Início » Livros » Resenhas :: A 5ª Onda

Resenhas :: A 5ª Onda

Ficção científica, futuro distópico. Esses ingredientes já falam por si só que A 5ª Onda deve prender a atenção de qualquer leitor. Prender a atenção é até considerado mínimo, quando na realidade este livro torna-se parte de você durante o pouquíssimo tempo de sua leitura. Por que pouquíssimo? Leia e não consiga desprender-se dele até terminar de lê-lo.

Título: A 5ª Onda

Autor: Rick Yancey

Editora: Fundamento

Páginas: 367

Onde costumo comprar (Opções de livro impresso): Cultura/Saraiva/Siciliano

Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

Cassiopeia, ou apenas Cassie, como prefere ser chamada, é a primeira personagem a quem somos apresentados. É uma garota de 16 anos e narra a chegada dos Outros a terra, nos convidando a embarcar em uma história recheada de instabilidades e reviravoltas. Exatamente como Cassie se sente em um mundo inseguro, onde as pessoas que você menos espera, não são exatamente o que você imaginava que são. Não confie em ninguém. Nem mesmo aquele cuja aparência é humana. Eles estão entre nós. Pensam como nós pensamos. São como nós. E é com essa atmosfera que nos deparamos ao lermos as primeiras páginas de A 5ª Onda. E seu autor, Yancey sabe perfeitamente nos afundar em meio a todos esses sentimentos contraditórios aos quais Cassie, e todos os outros personagens, estão vivenciando.

Porque, se eu for a última, então eu sou a Humanidade. E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha.

Cassie, em seus apenas 16 anos, aprendeu a tornar-se uma caçadora para sobreviver. Perdeu a mãe para a 3ª Onda, a Morte Vermelha, presenciou o pai ser assassinado e a única pessoa que a mantém seguindo em frente, é o seu irmão, Sammy, o qual permanece em uma busca constante, já que ele foi levado para algum abrigo. Em meio aos perigos de estar em um mundo invadido pelos Outros, sozinha, em uma busca desenfreada pelo irmão, Cassie encontra Evan Walker, entre seus 18 ou 19 anos. Não é uma boa temporada para se conhecer pessoas, mas a relação que se estabelece entre os dois é inevitável. Ambos convivem com uma tênue linha de confiança, porém, acabam tornando-se mais próximos um do outro do que jamais imaginariam, principalmente Cassie, com o seu lema de “não confie em ninguém além de si mesmo“. E ela não confia.

Não vamos esquecer do Zumbi. Cassie e Zumbi são personagens que possuem muito em comum. Zumbi é um garoto de 17 anos, outro narrador muito presente durante o desenrolar da história, também perdeu a família para as Ondas, está sozinho e imagina que não possui muito tempo de vida pela frente. Se deu este apelido por ter contraído a Morte Vermelha, não acreditava em cura, mas conseguiu se livrar da doença, e acaba sendo achado e treinado juntamente com outro grupo de jovens para se tornarem soldados na guerra contra os visitantes alienígenas, que devastam a humanidade inseridos dentro dela. Daí para frente se eu mencionar qualquer outro detalhe, vou revelar mais do que deveria sobre a história.

