Início » Filmes » Adaptações » Filmes :: Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

Filmes :: Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

Sim, nós assistimos ao filme na estreia. E sim, não há como não se surpreender (positivamente!) com a primeira parte da adaptação fantástica do terceiro livro da trilogia Jogos Vorazes.

SINOPSE:  Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow, Katniss Everdeen está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe e da irmã, Prim. A presidente Alma Coin e Plutarch Heavensbee querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital.

018257.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Falando por todos os tributos e também curiosos que aguardavam ansiosamente a estreia de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 nos cinemas, afirmo que toda e qualquer expectativa gerada foi muito além de suprida, foram superadas. O projeto dirigido por Francis Lawrence, também responsável pela direção da segunda adaptação da saga, Jogos Vorazes: Em Chamas, produzido pela Lionsgate e com roteiro de Danny Strong não deixa nada a desejar, até mesmo para aqueles que leram os livros (como eu), e provavelmente esperavam por algo diferente, mas nem tanto. As surpresas, apesar de muitas, considero-as positivas.

Com o final eletrizante de Em Chamas, a continuação tinha um importante papel a desempenhar: mostrar a revolução contra a capital, em seu ápice, tendo Katniss (Jennifer Lawrence), o nosso Tordo, como a sua figura principal. Mas nesse primeiro momento, tudo o que temos é uma garota perdida. O símbolo da revolução encontra-se encurralado. De um lado Peeta (Josh Hutcherson), que havia sido capturado pela Capital, do outro, uma resistência clamando por seu envolvimento na revolução. Aos que leram o livro, sabem que a divisão em duas partes era além de viável, necessária. Nessa primeira parte do livro os conflitos internos de Katniss se sobrepõem à real ação, que estará presente na segunda parte, quando o distrito 13 envolve-se ativamente na revolução. Mas isso é assunto para uma outra crítica.

Apesar do foco ser a evolução de Katniss Everdeen de alguém destroçado pelo resultado dos jogos para o símbolo da revolução, a produção cinematográfica conseguiu dar fluidez e movimentação ao filme, ampliando-o a outros personagens que se destacaram fantasticamente, como a presidente Alma Coin (Julianne Moore) que conseguiu se colocar imponentemente como a líder do Distrito 13, a atuação de Julianne, como eu já esperava, fez com que não houvesse brecha para imaginar uma outra pessoa no papel da forte presidente Coin.

136723.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Bem, se alguém imaginava que não havia mais como Jennifer Lawrence surpreender no papel de Katniss, estava muito enganado. Temos a personagem elevada a um outro nível, e suas variações são levadas da forma mais concisa possível. Apesar de vermos pouco de Josh Hutcherson no papel de Peeta Mellark, também me surpreendi com a intensidade das poucas aparições do personagem no filme, até mesmo assim, o entrosamento e tensão entre Peeta e Katniss era palpável. Sabe aquela sensação de “coração na mão“? E não vou me estender muito, para não falar demais!

Não posso esquecer dos outros personagens que também foram fantásticos na história, Natalie Dormer como Cressida, Mahershala Ali  como Boggs, e uma mudança que me agradou, e muito, a leveza de Elizabeth Banks como a nossa querida Effie Trinket muito mais presente na história do filme do que como vemos (ou lemos) no livro.

415274.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Eu vou acabar falando de todos os atores e elogiando todas as atuações, no final. Como mencionei inicialmente, Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 é fantástico. Desde a escolha dos atores para seus respectivos personagens, ao roteiro. Há mais ação do que no livro, e temos a oportunidade de enxergar o outro lado da história, abrangendo mais do que a visão da nossa narradora nos livros, Katniss. Com cenas de tirar o fôlego, do início ao fim, A Esperança ganha o encanto dos espectadores por unir todos os componentes necessários para transformar uma já ótima e conhecida história, em algo arrebatador (até para esses que já a conheciam). Não há quem saia do cinema sem estar esperando com mais expectativa ainda a segunda parte, e também a final, da franquia: Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2. A Esperança não decepciona como livro, e muito menos como filme.

