Início » Séries de TV » Review » Série :: Under the Dome

Série :: Under the Dome

Eu sou uma pessoa que adora séries e até antes de desenvolver minha paixão pela leitura passava minhas tardes apenas assistindo séries e mais séries.  Mesmo com a chegada da idade adulta e a falta de tempo sempre procuro me dedicar um pouco a essa antiga paixão; Então há uns três meses comecei a assistir uma série de adaptação literária de ninguém mais ninguém menos que Stephen King (meu gêmeo de aniversário distante).

Título: Under the Dome (Sob a Redoma)

Emissora: CBS (EUA); TNT & Rede Globo (Brasil)

Estréia: 24/06/13

Gênero: Sci-Fi, Drama, Suspense

Elenco: Mike Vogel; Rachelle Lefevre; Dean Norris; Britt Robertson; Alexander Koch; Colin Ford; Mackenzie Lintz; Natalie Martinez; Jolene Purdy; entre outros

Onde comprar: Submarino/Saraiva

Sinopse: Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.
Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.

Pretendia começar a assistir a série sem ler o livro, mas pensei melhor sobre o assunto e decidi que estava mais do que na hora de ler algo do King (sim, com 23 anos nas costas nunca havia lido algo dele). Como o assunto hoje não será dedicado ao livro vou pular as considerações sobre a obra (MENTIRA, EU AMEI).

Bom, de cara, já no primeiro segundo já fica obvio que a série não vai ser nada igual ao livro. Nós estamos acostumados com isso nesse mundo de adaptações, mas como alguém que gostou do livro fica difícil – às vezes – aceitar algumas mudanças que eles fizeram na série.

É fácil perceber as mudanças simplesmente porque a série já foi renovada para a terceira temporada. Sim, apesar do livro ser extenso a única coisa realmente semelhante entre a série e o livro é apenas os nomes dos personagens e a redoma.

Primeira vitima.

A série nos mostra a pequena cidade de Chester’s Mill, localizada no interior de Maine, que misteriosamente é isolada por uma redoma. A redoma é o grande mistério que cerca a vida dos habitantes, mesmo que no inicio a série deu a impressão de que ela não seria, de fato, o assunto principal. No inicio o foco estava nos personagens, com a intenção de nos  mostrar suas reações diante do ocorrido mas tão logo que suas personalidades foram definidas a ponto de serem entendidas pelo expectador o foco voltou a ser a redoma.

Ao contrário do livro, onde não há personagem principal ou secundário – apesar de alguns ganharem mais destaque do que outros – na série temos uma grande demanda de personagens principais (e eu realmente digo principais, pois eles tem extrema importância para a história). São eles:

Dale “Barbie” Barbara: Um veterano de guerra que está apenas de passagem pela cidade e acaba preso na redoma. Por contar com uma experiência em sobrevivência em situações extremas, logo ele acaba se tornando um “líder” para alguns moradores da cidade.

Julia Shumway: Trabalha no jornal local. Sendo a jornalista da cidade é vista por muitos como fofoqueira; e apesar do seu jornal ficar em segundo plano na série a personalidade da personagem, assim como suas ações, opiniões são extremamente relevantes para as grandes decisões.

“Big Jim” Rennie: Vereador metido a fo!@# dono da cidade. Acha que os fins justificam os meios. Basicamente isso é tudo que precisamos saber sobre o personagem.

“The pink stars are falling; The pink stars are falling in line”

Junior: Filho do Big Jim. No inicio é um garoto odiável mas esse posto não dura por muito tempo, visando que – apesar de ser um garoto extremamente carente e que acaba cedendo aos caprichos do pai – ele tem algo inocente em sua personalidade e eu ouso dizer que as suas motivações é simplesmente o amor. É importante devido ao seu relacionamento com a redoma.

Norrie: Estava apenas de passagem pela cidade com suas mães (sim, no plural) quando a redoma caiu. Se torna importante devido ao seu relacionamento com a redoma.

Joe McAlister: É tipo o nerd da cidade. Ele ajuda Barbie e Julia com explicações sobre alguns acontecimentos sobre a redoma, porém sua maior importância se da ao devido do seu relacionamento com a mesma.

Angie McAlister: Irmã de Joe e ex-namorada de Junior. Não tinha importância para a história até ter seu relacionamento com a redoma.

Quando eu digo que o personagem tem um relacionamento com a redoma eu me refiro a influencia que esses personagens têm sobre ela, assim como ela sobre eles.

Uma das coisas que me incomodou ao assistir a adaptação foi a forma como os personagens podem ser tão flexíveis em suas convicções.

É extremamente fácil para Barbie, por exemplo, abaixar a sua cabeça diante de alguma ordem do Big Jim ou simplesmente deixar de lado o fato de que esse homem pode destruir a cidade inteira e trabalhar ao seu lado. Assim como pareceu extremamente fácil para Big Jim não ser o personagem que todos devem odiar com todas as forças do mundo; já que ele sempre acaba refletindo sobre seus atos em algum momento e percebe que estava errado e tenta, em um ato heroico, consertar o que houve.

Um dos fatores que, acredito eu, influenciam nessa mudança drástica da personalidade dos personagens do livro e da série é justamente por ser tratar de uma adaptação para a televisão onde é preciso muita cautela com o que é transmitido para o publico, lembrando que ninguém respeita a classificação etária.