A 5ª Onda é perfeito. Complexo, ousado, misterioso, tudo em uma quantidade exata. A narrativa em primeira pessoa que alterna entre os personagens, – até o pequeno Sammy narra! – sem aviso prévio, é bastante atrativa por mostrar diversos pontos de vista e ângulos da história. O tempo em que decorrem ou são narrados os fatos também chama a atenção por fazer com que toda ideia prévia de um acontecimento que temos, seja quebrada a todo o momento para ser refeita. Não há como determinar o que acontecerá, assim como logo você vai perceber que não faz sentido em tentar decifrar a história ou prever o que acontece depois. Esse é um livro para se apreciar e para se sentir parte da história. Um livro para se roer as unhas, quebrar a cabeça, passar a noite em claro e se perguntar de onde Rick Yancey tirou aquilo, e reler pra ver se é verdade mesmo ou você não está tendo alucinações. E quando acaba, você relê o final de novo, porque não está acreditando que acabou e quer ver se não deixou nenhum detalhe passar despercebido. E é isso que Yancey faz, guarda o melhor a cada capítulo, não revela nadinha, nem pelas entrelinhas e quando revela, revela tudo de uma vez só. E eu mais do que o recomendo. E pra quem já leu, leia novamente, pois, inacreditavelmente você vai se surpreender ainda mais do que durante a primeira leitura. A 5ª Onda merece um espaço em qualquer estante e em qualquer coração leitor. Mal consigo acreditar que haverá uma continuação, The Infinite Sea, ainda sem título em português e muito menos data prevista para lançamento no Brasil. E corações fracos, há melhores notícias por aí, sejam fortes. A 5ª Onda pode chegar as telonas com a atriz Chloe Moretz interpretando Cassie. Especula-se que a Sony esteja formalizando o contrato com a atriz, então, vamos torcer para que sim e que possamos assistir a essa adaptação o mais breve nos cinemas.

Rick Yancey  nasceu em Tulsa, Oklahoma. JamieMcGuire é autor de dois livros para adultos: um romance e umas memórias. É também um experiente argumentista e foi, durante anos, crítico de teatro. As Extraordinárias Aventuras de Alfred Kropp é o seu primeiro livro para jovens, nascido do seu desejo de conjugar a sua paixão por espadas com o seu fascínio pela lenda de Excalibur – a mítica espada do rei Artur. Vive em Knoxville (Tennessee, EUA), com a mulher e três filhos.

 

Anúncios

31 pensamentos sobre “Resenhas :: A 5ª Onda

  1. Pingback: Pra ver no cinema: A 5ª Onda | Cantar em Verso

  2. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: http://www.umcontainer.com

    • Olá, Pamela! Tudo sim, e contigo?
      HAHAHAHAHA Acontece! O que me convidou nesse livro, particularmente foi a capa. Mas depois vi que ele era muito mais do que uma capinha bonitinha e amei!
      Espero que mude de opinião e dê uma oportunidade a ele.
      Beijos!

  3. O Complexo, misterioso e ousado me ganhou! Me deixou bem curiosa! Gosto desse tipo de narrativa, principalmente as que alteram!
    Gostei muito!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana – Overdose Literária!

    • Olá, Paula!
      O que mais gostei neste livro, é que não há como prever o desfecho. O autor simplesmente prega peças e também deixa pistas pelo caminho. É um quebra-cabeça a ser montado, e no final, você percebe que o montou ao contrário. Apesar de parecer complexo, não é! A história é envolvente e você mal percebe o tempo passar quando está “mergulhada” nela.
      Que bom que gostou!
      Beijos!

    • Olá, Sérgio!
      Haha! Eu sei! Iria ficar mais tempo no chão se lesse o livro. Ia ter um treco na certa!
      Se eu pudesse daria um desses para cada um de vocês que não leram, sério mesmo. Ele pre-ci-sa ser lido, precisa. Por todos! ❤ Espero que seu bolso encha e você possa comprá-lo o mais rápido possível, ou, quem sabe, eu o sorteie por aqui?
      Beijos!

  4. Com sua resenha e essa narração terei que correr e ler , e olha que não sou fã de ficção, mas me chamou bastante a relação das pessoas e suas perdas, os laços que irão se criar entre os personagens e quero saber como o livro termina e ainda tem continuação . Vou amar .
    Adorei

    beijos

    Joyce

    • Oi, Joyce!
      Leia-o mesmo, não vai se arrepender. Mesmo que não goste de ficção, não será uma chance desperdiçada, A 5ª Onda vai te fazer enlouquecer de uma forma que só a continuação poderá te apaziguar (eu estou assim).
      Obrigada!
      Beijão!