O filme já tem a maior estreia dos cinemas brasileiros, sendo exibido em mais de 1400 salas de cinema, ou seja, não perca tempo e corra até a sala mais próxima. Depois vem cá nos comentários nos contar o que achou. BEIJOS!

Anúncios

12 pensamentos sobre “Filmes :: Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

  1. Ficou contente em saber que o filme é bom! Ainda não vi nenhum, mas sempre tive curiosidade, pois é uma saga muito bem falada, e os filmes não ficam atrás. Sua resenha me deixou muito curiosa, pena que não terei coragem para assistir os demais (oh preguiça falando alto xD), mas adorei saber sua opinião sobre o longa. 😀

    Beijos.

  2. Ai, gente, adoro ler qualquer coisa empolgada de fãs! (rs) Eu sempre me divirto com a emoção presente em cada palavra, em cada opinião! Infelizmente, não gosto de Jogos Vorazes. Assisti ao primeiro filme e meio que “achei bom”, mas Em Chamas não consegui sair da metade. A protagonista não me encantou em nada.
    Sei que aos que leem os livros, o encanto é muito maior. Parece que a série se salva pela escrita da autora. Mas não tenho muita vontade de lê-la… :/

    Por isso, fico super-feliz que você tenha gostado de assistir ao filme! Tenho certeza de que é uma ótima produção! Mas… para mim, não tenho a intenção de vê-lo tão cedo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

  3. Eu amei o filme!!!!!!!!!!!!!!!!
    Em Chamas ainda é melhor, mas conseguiram fazer um bom trabalho com esse, afinal o começo do terceiro livro é cansativo até o momento que ela aceita ser o Tordo, o que demorou muitas páginas para acontecer. Amei o seu texto!

    Bjs
    Jéssica Rodrigues

  4. Oiee, tudo bem?

    Vi o filme na quinta feira. Gostei bastante, mas, sinceramente, preferi o segundo. Achei esse filme um pouco parado demais e, se comparado com o segundo, achei que tinha pouca visão além katniss, sabe? O que teve bastante no segundo. Senti falta de ver o Snow tramando, de ver o Petta e a Johanna sofrendo na capital… achei que a ação foi pouca e que a Coin tava muito boazinha.

    beijos
    Kel
    http://www.porumaboaleitura.com.br

  5. Olá!
    Eu ainda não assisti, mas estou ansiosíssima para ver. Não li os livros, só assisti aos filmes.
    Tenho visto somente críticas positivas sobre os filmes, e todas assim como você colocou, superando expectativas. Espero me surpreender positivamente também! 😉
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

  6. Oi, Flor! Tudo bom?
    Muitos estão eufóricos com o filme, não é mesmo? Eu também estou, mas estaria mais ainda se eu tivesse lido todos os livros e já tivesse assistindo ao primeiro filme. Jogos Vorazes já está na Netflix e sempre passo por ele, mas me recuso a assistir sem ter minha leitura, fiz isso com todas as adaptações. Infelizmente, não consigo achar os livros por um preço legal, ando me recusando a pagar muito caro, parei de comprar Os Instrumentos Mortais, pois cada livro está saindo em torno de R$40.
    Mas vou fazer minha pesquisa novamente e espero encontrar os livros, ai não exito em comprar e ler, para poder assistir aos filmes e estar entre os fãs!

    Beijinhos!

  7. Não poderei assistir no cinema pois na minha cidade vergonhosamente não tem salas de cinema. =/
    Mas acompanharei as notícias pelos blogs e assistirei online até poder comprar os DVDs. Amo essa trilogia e devorei os livros. Gostei bastantes dos dois filmes e acho que superaram realmente em A Esperança – Parte 1. Surtando pra ver tudo.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s