De qualquer maneira é uma série que vale a pena assistir quando se assiste sem os preconceitos de adaptações. É claro que não da para deixar de comparar diversos pontos, mas ainda sim quem sai ganhando é o expectador com duas obras para admirar.

under-dome-season-2

Participação mais do que especial

Anúncios

25 pensamentos sobre “Série :: Under the Dome

  1. Olá!!!
    Ainda não li A Redoma, e nem assisti a série. Mas confesso para você que fiquei curiosa para ler/assistir por causa daquela Gif da vaca sendo partida ao meio *o* kkkkk
    Espero em breve poder ler o livro, e quem sabe assistir a série?

    Beijos!

  2. Oi,

    Morro de vontade ler o livro, só que toda vez que vejo o preço deixo pra comprar depois, acho um pouco caro, mas agora até que o preço já está relevante! Só gosto de assistir a séries, quando conheço bastante do livro, então dispenso ver agora, mas com certeza é uma série que quero investir, e já vai para a terceira temporada, não posso perder tempo né?

    Mayla

  3. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro do King, mas fico feliz em dizer que ao menos tenho 2 livros do filho dele! Sou louco para ler/assistir Sob a Redoma, mas sou daqueles que só assiste adaptações após a leitura, ou seja, não tenho nem ideia de quando assistirei a série.

    Até logo,
    Sérgio H.

    http://www.decaranasletras.blogspot.com

  4. Nossa, basicamente só os nomes das personagens e a redoma em comum? Deve ter sido mesmo meio decepcionante pra quem gostou do livro. Tenho horror de Stephen King, não só dele, mas do gênero que ele escreve. Também não gostei dos personagens na série não terem convicções firmes. Enfim, não tenho mesmo interesse em ler ou em assistir. Beijo! Ju – Entre Palcos e Livros

  5. Olá

    Recentemente fiz um post falando sobre no meu blog. Ainda não li o livro, mas sei que o Stephen King faz parte da direção da série,então já que tem o aval do patrão não vou reclamar de terem mudado a série.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

  6. Eita que eu nem sabia que tinha série. Com o tanto de folha, o que não falta é enredo pra desenvolver. Pena que eles não se mantiveram tão fiéis, podiam ter seguido mais à risca (raivinha momentânea de adaptações mal feitas).
    Eu não leio / vejo nada do Stephen King; li O Iluminado com uns 15 anos pra nunca mais, ô coisa que me dá medo! rs
    Beijinhos!
    Giulia – http://www.prazermechamolivro.com

  7. Oiii,
    Ah eu gosto da série, coloquei em dia quando a Globo passou mas acabei atrasando de novo haha
    Vou aproveitar que finalizou a season para assistir.
    Não suporto Big Jim, nossa… o Junior até que melhorou um pouco.
    E verdade o Barbie poderia enfrentar o Jim, mas parece temê-lo

    HAHA eu tenho 25, nunca li nada do Stephen… mas logo leio

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana – Obsession Valley

  8. Oi Silviane, tudo bem? Eu também com 23 anos na cara, ainda não li nada do King, e tenho o livro aqui. Pensei em ler, quando soube que a série ia estrear, mas acabou não dando. Bom, se em adaptações de filmes já tem mudanças, séries então nem se fala, a maior parte das séries que são baseadas em filmes são bem diferentes. Não sei se isso é bom o ruim, mas quero muito ler o livro e assistir a série, gostei bastante das imagens e nossa, aquela do boi sendo partido ao meio é tensa. Gostei bastante do post!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    • Oi, Rafaella!

      Eu acho que é normal algumas pessoas demorar para ler os livros do King, ainda mais se não são acostumadas com o genero e o modo do cara escrever, mas como tudo na vida a gente aprende a gostar! Espero que curta.

      Bjs

  9. Olá,
    Adorei o post.
    Eu particularmente só li um livro do Stephen King, que se chama Zona Morta, mas espero ler mais sendo que esses últimos tempos comprei e ganhei vários do autor. Como você, eu só pretendo começar essa série quando ler a obra do rei.

  10. Olá

    É um dos poucos seriados que eu ainda assisto, principalmente porque eu já acompanhava antes de me desinteressar por séries. Confesso que gosto mesmo cheio de incongruências narrativas, mesmo tendo uma direção fraca e um enredo um pouco confuso. Ouvi dizer que MUITA coisa difere do livro do King e até fiquei em dúvida se ele estava realmente acompanhando as gravações. Estou lendo o livro no ritmo de uma lesma e está tão interessante quanto.

    Abraço!
    http://www.umomt.com

  11. Ola gostei do enredo . Ainda não li o livro e quanto assistir a série realmente não me sobra tempo e quanto há um tempinho acabo pegando um livro . Mas gostei muito da dica. beijos

  12. OI Tudo bem?
    Eu sempre acho os enredos do King super interessantes, entretanto, a leitura para mim foi decepcionante. O único livro dele que li era muito descritivo, ele descrevia até o som da mosca voando. Por isso desisti dele, risos… Dessa forma, mesmo a série sendo um pouco diferente do livro, eu não veria não, pois gosto da história, fico curiosa, mas posso me decepcionar como no livro. mas sei que ele tem vários fãs, então, essa é uma ótima dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    • É verdade, Cila. E infelizmente (ou não) essa é uma característica do autor. No inicio da leitura fiquei incomodada, mas acho que é pq não estava acostumada com isso.
      Sei que vou sofrer mas desejo ler outras obras do King.

      Bjs

  13. Sou suspeita para falar do King (adoro cada obra que li dele, até as mais insanas como Louca Obsessão), e o pior é que tenho “Sob a Redoma” há um tempão, porém, ainda não consegui simplesmente lê-lo! Mas sou apaixonada pela história e só assisti a dois episódios da série com medo de pegar algum spoiler fatal do livro. Hahahaha. Fiquei mais curiosa ainda lendo essa review da série. t.t Oh. Céus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s