Início » Música » Trilha sonora literária

Trilha sonora literária

Nem todo mundo consegue ler e ouvir música ao mesmo tempo. Há quem goste do silêncio, quem goste de barulho e quem goste de músicas que acabem se moldando a leitura atual, como eu! Minha concentração fica bem mais aguçada, por que com a música consigo visualizar com mais clareza as situações do livro que estou lendo. Ler sem música para mim é como assistir à Frozen sem Let It Go, ou Uma Linda Mulher sem Pretty Woman. Já imaginaram Dirty Dancing sem (I’ve Had) The Time of My Life (com o Bill Medley e a Jennifer Warnes cantando, tá)? Pois é! Não tem como! Citei até Frozen no meio de alguns clássicos só pra exemplificar que música é essencial nas histórias e até em determinados pontos delas, tanto na telona quanto nos livros. Por isso, no trilha sonora literária de hoje, eu vou citar algumas músicas bem legais que acabaram (e acabam) marcando muitas leituras minhas, independente de gênero, seja ele musical ou literário.

Eu conheci o Imagine Dragons na trilha sonora da adaptação para os cinemas de The Host (A Hospedeira) e me apaixonei! Desde então ouvi Radioactive lendo Percy Jackson e a Maldição do Titã, Insurgente e até reli A Hospedeira ao som dessa música mais que viciante. O Night Visions, álbum de estreia da banda também é maravilhoso por completo. Quem não conhece o trabalho deles (o que acho meio difícil), procurem, porque as músicas da banda combinam com qualquer tipo de leitura.

Ouça Birdy e leia um romance. Deixe os lencinhos por perto pra não molhar o livro, okay? A prova disso é que ela está na trilha sonora da adaptação de A Culpa é das Estrelas para o cinema. Quer prova maior que a combinação dos dois é um bom ativador para lágrimas?

Manchester Orchestra está na minha trilha sonora há bastante tempo. Exatamente com a I Can Feel a Hot One, que me acompanha em tantas leituras que até perdi a conta. Um exemplo recente, Métrica da autora Colleen Hoover.

Outra do Night Visions, da banda Imagine Dragons. Não falei que o álbum era todo perfeito? Pra servir de trilha sonora principalmente. Devorei Belo Desastre ouvindo-a, e particularmente senti que a música se encaixava tanto com a história do casal Travis Maddox e Abby Abernathy que meio que o li apenas ouvindo essa música. Repetir eterno.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Trilha sonora literária

  1. Cara eu super adoro ouvir musica enquanto leio.
    A leitura fica muito mais gostosa…
    A Birdy e a Sara Bairelles estão sempre tocando enquanto estou numa boa leitura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s