Início » Geral » Artigo Original » 5 dicas para conservar os seus livros

5 dicas para conservar os seus livros

dics da cev
Olá, gente! Olha eu aqui, não sumi, okay? Já voltei! O trabalho anda sendo uma loucura, mas durante essa semana fiquei elaborando várias coisas legais, e uma delas é o post de hoje! A pedidos,  o elaborei com todo o carinho, especialmente pensando no cuidado que devemos ter com os nossos queridos e amados livros. São algumas dicas básicas, porém, essenciais para mantê-los conservados por muito mais tempo, portanto, fiquem atentos e as sigam para obter uma melhor qualidade na conservação dos nossos amigos. ❤

1. Mantenha os livros na posição vertical

Os nossos livros precisam ficar “em pé“. Muitas vezes, por falta de espaço e para acomodá-los melhor na estante, acabamos por preferir algumas opções que tendem, com o tempo, a prejudicá-los – como a horizontal. Mas isso pode curvá-los, entortá-los e ninguém quer que isso aconteça, não é? Nada de deixar caído, de lado, a posição correta é a vertical, em pé. Também é indicado que não se aperte muito o espaço ao arrumar a estante, pois, ao puxar os livros com muita força a lombada pode ser danificada. O legal é deixar um “espaçozinho” bem mínimo para tirá-los da estante com facilidade.

2. Mantenha a estante limpa

Nada de deixar poeira acumulando em cima dos livros, galera. E aí que mora o perigo. O acúmulo de pó pode fazer com que as folhas amarelem com facilidade. Portanto, sempre se certifique de espanar os livros com cuidado e de manter a estante limpa com produtos que não danifiquem as páginas e que evitem o mofo em lugares pouco arejados. É bem legal uma misturinha de água e vinagre, e é o que eu uso. Além de limpar, ela evita que mofem e não interfere negativamente em nenhum livro, mesmo que sua capa seja de couro, papel, e etc, diferente do álcool que pode danificar. É só umedecer um pano limpo com a misturinha, limpar bem direitinho a estante, e depois passar outro pano limpo, porém, seco para tirar o excesso de umidade. Esperar secar e pronto. Indica-se que o pó seja tirado semanalmente, e esse procedimento de limpar a estante com a solução água+vinagre pode ser feito mensalmente.

3. Livros foram feitos para serem lidos 

Livros que passam muito tempo fechados (basicamente, livros que só foram lidos uma vez e desde então só saem da estante para que ela seja limpa) vão, inevitavelmente, ficar com um cheiro ruim, ter suas páginas amareladas, e por aí vai. É legal sempre abrir os livros, mesmo que não vá lê-los, e permitir que suas páginas possam receber alguma ventilação, sempre alternando-as.

4. Cuidado ao manusear

Acho que essa é a regra básica de todo leitor que AMA seus livros: Cuidado. Nada de pegar com as mãos úmidas, sujas, abri-lo em um ângulo que não force a lombada. Forçar o livro ao lê-lo, pode fazer com que suas folhas soltem, a lombada entorte, então, é sempre legal encontrar uma posição confortável para você e para o livro. Se for sair com ele, existem muitas opções de “capas para livros” no mercado, que evitam o atrito direto com outros itens, por exemplo, dentro de mochilas, bolsas, o que pode criar orelhas, manchá-lo, amassá-lo. Serve como uma daquelas “cases” para tablet, só que para livros. É bem legal e posso indicar algumas lojas online se vocês quiserem.

5. Escolha um lugar arejado

Muita gente não pode ter a sua estante e acaba guardando os livros no guarda-roupa, ou outros móveis fechados. Apesar de se recomendar que eles não recebam luz direta, seja do sol ou artificial, é ideal que os livros sejam mantidos em locais arejados e que recebam ventilação. Locais fechados tendem a acumular poeira e bolor com mais facilidade, mesmo que sempre estejamos o limpando. Se não tem ainda uma estante, tente improvisar prateleiras ou mantenha o local onde ficam os livros o menos amontoado possível e sempre permita que o ar possa circular. Por isso não é legal armazená-los em saquinhos, pois, nossos livrinhos precisam respirar, ou todos aqueles probleminhas já citados anteriormente podem ocorrer também nesse caso. Só use essa alternativa em caso de mudança, reforma da casa, ou coisas do gênero, mas temporariamente, sem prolongar, okay?

Livros são como um investimento, um patrimônio nosso, e, arrisco dizer que são uma extensão de nós mesmos. Devemos mantê-los sempre conservados e bem cuidados para que possam passar muitos presentes conosco, e vivenciarem um ou mais futuros nas mãos de quem o herdar. Cultive um livro, a sua lembrança, o seu conhecimento e o conteúdo que ele pode lhe proporcionar e também a muitas outras pessoas.

Anúncios

14 pensamentos sobre “5 dicas para conservar os seus livros

  1. Eu amei a dica do vinagre! Vou começar a usar! Minhas estantes são grandes, e eu procuro deixar sempre limpas, mas todos os livros na vertical, não rola! Mesmo assim, nunca vi nenhum que ficou na horizontal meu danificado! Amei o post!
    Beijão!
    Paulinha Juliana

  2. Oie,

    Adorei as dicas umas eu já utilizo, só preciso comprar um estante, meus livros ficam numa estante com uma portinha de vidro então tô sempre de olho neles e sempre tiro de vez em quando pra eles darem uma respirada, e limpo de vez em quando, pois a preguiça nem sempre deixa e a escola! Amei as dicas.

    Mayla

  3. Oii,
    Ameei as dicas. Sou desses que cuidam mais dos livros do que da saúde! rs Já conhecia essa de deixar os livros na vertical e aqui são todos assim!! 😀
    Cuidado ao manusear eu sempre tenho e é por isso que não empresto. Quem toma emprestado não cuida como eu! 😛

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

  4. Adorei as dicas, principalmente a da água com vinagre, que eu não conhecia e vou começar a usar! Tem uma proporção certa de cada um?

    Infelizmente não tem solução aqui, sei que é ruim deixar os livros na horizontal, mas é o único jeito de eles caberem nas estantes… :/

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

  5. Fran ótimas dicas , principalmente sobre deixar os livros arejados, inclusive preciso limpar a minha estante e colocar todos os livros em ordem. Tudo anotado aqui suas dicas para não esquecer . beijos

  6. Excelentes dicas! Sempre falo pra todo mundo: “Não coloque na horizontal.” (especialmente quando empilham um monte, eles deformam aos poucos.) ou “Não deixe em caixas ou armário.” (digo para abrir as portas do móvel sempre.). Uma dica minha, para quem tem estante que “sobra” espaço acima dos livros, é cobri-los com toalhinhas, paninhos bonitinhos, pelúcia… aí retira de tempos em tempos esses itens para a lavagem, e a parte de cima dos livros fica sempre sem poeira. Beijos.

    • Oi, Tati!
      Pois é, se for algo a curto prazo, ainda vai. Mas se deixá-los nessa posição por muito tempo, ou até um tempinho razoável, os nossos livrinhos já começam a sofrer as consequências. Olha, não cubro com toalhinhas, mas vou tentar isso. Não acumula mais pó, Tati? Dá sempre certo pra ti?
      Beijos e volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s