Início » Geral » Turismo Literário :: Qual a Viagem dos Seus Sonhos?

Turismo Literário :: Qual a Viagem dos Seus Sonhos?

Viajar é muito bom! Sinônimo de trocar experiências, vivenciar outras culturas e, é claro, aprender com o novo e o diferente. Entre as variadas formas de “fazer turismo”, o turismo literário vem se destacando nos últimos anos em todo o mundo.

Como uma boa estudante de turismo eu não poderia deixar de falar sobre isso por aqui, então se você é um amante dos livros ou apenas um curioso no mundo da leitura, o turismo literário surge como uma ótima recomendação! Essa forma de turismo ficou evidenciada em 2005 após o romance de Dan Brown “O Código da Vinci” que levou milhares de turistas para as capitais da França e da Inglaterra. Aqui no Brasil a Ilha de Paquetá no Rio de Janeiro ficou conhecida após o romance de Joaquim Manoel de Macedo “A moreninha” e tornou-se um dos locais mais visitados do império em 1844.

Essa é Paquetá uma ilha do município do Rio divulgada pelo romance A Moreninha (a casa rosa da foto é a casa da Moreninha).

Paquetá, uma ilha do município do Rio de Janeiro divulgada pelo romance “A Moreninha”

O primeiro Roteiro Literário criado no Brasil percorre paisagens de Minas Gerais descritas no romance Grande Sertão: Veredas do escritor Guimarães Rosa, onde a principal cidade é Cordisburgo, cidade natal do autor. Existe também a semana Roseana evento que visa divulgar a obra literária de Guimarães, na mesma semana acontece à caminhada Eco-literária e há muitos mais roteiros por aqui, esperamos que isso cresça, certo?

Por ser algo inovador no turismo, ainda não existem muitas pesquisas sobre esse tema, atualmente é evidenciado através de eventos literários, visto que praticamente todos estados brasileiros mantêm uma Feira do Livro, até cidades menos habitadas, onde esse já é um segmento muito procurado por viajantes de todo o mundo, realizado em locais que possuem algum vínculo com a história contada ou com a vida de seus autores. Traçar a rota de seu personagem preferido, visitar a cidade que ambienta a história, percorrer os principais lugares da vida do autor… As opções são infinitas. Tudo depende do que mais agrada você!

Igreja de São Sulpício em Paris, parte do tour pelo livro O Código da Vinci.

Igreja de São Sulpício em Paris, parte do tour pelo livro “O Código da Vinci”

Pra você que ainda não teve a oportunidade de realizar “A Viagem Literária dos Sonhos” tenho uma boa notícia: O turismo literário começa no momento em que você pega um livro e mergulha em sua história. Mas é melhor ainda fazer as duas “viagens” simultaneamente, não? O que acha de viajar para o destino do seu autor preferido lendo uma de suas obras?

Você tem uma viagem literária em mente? Alguma que adoraria fazer? Conte pra gente! 😉

Anúncios

24 pensamentos sobre “Turismo Literário :: Qual a Viagem dos Seus Sonhos?

  1. Oi Bruna !!!

    Nossa deve ser ótimo mesmo você mergulhar num livro e poder ter a oportunidade de olhar onde as cenas foram escritas e construídas, de como são os costumes do lugar, de como vivem os habitantes, poder conversar ouvir histórias novas, fazer novas amizades. Gostaria muito de conhecer o cenário do filme o ”Alto da Compadecida” aquele sertão que apesar de muitos problemas sociais , é um lugar maravilhoso com um povo que esbanja humildade e simpatia, quem sabe algum dia tenho essa oportunidade, mas adorei dividir isso com vocês .

    Bjos.

    http://www.loveebookss.com.br/

  2. Oieee, eu AMO viajar hahaha, ir para a praia ❤ ❤ ❤ Com os livros vou para lugares que o mundo real não permite, as minhas viagens preferidas são para os mundos sobrenaturais, os mundos dos vampiros e dos lobisomens, dos anjos, das fadas hahahahaha, adoro este tipo de leitura que me faz viajar rs, Abraços.

  3. Oie,

    Acho que seria perfeito ler ACEDE em Amsterdã, deve ser um sonho né? Então eu sempre faço muitas viajens pelo Brasil e pelo mundo, e por mundos ficticios e não me arrempendo de ter conhecido nenhum, mas quando eu conseguir reaizar a segunda viagem vai ser ainda melhor! Amei o post, achei bem legal abordar esse tema fiz um post parecido lá no blog.