    • Oi, Thay!
      Sim, e o legal é que são pontos de vista que narram cada perspectiva individual da história, porque cada um está em um ponto diferente dela, entende? Não são pontos de vistas diferenciados de um único ponto em questão, e sim, pontos de vistas diferenciados de momentos e lugares também distintos. É genial! 😀
      Beijos!

  5. Adoro quando um livro tem esse poder de fazer a gente se sentir parte da história! *-* Sou louca pra ler o livro desde o lançamento, e amei a notícia de que estão negociando com a atriz para a adaptação! Ainda bem pra mim que ainda não tem a previsão da continuação, porque não sei quando vou conseguir adquirir o meu. Mas, quando fizer isso, tenho certeza que vou amar ficar quebrando a cabeça e depois querendo reler pra ver se deixei algo passar! rs…

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    • Oi, Ju!
      Sim! Eu amei saber da provável adaptação. Não tem como errar! O livro já está pronto como roteiro para virar filme, torço muito para que dê certo. ❤ Ai, não fala isso, estou aqui me roendo por essa continuação. Lê logo, mocinha, não vai se arrepender. 🙂
      Beijos!

  6. Eu me amarro em distopias, mas essa nem conhecia ainda. Não sei por que, mas quase não fico sabendo de livros da Fundamento.
    Achei a premissa interessante, o que não é muito difícil já que sou fã do gênero.
    Beijinhos!
    Giulia – prazermechamolivro.com

    • Oi, Giulia!
      Esse eu vi na livraria, li a sinopse e comprei, não vi uma ação de marketing muito pesada nela, não sei porque, já que é maravilhoso. Como estou todos os dias na livraria, fica fácil para mim saber dos lançamentos quando não vejo nenhum marketing acerca de alguma obra específica. Mas ele é realmente maravilhoso e vale a pena você ler. 😉
      Beijos!

  7. Olá tudo bem???
    Menina diante de uma resenha dessas terei que passar esse livro na frente dos outros, mas fico imaginando como farei se eu gostar tanto que nem você (e isso é quase certeza porque distopia é vida) e ficar naquela imensa ansiedade pelo próximo volume, mas e ai????? Adorei toda a sua empolgação nessa resenha, todo o amor que sentiu durante a leitura… gosto de ver isso, gosto de sentir isso. Xero!

    • Oi, Diana!
      Então, eu não sofri tanto porque nem sabia que havia uma continuação. Descobri pouco antes de escrever a resenha e agora sim estou me roendo inteira de ansiedade. Mas por enquanto, ando preenchendo o espaço vazio com outros leituras, e logo mais sei que vou amar a continuação. Leeeeeia ele, tá? Passa na frente de todos, mesmo! Haha.
      Sim, muita empolgação e amor! Reflete o que senti ao ler esse livro. ❤
      Beijo!

    • Oi, Paty!
      Essa é a ideia, do livro e da resenha: instigar. Eu amei/amo muito esse livro e quero que ele seja lido por todo mundo, para fazer o sucesso estrondoso que merece! Tem que ler pra saber, Paty, tem que ler! Hahaha.
      Leia, leia, leia! 🙂
      Biejão!

    • Oi!
      Mesmo, Erick? Nós sempre temos um determinado gosto literário mesmo, mas se eu fosse você, daria uma chance. As vezes aquele livro que pensamos que não vamos gostar, se torna o nosso livro favorito! 😉
      Beijos! Obrigada! 😀

  8. Pingback: TAG :: Redes Sociais | Cantar em Verso

    • Exatamente isso, Pedro! Eu soube da continuação e fiquei: “Mas como assim continuação? Como vai ter continuação? O Yancey não deixou muita margem para continuação!” Ou seja, assim como em A 5ª Onda, vamos nos surpreender com cada pedacinho de The Infinite Sea. Vamos pirar! Hahahaha.
      Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s