha!!!

    Beijos, Rob
    http:estantedarob.blogspot.com.br

  7. Ah, não fala que ele é feio, rs, amo tanto esse filme!!! Sou velha, rs, então ele me traz ótimas lembranças!! Estou louca pra reler esse livro, o meu é muito, muito velho, vamos ver o que vou achar quando tiver um novo contato com ele tanto tempo depois. Minha edição é muito linda, e muito antiga, de 1986! rs… Tem as letras coloridas até, vinho e verde! hehe… Uma coisa que não se acha mais hoje em dia!

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

  8. Oi, Silvane! Não li o livro, mas assisti o filme. Eu tive que me esforçar muito para chagar no final, a produção é muito fraca. Espero um dia ler o livro. Assim como você, não tenho problema com filme x livro. E também não importar a ordem de quem vem primeiro.
    Espero que você continue com a leitura.

    Beijos

  9. Oi Sil, você contanto sobre o livro me pareceu ser super interessante. Mesmo com a ortografia ainda antiga. Essa quote que você separou define muito todos nós, né?
    Pena que você não está conseguindo evoluir na leitura. Senti falta da capa do livro por aqui, fiz uma busca do google para ver a carinha do livro!
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Fan page

    • Oi, Giulia!
      Verdade, nunca parei para analisar que ninguém para só para fazer um post. UIHAEOIUHAEUHAEUAEI
      Pois é… acho que alguma editora deveria relançar nas normas atuais da ortografia. É uma bela história para quem gosta de fantasia e infelizmente não estou conseguindo seguir em frente.

      bjs

  10. Oi Silviane, tudo bem? Aah, já ouvi falar desse livro, mas nunca li e na verdade, nem sabia que tinha filme #shameonme…. na verdade, eu soube dele através de um outro livro, eu acho, que a personagem só tinha esse livro, pois os pais não queriam que ele tivesse livros pois achavam que era perda de tempo.

    Enfim, a fantasia parece ser bem interessante e daquele tipo que a gente se identifica, por querer entrar na história e tudo o mais. Adoreei o quote!! E bem, também me incomoda quando não há a separação entre a fala e a narração… mas enfim, o livro é meio antigo.

    Bom, espero que você consiga terminar de lê-lo… acho que vale a pena!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

  11. Oi oi!!
    Eu amo essa tag, quanto tempo não respondo… Esse livro parece ser demais! Nunca tinha parado para ler nada sobre ele, mas gostei muito. O fato de ele ler um livro e nós lermos junto o livro que ele lê me deixou bem curiosa, deve ser um tipo de narrativa maravilhosa. E esse quote, ah, que leitor não se identifica? Hahahahahaha
    Beijão,
    http://www.thousandlivestolive.com/

  12. Oi Silviane.
    Não li esse livro, nem assisti o filme, o enredo não me atrai, achei a história cansativa só de ler sua opinião que dirá o livro propriamente dito.
    É triste abandonar um livro, eu não gosto, mas se a narrativa não flui, não me resta outra saída, leitura é acima de tudo diversão.

    Beijos

  13. Oi, linda!
    Ainda não li esse livro… e não penso em ler na verdade. Mas gosto muito do filme. Tenho enorme carinho por ele. Foi encantador assisti-lo na minha infância. Achei que a narrativa deve ser mesmo confusa… Isso cansa, porque precisamos ficar dando atenção à pontuação para entender o que corresponde ao narrador e o que corresponde às falas dos personagens. :/
    Gostei da sua opinião! E do quote escolhido, haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

  14. Acredita que eu amei o filme mas não consegui lwr o livro? Sério…
    tentei duas vezes e não consegui. Mas assim…. nunca terminei Harry Potter e nem as crônicas de narnia…. :/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s