    Mayla

  4. Ah, eu viajo com minhas leituras sempre, faço todo percurso bonitinho, totalmente imersa rsrs. Mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de selecionar um livro e literalmente viajar com ele seguindo a risca todo o roteiro.
    Mas um livro que eu li, e que despertou realmente minha vontade de viajar e conhecer a região nos mínimos detalhes foi Amazônia da Marli Carmem.

    Beijos

  5. Eu não sabia que o turismo literário estava tomando essa proporção toda!
    Acho muito legal e um dos livros que eu quero ler para, futuramente fazer um roteiro com base nele é Ana e o beijo Francês. recentemente li um livro do Mauricio Gomyde que tambem acrescentou alguns pontos a serem visitados quando eu for a europa =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa – Mais que Livros

  6. Olá

    Curti muito o post. Viajar, na realidade, é uma coisa meio distante pra mim no momento, acho que só ano que vem é que eu conseguirei sair um pouco de casa e experimentar novos horizontes. Tenho alguns amigos que querem fazer um mochilão pelo Brasil e outro pela América do Sul, eu acho que vou acabar me aventurando com eles. Viajar pra algum lugar onde seu livro favorito se passa também deve ser incrível. Acredito muito no que você disse: a viagem começa quando pegamos um livro e mergulhamos na história haha

    Abraço!
    http://www.umomt.com

    • Olá!
      Eu tô me programando pra um mochilão na Ámerica do Sul mas coisa distante ainda, viajar é muito bom, lava a alma, acho libertador (minha alma de turista tiete falando mais alto haha), bom que mesmo sem condições podemos fazer essas viagens no nosso cantinho mesmo, afinal mergulhar num livro é sempre bom! 🙂

    • Oi Juliana!
      O castelo deve ser lindo *–*
      Entendo, essa questão de viajar muda muito de pessoa pra pessoa (na verdade tudo muda de pessoa pra pessoa né rs).
      Muito obrigada pela visita 😉

  7. Oi, Bruna, adorei a sua postagem, porque todo livro é uma viagem, seja a um lugar, cultura ou realidade nova. Juntar turismo aos locais das aventuras dos livros poderia gerar uma coluna fixa, pense nisso, ainda mais por estudar turismo.
    Pena que locais fantásticos não podem ser visitados, como a Terra-Média, pois eu adoraria também.
    Acho que escolheria o roteiro do Robert Langdon no momento ahahahha
    Beijos.

    • Olá!
      Agradeço muito a sugestão e estou pensando nisso mas preciso amadurecer a ideia hihi, realmente alguns livros não podemos visitar mas no caso da Terra Média temos a Nova Zelândia, onde foi filmada a trilogia do Senhor dos Anéis, algumas paisagens são reais (tem até roteiro específico do filme rs), enfim alguns fantásticos a gente pode tentar pelo menos rs.
      Muito obrigada pela visita 😉

  8. Oi Bruna, tudo bem? Muito legal o seu post, tenho vontade de conhecer vários lugares por causa dos livros, mas acho que o principal é Londres, por causa de Harry Potter, também li outro, mas não gostei muito, que se passa em Londres e queria conhecer melhor os lugares que falam. Acredita que eu moro no Rio e nunca fui a Parati?? Preciso ir.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    • Rafaella do céu! Eu sou louca por Londres, amo Sherlock, os livros da Jane e Harry Potter (sou Sonserina até a morte haha).
      Sério? Paquetá e Parati são parada obrigatória pra quem mora aqui no Rio haha, vale a pena, juro!
      Beijinhos

  9. Ahhhh eu também tenho uma imensa vontade de conhecer alguns lugares exatamente por causa das dicas literárias que vivo nos livros… Tenho vontade de conhecer a Índia por causa da maldição do tigre e tenho vontade de conhecer Paris por causa de Morra por mim… entre outros lugares é claro…. 😀

  10. Oi! Bruna aqui rs.
    Sim, eu te entendo, também quero viajar muuuuito haha, vários livros que me deram idéias maravilhosas pra viagens eu sem dúvida concordo cntg 🙂
    Obrigada pela visita!
    Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s